Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 41.470

Samba-Enredo 2009 - Tambor

G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro (RJ)

O Pulsar do Samba no Tambor do Salgueiro

A letra do samba-enredo "Tambor" da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, apresentada no Carnaval de 2009, é uma exaltação à força e à tradição do samba e da percussão, elementos fundamentais da cultura afro-brasileira e do Carnaval. A música começa com um convite para sentir a energia da bateria da escola, conhecida como 'furiosa', que promete arrepiar com a sonoridade de seus instrumentos típicos como repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro.

O samba prossegue destacando a conexão ancestral do som do tambor, que remete à comunicação primitiva e à herança africana, onde os ritmos eram parte integrante dos rituais e da expressão cultural. A letra menciona a importância do tambor nas civilizações, não apenas como arte, mas também como parte de mitos, crenças e até mesmo cura. A música enfatiza o poder do batuque, da magia e do axé - uma palavra iorubá que significa energia, poder e vida - que contagia e traz fé, alegria e energia para quem dança e celebra.

Por fim, o samba-enredo celebra o papel do tambor no folclore e na cultura popular, onde é sinônimo de festa e alegria. A música também aborda o aspecto social do samba, que pode ser uma ferramenta de transformação e ensino para a comunidade. O refrão reitera o convite para se deixar levar pelo ritmo da bateria do Salgueiro, que é apresentado como um espetáculo, um show que é a própria essência do Carnaval.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Tatiana Leite / Paulo Shell / Moisés Santiago / LEANDRO COSTA. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por roger. Legendado por Lucas e Felipe. Revisão por João. Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro (RJ) e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção