
Samba-Enredo 1994 - Rio de Lá Pra Cá
G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro (RJ)
Orgulho carioca e tradição em “Samba-Enredo 1994 - Rio de Lá Pra Cá”
"Samba-Enredo 1994 - Rio de Lá Pra Cá", do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro (RJ), celebra o orgulho salgueirense e a identidade do Rio de Janeiro, transformando a cidade em símbolo de alegria e pertencimento coletivo. O refrão “Balança, oi, balança / Chegou a hora do Salgueiro sacudir” convoca a escola a animar a Sapucaí e destaca o poder do samba de contagiar a cidade, como no trecho “deixar essa cidade louca / com água na boca”, que expressa o desejo e a expectativa pelo espetáculo do carnaval.
A letra valoriza elementos marcantes do Rio, como a “cidade maravilhosa”, o “cartão postal do meu Brasil”, a “mulata e o pagode”, o “futebol e samba forte”. Ao citar “vem mostrar as tradições, o jeitinho dessa gente / e da Coroa Real”, a música conecta a história da cidade à sua herança cultural e à realeza, reforçando o orgulho carioca e salgueirense. O contexto do desfile de 1994 aparece na referência à fusão entre franceses e índios tamoios, além do destaque ao brasão da cidade no carro abre-alas. O verso “germinou, nos quatro cantos, sementes de amor / de lá pra cá, o Rio se glorificou” resume a ideia de que o Rio se tornou um centro de cultura, poesia e paixão popular, sentimentos que o Salgueiro leva para a avenida com entusiasmo e senso de pertencimento.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: