
Samba Enredo 1994 - Tereza de Benguela - Uma Rainha Negra No Pantanal
G.R.E.S Unidos do Viradouro (RJ)
A força de Tereza de Benguela em “Samba Enredo 1994”
O samba-enredo “Samba Enredo 1994 - Tereza de Benguela - Uma Rainha Negra No Pantanal”, da G.R.E.S Unidos do Viradouro (RJ), destaca a trajetória de Tereza de Benguela a partir da perspectiva da "viola de cocho", instrumento típico do Pantanal. Ao dizer “Sou a viola de cocho dolente / Vim da Pérsia, no Oriente / Para chegar ao Pantanal”, a letra mostra como esse símbolo musical representa a mistura de culturas e a resistência, conectando a ancestralidade africana à realidade brasileira. O samba reforça a ideia de miscigenação e convivência de diferentes povos, como em “Índios, caboclos e mestiços, numa civilização / O sangue latino vem na miscigenação”.
A narrativa acompanha Tereza desde sua origem africana, passando pelo sofrimento da escravidão em Vila Bela, até sua liderança no Quilombo do Piolho (Quariterê). Trechos como “A rebeldia, acendeu a chama da liberdade / No Quilombo, o sonho de felicidade” celebram sua luta e esperança, enquanto “Com o parlamento, a rainha negra governava” destaca sua habilidade política e o caráter democrático do quilombo. O samba também aborda o fim trágico de Tereza: “A rainha enlouqueceu, foi sacrificada / Quando a maldição, a opressão exterminou”, mas transforma sua morte em símbolo de eternidade: “No infinito uma estrela cintilou”.
Por fim, o enredo, criado por Joãosinho Trinta, exalta o legado de Tereza de Benguela e a força coletiva da resistência negra, afirmando: “A luz de Tereza não apagará / E a Viradouro brilhará na nova era”. O samba celebra a importância histórica de Tereza e conecta passado e presente, mostrando como sua luta inspira esperança e justiça até hoje.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S Unidos do Viradouro (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: