Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 1.686

Canción Del Minero

Victor Jara

A Voz do Subsolo: A Luta e a Vida do Mineiro na Canção de Victor Jara

A música "Canción Del Minero" de Victor Jara é um retrato pungente da vida árdua dos mineiros e uma crítica social à exploração que sofrem. A letra é simples, mas carregada de significado, refletindo a rotina desgastante e perigosa dos trabalhadores das minas, que se veem presos em um ciclo de trabalho extenuante que beneficia apenas os patrões, enquanto eles próprios são negligenciados.

A repetição das palavras "Voy", "Vengo", "Subo", "Bajo" ilustra a monotonia e a constância do trabalho na mina, enquanto a interrogação "Todo para qué? Nada para mí" questiona o propósito de tanto esforço quando não há recompensa para o trabalhador. A expressão "Minero soy" é um grito de identidade, mas também de resignação, pois ser mineiro significa aceitar um destino de trabalho árduo e até mesmo a morte. A canção também destaca a desigualdade entre o trabalhador e o patrão com as linhas "Todo pa'l patrón / Nada pa'l dolor", evidenciando que todo o lucro vai para o empregador, enquanto o sofrimento do mineiro é ignorado.

Por fim, a música conclui com um chamado à consciência e à ação. As palavras "Mira", "Oye", "Piensa", "Grita" são um apelo para que se preste atenção à situação dos mineiros, para que se pense sobre ela e para que se levante a voz contra as injustiças. A afirmação final "Humano soy" reivindica a humanidade do mineiro, frequentemente esquecida diante da exploração e das condições desumanas de trabalho.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir Enviar tradução
Composição: Victor Jara. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Rodrigo. Revisão por Alan. Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Victor Jara e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção