
O Ouro
Vivendo do Ócio
A Busca pelo Valor Verdadeiro em 'O Ouro' de Vivendo do Ócio
A música 'O Ouro' da banda Vivendo do Ócio aborda temas profundos e complexos relacionados ao amor, autoconhecimento e a busca por algo verdadeiro e valioso na vida. A letra começa com o desejo do eu lírico de se transformar em três, uma metáfora que pode representar a necessidade de se dividir para dar conta de um relacionamento ou de diferentes aspectos de si mesmo. Essa divisão, no entanto, levanta a questão de se isso seria suficiente para satisfazer a outra pessoa ou a si mesmo.
O eu lírico também reflete sobre a necessidade de mudança e a tentativa de 'desinventar' o que restou de si mesmo, sugerindo um processo de desconstrução e reinvenção pessoal. Há uma menção à mentira como uma possível solução para evitar a dor, mas isso é rapidamente descartado. A ideia de que 'o ouro nunca é seu' simboliza a percepção de que, apesar dos esforços e sacrifícios, o valor verdadeiro ou a recompensa desejada pode nunca ser alcançada.
A música também toca na acomodação e na negação de sentimentos, indicando que o eu lírico pode ter se conformado com uma situação insatisfatória. A reaparição da pessoa amada traz à tona sentimentos complicados e a luta interna entre o desejo de paz e a dificuldade de lidar com o impossível. No final, a música sugere que, para manter o que restou, é necessário se desprender do amor, aceitando que algumas coisas, como o 'ouro', podem nunca ser realmente possuídas.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Vivendo do Ócio e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: