
왜 그래 (Why)
WONPIL (DAY6)
Conflito emocional e empatia em “왜 그래 (Why)” de WONPIL
Em “왜 그래 (Why)”, WONPIL (DAY6) aborda a dificuldade de lidar com o afastamento emocional de alguém próximo. A repetição da pergunta “왜 그래?” (“Por que está assim?”) mostra a preocupação genuína do eu lírico diante do silêncio e da mudança de comportamento do outro. A música gira em torno da tentativa de quebrar esse distanciamento, como fica claro em “뭘 좀 먹으러 갈까? 일단 나갈까?” (“Vamos comer algo? Vamos sair?”), sugerindo pequenas iniciativas para retomar o contato e aliviar o clima tenso.
A letra também revela a frustração de quem tenta ajudar, mas não consegue entender o motivo do afastamento. WONPIL questiona se o silêncio é resultado de culpa ou simplesmente falta de vontade de conversar: “미안해서 못하는 거야? 하기 싫어 안하는 거야?” (“É porque está com vergonha que não fala? Ou porque não quer mesmo?”). Esse impasse gera ansiedade e mostra o limite da paciência de quem está tentando apoiar: “참는데도 한계가 있어 알겠니?” (“Até para aguentar tem limite, sabia?”). Assim, a música retrata de forma direta o desconforto de lidar com alguém fechado, mas também destaca a empatia e o desejo de estar presente, mesmo sem conseguir respostas claras.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de WONPIL (DAY6) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: