Christina Aguilera: 4 músicas em espanhol para aprender o idioma
Espanhol · Por Bianca Carvalho
9 de fevereiro de 2022, às 18:00
Na idade da pedra, a moda era aprender idiomas lendo gramáticas e fazendo pilhas e pilhas de listas de exercícios chatos para fixação… 💤
Não que a gramática não seja importante, ou que fazer exercícios seja desnecessário, viu! Mas a verdade é que estudar idiomas vai muito além disso, e aprender uma língua não precisa ser uma tarefa chata, né?
Por aqui, nós acreditamos que é super possível aprender um novo idioma enquanto a gente se diverte — fica, inclusive, mais fácil, acredita?
As músicas, por exemplo, podem nos ajudar a fixar o aprendizado do espanhol de várias formas: conhecendo e praticando novas palavras ✅, melhorando nossa pronúncia ✅, entre outras coisas…
Para te mostrar que não estamos mentindo, hoje trouxemos algumas músicas da Christina Aguilera para você aprender espanhol! Já deu uma animada, né?
Então, preste bastante atenção, porque vamos trazer aqui só dicas (e músicas) boas!
Músicas da Christina Aguilera para aprender espanhol
Christina Aguilera ficou marcada no mundo da música com vários hits de sucesso nos anos 2000, ainda na casa de seus 18 anos.
Apesar das várias canções em inglês, Christina também cantou muitas músicas em espanhol, reverenciando suas origens latinas: a cantora é americana, mas seu pai nasceu no Equador.

Além disso, para reafirmar seu contato com a língua espanhola, a mãe da cantora era professora de espanhol. Melhor ainda para os fãs de Christina, que são presenteados com músicas nos dois idiomas, né? 🤩
Depois de mais de 20 anos desde o lançamento de Mi Reflejo, Christina Aguilera movimentou as redes sociais com a chegada de La Fuerza, seu segundo disco em espanhol.
E não para por aí: a cantora americana já anunciou que, ao longo de 2022, virão novos lançamentos para aquecer os corações que aguardavam sedentos por novas canções gravadas em língua espanhola na voz de Aguilera.
Então, se assim como nós você já não via a hora de conhecer as novidades da cantora, fique por aqui, pois vamos te ajudar a aprender espanhol com os sucessos de Christina Aguilera!
Pa Mis Muchachas (part. Becky G, Nathy Peluso y Nicki Nicole)
O hit Pa Mis Muchachas, que conta com a participação da americana Becky G e das argentinas Nicki Nicole e Nathy Peluso, foi o primeiro single do EP La Fuerza, seu primeiro álbum lançado em espanhol após duas décadas.
Lançada em outubro de 2021, a música, que agitou o palco do Grammy Latino, fala sobre a força de mulheres que ajudam a empoderar outras mulheres. Arrasou, né?
Com esse hit, vamos poder ver — ou melhor, ouvir 😅 — alguns verbos irregulares do presente do indicativo conjugados na primeira pessoa do singular, yo:
Tengo, y yo solita me mantengo
Tenho, e me sustento sozinha
Pa’ donde quiera, voy y vengo
Vou e venho pra onde eu quiser
Hago temblar el piso y no pido permiso
Faço o chão tremer e não peço permissão
Cuando llego, no aviso
Quando eu chego, não aviso
Lembrando que, em espanhol, assim como em português, muitos verbos não se conjugam da maneira convencional — ou seja, a raiz não se repete em todas as conjugações, o que os torna irregulares.
Assim como podemos ver em tengo, mantengo, vengo e hago, alguns verbos ganham uma -g antes da terminação -o de yo.
Como Yo
A próxima de nossa lista é Como Yo, que também faz parte do aguardado lançamento do EP La Fuerza. Dá pra ver que a temática da mulher forte e independente é recorrente no disco — e la reina Aguilera está de parabéns!
Essa música é ótima para aprendermos uma das formas mais comuns de se fazer o diminutivo em espanhol. Olha só:
Aquí no entra cualquiera
Não é qualquer um que entra aqui
Tengo una sala de espera
Tenho uma sala de espera
Dime si ya estás cerquita
Me diga se você já está pertinho
Y si no vienes ahorita
Se você não está quase lá
Lo hago solita
Eu faço tudo sozinha
No tengo lío
Não é problema pra mim
Por aqui, temos cerca → cerquita; ahora → ahorita e sola → solita. Basicamente, a forma mais comum de usar o diminutivo em espanhol é com o sufixo -ito/-ita.
Quando temos uma palavra que termina em a, é só substituir a vogal pelo sufixo -ito/-ita e já temos um diminutivo, assim como na canção. Facinho, né?
Pero Me Acuerdo de Tí
Como nem tudo na vida são só lançamentos (😂), chegou a vez de Pero Me Acuerdo de Tí, single do primeiro disco em espanhol de Aguilera, Mi Reflejo.
A música foi um sucesso tão grande que esteve no topo das paradas de sucesso de vários países, incluindo alguns cuja língua nativa é o espanhol!
Com essa música, vamos treinar as pronúncias do r em espanhol:
Pero me acuerdo de tí
Mas me lembro de você
Y otra vez pierdo la calma
E perco a calma de novo
Pero me acuerdo de tí
Mas me lembro de você
Y se me desgarra el alma
E minha alma fica arrasada
Pero me acuerdo de tí
Mas me lembro de você
Y se borra mi sonrisa
E o meu sorriso desaparece
Pero me acuerdo de tí
Mas me lembro de você
Y mi mundo se hace trizas
E meu mundo fica em pedaços
Em espanhol, temos basicamente dois sons para a letra r: um som forte, em que a língua vibra duas ou três vezes próxima aos dentes incisivos superiores, que acontece quando temos um r ao início da palavra ou dois r.
Podemos conferir esse som forte nas palavras desgarra e borra.
Por outro lado, quando temos um único r no meio da palavra, o som é mais suave, e a língua vibra apenas uma vez, como podemos ouvir em pero, acuerdo, otra, pierdo, sonrisa e triza.
Aproveita para dar play e ir treinando sua pronúncia! 🔊
Santo (part. Ozuna)
Ok, talvez estejamos un poquito obcecados pelas novas músicas da Christina… Maaas, trouxemos mais uma novidade: a canção Santo, com participação do porto-riquenho Ozuna.
Em espanhol, podemos usar o imperativo para dar instruções, permissão, conselhos ou ordens. E, com Santo, vamos ver como usar o modo imperativo em situações informais:
Santo, ¡sálvame!
Santo, misericórdia!
Que tú me tiene’ perreando
Pois você me faz rebolar
Ven, prueba, muérdeme
Vem, experimenta, me morde
Que yo te digo hasta cuándo
Que eu te falo até quando
Temos alguns imperativos na segunda pessoa do singular, tú — ou seja, “você” informal.
Sálvame e prueba são verbos da primeira conjugação, -ar: salvar e probar, enquanto muérdeme é da segunda, -er: morder. Ven, por sua vez, é do verbo venir, e é uma forma irregular.
No caso da música, o imperativo é usado para pedir que se faça algo. 😉
Aprenda espanhol com músicas
Hoje aprendemos várias coisas diferentes com as músicas em espanhol da Christina Aguilera: desde pronúncia até assuntos mais complexos, como gramática.
Então, já aproveita o embalo da aprendizagem e bora ver como expressar seus sentimentos em espanhol com a ajuda de músicas!

Outras dicas de espanhol
• Verbos no imperativo em espanhol: aprenda com músicas
• Verbos regulares em espanhol: veja como usá-los com a ajuda da música
• Verbos irregulares em espanhol: confira os principais e suas conjugações
