Pular para o conteúdo

Currículo em inglês: veja dicas e aprenda como fazer o seu

Aprenda a fazer o currículo em inglês de sucesso e arrase na sua carreira!

Inglês · Por Fernando Vinícius

19 de janeiro de 2023, às 09:00

Para que a gente consiga se destacar no mercado de trabalho, é muito importante que tenhamos um currículo bem feito para mostrar de forma clara as nossas experiências e qualificações. E, quando fazemos nosso currículo em inglês, também mostramos que temos domínio da escrita em inglês!

Mas, caso você tenha dificuldades com a escrita do idioma, a dica é ler notícias em inglês para treinar não só o reading, como a escrever. Essas habilidades são importantes porque, em inglês, o currículo segue uma estrutura diferente da que seguimos aqui no Brasil. Vamos lá?

CV ou résumé?

O currículo em inglês pode ser chamado de CV ou résumé. O nome mais apropriado depende da região e do contexto, então precisamos ser cuidadosos com a nossa escolha.

Normalmente, se chama CV o histórico profissional de uma pessoa, sendo um documento mais extenso e detalhado. Enquanto isso, o résumé é mais focado em habilidades e experiências específicas para ocupar uma vaga, e, por isso, é um documento mais curto.

Mas existem também diferenças geográficas para uso de um ou outro nome. Nos EUA e Canadá, por exemplo, o CV está mais relacionado ao histórico escolar, e a palavra résumé é usada para as experiências profissionais. Já na Europa — principalmente na Inglaterra — é correto chamar o documento de CV.

Em outros países fica mais fácil, pois podemos usar tanto CV quanto résumé.

Estrutura do seu currículo

Para fazermos nosso currículo, não basta traduzir o currículo que já temos em português. O currículo em inglês tem estrutura e estilo próprios.

Heading

O primeiro ponto é: ao contrário do nosso currículo, para um currículo em inglês não é preciso colocar muitas informações pessoais. Essa parte é chamada de heading (cabeçalho) em inglês. Nela, colocamos apenas o necessário:

  • Primeiro e último nome — First and last name
  • Número de telefone — Phone number
  • Endereço de e-mail — Email address

Informações como gênero, país de origem, idade e estado civil não devem constar no currículo. Da mesma forma, você também não deve colocar uma foto sua. Esse costume tem o objetivo de evitar discriminações.

Resume objective

A apresentação pessoal, que já é bem importante no Brasil, é fundamental para o currículo em inglês. Nela, você deve resumir sua education (formação), skills (competências) e carrer goals (objetivos profissionais).

A apresentação deve vir logo após as informações pessoais, com o título Personal Statement ou Resume objective. Essa parte do currículo pode ter um tamanho maior, caso o candidato precise compensar a falta de experiências profissionais.

Experience

Suas experiências profissionais devem vir em seguida, com o título Experience. No currículo em inglês, você pode optar por colocar suas experiências em ordem cronológica ou selecionar as mais relevantes para uma vaga específica.

Cada experiência deve ser organizada destacando as seguintes informações:

  • Posição ocupada (position)
  • Empresa (company)
  • Local (location)
  • Data de admissão (date of employment)
  • De 3 a 4 responsabilidades (3 to 4 responsabilities)
  • De 1 a 2 conquistas (1 to 2 achievements)

Education

Logo depois, vem a Education, que é nossa formação acadêmica. Aqui, podemos colocar cursos de graduação, pós-graduação, extensão, entre outros.

E é interessante apresentarmos essas informações:

  • Nome da instituição de ensino (University’s name)
  • Nome da graduação (name of your major)
  • Data de conclusão do curso (graduation date)
  • Mestrado (Msc)
  • Doutorado (PhD)

Skills and certifications

Por fim, colocamos nossas competências e certificações, que em inglês são skills e certifications. Esses itens devem vir separados, ao fim do nosso currículo em inglês. As certifications podem ser de proficiência em alguma língua ou uma especialização.

Formatação do seu currículo

Ter um currículo em inglês bem formatado também é muito importante. Então, vamos ver a seguir como formatar nosso currículo da melhor forma!

  • Tamanho: o ideal é que o currículo tenha no máximo duas páginas. Por isso, devemos colocar todas as informações necessárias do jeito mais objetivo possível.
  • Fonte: devemos escolher entre as fontes Arial, Cambria e Times New Roman, com tamanho 11. Os títulos das seções vêm em negrito, normalmente com tamanho 14.
  • Margem: o ideal é deixar medidas iguais de 2,5 para todos os lados do documento.
  • Espaçamento de linha e parágrafo: para a linha, o indicado é o espaçamento de 1,15. Já para o parágrafo, o espaçamento deve ser de 1,5.
  • Formato: o melhor é que você envie seu currículo em PDF, para evitar desconfigurações e alterações indevidas. Mas mantenha sempre uma cópia editável, em Word por exemplo, caso alguma empresa prefira assim. E, com um documento editável, também fica mais fácil de fazer atualizações.

Mais dicas para seu currículo em inglês

Agora, vamos ver algumas dicas para aumentar ainda mais a chance do nosso currículo ser selecionado!

Palavras-chave

Muitas empresas já fazem uma pré-seleção eletrônica com base em palavras-chave relacionadas às vagas. Então, fique atento aos requisitos pedidos pela vaga e, caso você os preencha, coloque-os no seu currículo, em seções apropriadas.

Por exemplo: se uma vaga pedir “habilidade para lidar com várias funções simultâneas”, você aumenta suas chances colocando “Ability to multitask” em suas skills.

Revisão

É muito fácil deixarmos passar pequenos erros quando passamos muito tempo escrevendo um documento. Por isso, procure alguém capaz de fazer uma boa revisão em seu currículo. Tirar esses errinhos vai aumentar muito as suas chances de conseguir aquela vaga dos sonhos!

Não use tradutor automático

Como dissemos, fazer um currículo em inglês vai muito além de traduzir um currículo do português. Então, não faça isso! O resultado com certeza não vai ficar legal.

Use bem os verbos

Use verbos de ação em inglês para falar de suas realizações e conquistas. Você pode usar verbos como: decide, manage, invite, accomplish, elaborate.

Vá direto ao ponto

No seu currículo, deixe apenas o que for relevante para a área ou vaga desejada por você. Um currículo extenso automaticamente tem muito menos chances de ser lido. Por isso, seja direto e claro.

Aprenda mais sobre o mundo do trabalho em inglês!

Vimos o que é preciso para você arrasar no mercado de trabalho com um currículo em inglês impecável. Agora, que tal continuarmos aprendendo sobre o universo do trabalho? Vem aprender jeitos diferentes de falar sobre o trabalho em inglês e as particularidades de cada um!

trabalho em inglês

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts