Pular para o conteúdo

Números em coreano: sistemas e aplicações

Além de todos os benefícios que a música pode oferecer, ela faz com que sua jornada de aprendizado seja muito mais divertida e descomplicada!

Coreano · Por Ga Eun Kim

18 de maio de 2022, às 15:00

Quem estuda um novo idioma sabe que os números são essenciais para se entender melhor a língua, e é a mesma coisa no coreano!

Assim como fizemos no post sobre o alfabeto coreano, iremos explicar sobre como funcionam os números coreanos, abordando seus diferentes sistemas e aplicações no dia a dia.

Diferentemente do português, em coreano utilizamos dois sistemas numéricos! Isso se deve ao fato de que a língua coreana sofreu muita influência da língua chinesa, já que usava os caracteres chineses como seu sistema de escrita (antes da criação do 한글 /hanguel/ – alfabeto coreano).

Se você quer aprender mais sobre os números em coreano, continue lendo que vamos explicar tudo sobre o assunto! 🤩

Quais são os números nativo-coreanos?

Não poderia começar com outro sistema, né?  O sistema de números nativo-coreano é o sistema autêntico da Coreia — ou seja, o que não foi influenciado pela língua chinesa.

Uma curiosidade é que os números nativo-coreanos  vão apenas até o número 99 — a partir de 100, passamos a usar outro sistema.

Vamos ver os números:

1하나 (/Hana/)10열 (/Yeol/)
2둘 (/Dul/)20스물 (/Seumul/)
3셋 (/Set/)30서른 (/Seoreun/)
4넷 (/Net/)40마흔 (/Maheun/)
5다섯 (/Daseot/)50쉰 (/Swin/)
6여섯 (/Yeoseot/)60예순 (/Yesun/)
7일곱 (/Ilgop/)70일흔 (/Ilheun/)
8여덟 (/Yeodeol/)80여든 (/Yeodeun/)
9아홉 (/Ahop/)90아흔 (/Aheun/)

Esse sistema é, na verdade, bem parecido com o nosso! Por exemplo, para dizer 87, juntamos a dezena “oitenta” com a unidade “sete”, formando assim “oitenta e sete”.

Em coreano, é igual! Juntamos dezena+unidade, portanto 87 fica 여든  (/yeodeun/ – 80) + 일곱 (/ilgop/ – 7) = 여든일곱 (/yeodeunilgop/). E é ainda mais fácil que o português porque não precisamos de nenhum conectivo entre dezena e unidade!

O sistema nativo-coreano também usa mesma lógica para os números de 11 a 19. Por exemplo, 19 é 10 + 9, portanto 열아홉 (/yeol-ahop/).

Como usar os números nativo-coreanos?

Os números nativo-coreanos são geralmente utilizados com unidades que pertencem ao mesmo sistema e em números menores. Vamos explorar mais sobre isso ao longo do post!

A música 2! 3!, do BTS, utiliza os números nativo-coreanos para fazer a contagem. Tanto é que o título da música se lê 둘! 셋! (/Dul! Set!/)

Inclusive, temos até um post para você aprender coreano com o BTS e conseguir entender mais sobre a língua com as músicas do grupo!

O que são os números sino-coreanos?

Assim como já foi dito antes, o idioma coreano foi muito influenciado pelo chinês, e isso se reflete nos números também. Assim, existem dois sistemas numéricos na língua coreana, sendo um deles o sino-coreano.

Os números sino-coreanos são derivados do 한자 (/hanja/), que é a escrita chinesa. Vamos conhecê-los?

0 공 (/Gong/) 0 영 (/Yeong/)
1일 (/Il/)10십 (/Sip/)
2이 (/i/)20이십 (/Isip/)
3삼 (/Sam/)30삼십 (/Samsip/)
4사 (/Sa/)40 사십 (/Sasip/)
5오 (/O/)50오십 (/Osip/)
6육 (/Yuk/)60육십 (/Yuksip/)
7칠 (/Chil/)70칠십 (/Chilsip/)
8팔 (/Pal/)80팔십 (/Palsip/)
9구 (/Gu/)90구십 (/Gusip/)

Perceberam que essa tabela tem uma linha a mais? A teoria é de que o conceito do zero foi importado da China, e assim, os dois jeitos de pronunciar o número são considerados sino-coreanos

Também se supõe que, como a implementação do zero em sino-coreano foi muito propagada pela Coreia, não se criou um número específico em nativo-coreano.

As dezenas em números sino-coreanos são bem mais simples que as dezenas em nativo-coreano, uma vez que só precisa juntar os números da unidade com o 10 – 십. Dessa forma, 50 é 오 (5) + 십 (10)! Fácil né?

E assim como no sistema nativo-coreano, para falar os números entre as dezenas, é só juntar as dezenas e as unidades. Por exemplo, 73 em coreano ficaria 칠십삼 (/chilsipsam/). Os números de 11 a 19 são formados da mesma forma que com o sistema nativo. 😉

O PENTAGON fez uma performance para o reality show Road to Kingdom unindo duas de suas músicas, 빛나리 (Shine) e 봄눈 (Spring Snow), e apresentando a contagem de 1 a 7 em sino-coreano — você pode conferir abaixo, entre o trecho de 00:39 até 00:41.

Na Coreia, é bem comum que as contagens sejam tanto em nativo-coreano quanto em sino-coreano, podendo variar de acordo com a vontade da pessoa.

Como usar os números sino-coreanos?

Já falamos que os números nativo-coreanos vão apenas até o 99, então como vamos representar os números maiores que 99? 

É simples: os números sino-coreanos vão dar conta disso! Usamos casas de centena e milhar, de forma parecida ao nosso sistema numérico:

100백 (/Baek/)1.000천 (/Cheon/)
10.000만 (/Man/)100.000십만 (/Simman/)
1.000.000백만 (/Baekman/)10.000.000천만 (/Cheonman/)
100.000.000억 (/Eok/) 1.000.000.000 십억 (/Sibeok/)

São muitos números né? Uma coisa que você precisa prestar atenção é essa nova unidade, o “”, que é o dez mil.

A lógica de juntar os números pela unidade continua nos números maiores também. Então, 200 seria 이백 (/ibaek/), uma vez que você multiplica o 2 (이) por 100 (백).

Exemplo:
829 – 팔백이십구(/palbaegisipgu/)
2740 – 이천칠백사십 (/icheonchilbaeksasip/)
19304 – 만 구천삼백사 (/man gucheonsambaeksa/)
654983 – 육십오만 사천구백팔십삼 (/yuksiboman sacheon-gubaekpalsipsam/)

Você pode tentar identificar cada bloco de números baseado nas tabelas apresentadas no post! 😉

Aplicações dos diferentes números

Como existem dois sistemas de números coreanos, as situações em que usamos cada sistema também são diferentes.

Oficialmente, não há uma regra que define um tipo de sistema para cada ocasião, mas o comum é que os números nativo-coreanos sejam utilizados nas unidades que têm origem nativo-coreana e em números menores, e os números sino-coreanos sejam utilizados em unidades sino-coreanas e em números maiores.

Vamos ver detalhadamente em quais situações se usa cada número?

Número nativo-coreano

Falamos anteriormente que existem unidades em coreano, que são substantivos que representam a quantidade de determinadas coisas.

Idade: 살 (/Sal/)

Exemplo:
19살 – 열아홉살 (/yeorahopsal/)
80살 – 여든살 (/yeodeunsal/)
54살 – 쉰네살 (/swinnesal/)

Tem uma coisa diferente nesse último item, né?

O 4, que é 넷, passou a ser representado como 네. Isso acontece com 5 números do nativo-coreano quando você vai contar as coisas com as unidades! São eles:

1하나한 (/han/)
2두 (/du/)
3세 (/se/)
4네 (/ne/)
20스물 스무 (/seumu/)

Assim, quando você for adicionar uma unidade de contagem ao número que termina com 1, 2, 3, 4 ou 20, é preciso mudar esses números do jeito que foi apresentado!

Veja mais algumas unidades que você vai poder utilizar com os números nativo-coreanos:

UnidadeContadorExemplo
Animais마리 (/Mari/)강아지 한 마리 (1 cachorro)
Objetos em geral (/Gae/) 상자 스무 (20 caixas)
Livros (/Gwon/)책 열 (10 livros)
Copo (/Jan/) 커피 세 (3 copos de café)
Horas시간 (/Sigan/) 열네 시간 (14 horas)
Hora (/Si/)아침 여덟 (8 horas da manhã)

Número sino-coreano

Assim como nos números nativo-coreanos, os números sino-coreanos também vão ter algumas palavras específicas (geralmente derivadas do chinês) que vão acompanhá-los. E vamos apresentar elas para você agora!

Dinheiro: 원 (/Won/)

Exemplo: 
5902원 – 오천구백이원 (/ocheon-gubaegiwon/)
700원 – 칠백원 (/chilbaegwon/)
200500원 – 이십만 오백원 (/isimman obaegwon/)

Mês: 월 (/Wol/)

Os meses coreanos são nomes próprios, mas é possível seguir uma lógica para chegar a eles:

Janeiro – 일월 (/irwol/)
Fevereiro – 이월 (/iwol/)
Março – 삼월 (/samwol/)
Abril – 사월 (/sawol/)
Maio – 오월 (/owol/)
Junho – 유월* (/yuwol/)
Julho – 칠월 (/chirwol/)
Agosto – 팔월 (/parwol/)
Setembro – 구월 (/guwol/)
Outubro – 시월* (/siwol/)
Novembro – 십일월 (/sibirwol/)
Dezembro – 십이월 (/sibiwol/)

*Os meses de junho (유월) e outubro (시월) são exceções, e escrevemos de forma distinta da sua forma original.

A música Miracles In December (12월의 기적), do EXO, tem em seu título o dezembro. Assim, você precisaria ler: 십이월의 기적 (/Sibiworui gijeok/).

Ano: 년 (/Nyeon/)
Dia do mês: 일 (/il/)

Diferentemente dos meses, os dias vão seguir a lógica do número + unidade de contagem, que vai de 1 a 31, e a mesma coisa para o ano. 

Então, para falar a data em coreano (lembrando que o formato é de ano/mês/dia), ficaria: 2021/10/31 – 이천이십일년 시월 삼십일일 (/icheonisibillyeon siwol samsibiril/).

Minutos: 분 (/Bun/)
Segundos: 초 (/Cho/)

Os horários são falados misturando os dois sistemas: horas em nativo-coreano, e os minutos e segundos vão ser representados com os números sino-coreanos

Assim, um horário em coreano completo ficaria: 5:38:46: 다섯 삼십팔 사십육 (/daseotsi samsip-palbun sasibyukcho/).

Curiosidade: na Coreia, é muito mais comum usarem o sistema de 12 horas ao invés do de 24h. Um exemplo é a música 12:30, do B2ST, onde eles falam sobre meia-noite e meia, mas falam apenas 열두시 반.

Idade: 세 (/Se/)

Exemplo:
19세 – 십구세 (/sipguse/)
27세 – 이십칠세 (/isipchilse/)

Apesar de ter uma unidade de idade em nativo-coreano – 살 (/sal/) – também é muito utilizado o 세 para contar a idade das pessoas.

Número de telefone

Assim como no Brasil, na Coreia as pessoas também falam número por número ao falar o seu número de telefone, e o zero (que é o 공) é o mais utilizado nesse caso.

Exemplo:
(010)9890188923 – 공일공 구팔구공일팔팔구이삼 (/gong il gong gu pal gu gong il pal pal gu i sam/)

Aprender mais sobre números em coreano

Se você gostou de aprender sobre os números em coreano, agora é hora de praticar mais e se aprofundar no idioma com a ajuda da música!

Uma dica é sempre tentar ler os números que você vê em coreano e escutar mais atentamente as músicas que apresentam os números! É muito importante a prática no dia-a-dia, e isso com certeza vai ajudar você a aprender 100% dos números em coreano.

E para melhorar ainda mais, o Letras Academy tem os melhores conteúdos e materiais para você aprender coreano de um jeito mais fácil e divertido. Vem conhecer!

letras academy

Você também pode gostar

Letras Academy: um match de músicas e idiomas

Procurando um jeito descomplicado e divertido pra aprender novos idiomas? Conheça o Letras Academy e comece agora mesmo!

Quero começar