Pular para o conteúdo

Aprenda o que significa pelado em espanhol para não se confundir

Descubra mais sobre esse falso cognato em espanhol!

Espanhol · Por Taylor Oliveira

21 de abril de 2023, às 09:00

Você já ouviu falar que os falsos cognatos em espanhol podem nos colocar em situações embaraçosas? É, aquelas palavrinhas traiçoeiras parecidas com o português, mas que têm significados bem diferentes do que imaginamos. Uma delas, por exemplo, é pelado em espanhol.

À primeira vista, você pode pensar que se refere a alguém sem roupa. No entanto, essa palavra é usada para descrever uma pessoa careca. Mas esse não é o único significado possível! Para descobrir os demais sentidos e contextos existentes, além de aprender a forma adequada de dizer pelado em espanhol, é só continuar lendo esse texto!

Careca em espanhol

A palavra pelado em espanhol é usada na linguagem coloquial para se referir a alguém que tem pouco ou nenhum cabelo na cabeça. Nesse sentido, pode ser traduzida como calvo ou careca.

Qué buenos temas hacía Maluma pelado, su mejor era, no hay duda.O Maluma careca fazia cada música boa, foi a melhor era dele, sem dúvidas.

Em espanhol, também se usa pelón para dizer careca em espanhol, ou calvo, que pode significar calvo mesmo, conforme o contexto.

Além disso, o adjetivo pelado pode se referir à falta de cobertura, revestimento ou acessório de uma coisa, por exemplo, paredes peladas (paredes descascadas ou paredes vazias). Nesse sentido, vale ressaltar o verbo pelar, que significa descascar em espanhol.

Já em outros contextos, em muitos países que falam espanhol, pelado indica alguém que ficou sem dinheiro, está pobre ou pertence a uma classe social baixa.

No espanhol mexicano e em algumas regiões da Espanha, pelado pode ser uma maneira de descrever alguém grosseiro, vulgar, sem educação:

Si me ves en la calle, me saludas, ¡no seas pelado!Quando me vir na rua, me cumprimente, não seja mal-educado!

Na Bolívia, no Equador e na Colômbia, pelado é um regionalismo para se referir a uma criança. E no espanhol chileno, pode ser entendido como um sinônimo de soldado, recruta que realiza o serviço militar, ou falar de alguém que está nu.

Entretanto, essa não é a forma mais usual para falar sobre nudez em espanhol.

Nu em espanhol

Para descrever alguém com pouca ou sem nenhuma roupa em espanhol, usamos a palavra desnudo(a). No seguinte trecho de Una Noche Sin Pensar, podemos ver como o Sebastián Yatra utiliza esse adjetivo:

Una noche sin pensar, para tomar

Uma noite sem pensar, para beber

Y perdonarnos, desnudos en el mar

E nos perdoarmos, pelados no mar

Existem ainda algumas expressões mais informais para dizer nu em espanhol, como en pelotas, en bolas e en cueros; seus usos podem variar de uma região para outra. Na música Pizza, da dupla Mau y Ricky, aparece a expressão en pelotas:

¿Por qué no te mudas conmigo?

Por que você não vem morar comigo?

Y la pasamo’ en pelota’

E passamos o dia pelados

Fale espanhol mais naturalmente

Além de fugir das armadilhas de uma língua estrangeira, como pelado em espanhol, você pode dominar o idioma conhecendo palavras e expressões usadas pelos falantes no dia a dia, em conversas informais. Para isso, sugerimos que você confira algumas gírias em espanhol e aprenda a se expressar com mais naturalidade!

gírias em espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts