Pular para o conteúdo

Presente do indicativo em espanhol: aprenda a usar

Espanhol · Por Bianca Carvalho

26 de julho de 2022, às 09:00

O presente do indicativo em espanhol é utilizado para contar sobre ações habituais, falar sobre algo que acontece no presente, sobre fatos históricos…

Além de todas essas funções, ele é composto por verbos regulares e irregulares. Ficou com vontade de saber mais? Então continue acompanhando este post para entender tudo e, ao fim, teste seus conhecimentos!

Verbos no presente do indicativo em espanhol

Vamos conferir quais são os principais usos do presente do indicativo em espanhol?

Siento que ya estoy a punto de caer, eh

Sinto que estou prestes a cair, ei

Todos los días, te quiero ver, eh

Quero te ver todos os dias, ei

Veja como te quiero ver é uma ação frequente, acontece todos los días!

  • em fatos atuais, feitos e verdades universais, assim como canta Tommy Torres na música Querido Tommy:

Mi nombre es Paco

Meu nome é Paco

Y te escribo de Santiago

E te escrevo aqui de Santiago

Hay una chica que no se sale de mi mente

Tem uma menina que não sai da minha cabeça

  • em fatos históricos:
En 1943, nace el cantante Julio Iglesias.Em 1943, nasce o cantor Julio Iglesias.
  • em ações futuras cuja realização é incerta:
Si tengo tiempo, escucho la nueva canción de J Balvin.Se eu tiver tempo, vou escutar a música nova do J Balvin.
  • em ações futuras com um marcador temporal:
El próximo domingo asisto al concierto de Maná.No próximo domingo, vou ao show do Maná.

Como conjugar o verbo no presente do indicativo em espanhol?

Agora que você já sabe quando usar o presente do indicativo em espanhol, vamos conferir como conjugá-lo. Não se esqueça de que esse tempo verbal é composto por formas regulares e irregulares, ok?

Para conjugar, basta combinar a raiz do verbo com as terminações no presente referentes a cada sujeito. Nas formas irregulares, as raízes não se mantêm intactas, e é por isso mesmo que levam esse nome!

Se você quer saber qual é a raiz do verbo, basta olhar para sua forma no infinitivo e retirar a terminação AR, ER ou IR; o que sobra é a raiz 😉.

Seguindo essa lógica, a raiz dos verbos amar, comer e vivir é, respectivamente, am-, com- e viv-. A partir disso, cada sujeito ganha sua própria terminação. Vamos ver como é isso na prática?

Verbos regulares

Para conjugar os verbos regulares, você vai manter a raiz intacta em todos os sujeitos e acrescentar a cada um sua terminação. Veja só:

AMARCOMERVIVIR
yoamocomovivo
tú, vosamas, amáscomes, comésvives, vivís
él, ella, ustedamacomevive
nosotros, nosotrasamamoscomemosvivimos
vosotros, vosotrasamáiscoméisvivís
ellos, ellas, ustedesamancomenviven

Seguindo esta tabela, todos os verbos regulares que terminam em AR são conjugados igual ao amar, assim como todos os regulares que terminam em ER e IR seguem a mesma estrutura de comer e vivir.

Algumas especificidades com relação às terminações no presente do indicativo:

  • Nos verbos regulares, yo termina sempre em -o.
  • Na primeira e na segunda conjugação (AR e ER), as terminações de AR têm a letra A (amas, ama…), enquanto as terminações de ER têm a letra E (comes, come…).
  • Os verbos que terminam em IR seguem a conjugação daqueles terminados em ER em quase todas as pessoas.
  • Nosotros, nosotras e vosotros, vosotras, assim como vos (cuja conjugação é similar a de vosotros), têm três terminações diferentes. São as únicas pessoas que têm a letra I em sua terminação nos verbos da terceira conjugação (IR: vivimos, vivís).
  • Uma das formas de vosear, ou seja, de usar o pronome vos (você informal, usado em algumas regiões da América Latina) é retirar a letra -i da conjugação de vosotros. Note a acentuação e a conjugação igual nos verbos terminados em IR.

Verbos irregulares

Você viu que, nos verbos regulares, todas as pessoas mantêm a raiz intacta. Nos irregulares isso nem sempre acontece, já que há algum tipo de alteração ao longo da conjugação.

As irregularidades mais comuns no presente do indicativo são:

  • mudança na vogal temática da raiz de e → ie (querer – quiero / cerrar – cierras / convertir – convierte…)
  • mudança na vogal temática da raiz de o → ue (morir – muero / volver – vuelves / almorzar – almuerza, acordar – acuerdan…)
  • o verbo jugar altera a letra u para ue (juego, juegas / jugás, juega, jugamos, jugáis, juegan)
  • mudança na vogal temática da raiz de alguns verbos que terminam em -ir de e → i (pedir – pido / competir – compites / seguir – sigue…)
  • verbos que terminam em -uir acrescentam a letra -y entre a letra -u e a terminação (huir – huyo / obstruir – obstruyes / contribuir – contribuye)

Em todos esses casos, as irregularidades não acontecem com nosotros, nosotras e vosotros, vosotras, e nem com vos. Esses sujeitos mantêm a raiz do verbo inalterada, ¿vale?

PENSARMOVERREPETIRCONCLUIR
yopiensomuevorepitoconcluyo
tú, vospiensas, pensásmueves, movésrepites, repetísconcluyes, concluís
él, ella, ustedpiensamueverepiteconcluye
nosotros, nosotraspensamosmovemosrepetimosconcluimos
vosotros, vosotraspensáismovéisrepetísconcluís
ellos, ellas, ustedespiensanmuevenrepitenconcluyen

Existem, ainda, outros grupos de irregularidades. Alguns verbos são totalmente irregulares, não seguindo nenhum tipo de estrutura, e outros sofrem irregularidade apenas na primeira pessoa. Veja só:

  • verbos terminados em -acer, -ecer, -ocer, -ucir trocam a letra -c por -zc (menos cocer, mecer) diante da terminação -o na primeira pessoa do singular yo (parecer – parezco, conducir – conduzco).
  • alguns verbos terminados em -cer trocam a letra -c por -z na primeira pessoa do singular para manter o som do verbo no infinitivo (ejercer – ejerzo / convencer – convenzo).
  • verbos terminados em -ger e -gir trocam a letra -g por -j em yo para manter o som do verbo no infinitivo (coger – cojo / dirigir – dirijo).
  • verbos terminados em -guir perdem  a letra u da raiz antes da terminação -o para manter o som do verbo no infinitivo (distinguir – distingo).
  • um grupo de verbos tem irregularidade própria (poner – pongo / traer – traigo / hacer – hago / salir – salgo / caer – caigo / saber – sé / caber / quepo / dar – doy / ver – veo / valer – valgo / venir – vengo / tener – tengo / decir – digo).

No geral, esses verbos sofrem irregularidade apenas na primeira pessoa, portanto, todas as outras serão conjugadas de maneira regular, seguindo a regra que já te apresentamos antes.

No entanto, verbos como venir, tener e decir sofrem, ainda, alteração vocálica na raiz, já que os dois primeiros trocam o e → ie (exceto em yo), enquanto o último troca a letra e → i (inclusive em yo).

Por último, temos os verbos que apresentam irregularidade própria. Veja a tabela com os mais comuns:

SERESTARIRHABER
yosoyestoyvoyhe
tú, voseres, sosestás, estásvas, vashas, has
él, ella, ustedesestávaha
nosotros, nosotrassomosestamosvamoshemos
vosotros, vosotrassoisestáisvaishabéis
ellos, ellas, ustedessonestánvanhan

Perceba como eles não têm uma estrutura fixa, ao contrário dos regulares e dos verbos que sofrem alteração na raiz!

A melhor forma que temos de colocar em prática essas irregularidades é mantendo contato com o idioma. Então, quanto mais prática você tiver, menos você precisará parar para pensar se um verbo é regular ou não na hora de usá-lo.

Ou seja: já vai atualizando suas playlists em espanhol para praticar a diario! 🤩

Presente do indicativo em espanhol: exercícios

Vamos colocar em prática seus conhecimentos sobre o presente do indicativo em espanhol?

Conheça outras formas verbais em espanhol

Você com certeza já está craque no presente do indicativo, mas sabia que os verbos podem ser conjugados em outros tempos e modos? Além disso, existem três formas impessoais, ou seja, cuja conjugação não varia conforme as pessoas verbais?

Uma dessas formas é o gerúndio, usado principalmente junto com o verbo estar no presente do indicativo em espanhol para falar sobre uma ação que está acontecendo no momento. Bora entender melhor o que é o gerúndio em espanhol?

Gerúndio em espanhol

Aprenda também:

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts