Pular para o conteúdo

Aprenda a usar os pronomes relativos em espanhol

Espanhol · Por Bianca Carvalho

9 de setembro de 2022, às 12:00

Os pronomes relativos em espanhol são aqueles pronomes usados para fazer referência a algum termo mencionado anteriormente, de modo a evitar a repetição de palavras nas frases.

Além disso, eles servem para introduzir uma oração subordinada relativa. Para entender melhor como isso funciona e quando usar los pronombres relativos, acompanhe esse post até o final! Bora aprender?

Pronomes relativos em espanhol

Os pronomes relativos em espanhol são usados para introduzir uma oração relativa. Essas orações incluem informações adicionais sobre algum elemento presente na oração principal, e podem, ainda, ter como função a não repetição de alguma palavra.

As orações relativas podem ser de dois tipos: explicativas e especificativas. As explicativas acrescentam informações complementares àquelas dadas anteriormente, dando descrições para explicar as características de algum substantivo.

Por sua vez, as orações especificativas têm como função descrever um substantivo para diferenciá-lo de outros, restringindo o significado do elemento que antecede essas orações.

A seguir, vamos te apresentar os pronomes relativos em espanhol e exemplificar o uso de cada um deles. Prepare seus materiais e vamos lá!

Que

O pronome que é o relativo usado com maior frequência em espanhol, uma vez que pode se referir a uma pessoa, uma coisa, um animal, um acontecimento, etc.

Quando vai sozinho, esse pronome nunca é acompanhado por uma preposição. Para tanto, que precisa ser precedido por um artigo definido: el, la, los e las.

Para entender melhor o uso do que, aumente o som e curta o hit La Bachata, cantado por Manuel Turizo:

Porque ando manejando por las calles que me besaste

Porque eu estou dirigindo pelas ruas que você me beijou

Oyendo las canciones que un día me dedicaste

Ouvindo as músicas que um dia você me dedicou

No primeiro verso, por exemplo, o pronome que faz referência a calles e dá uma informação adicional sobre as ruas. Nesse caso, não são ruas quaisquer, mas sim as ruas em que o artista foi beijado. O mesmo acontece no segundo verso, o pronome que retoma o substantivo canciones.

El/La/Los/Las que

A construção artigo definido + que é bastante usada em espanhol, inclusive com o objetivo de evitar a repetição de um termo, e pode ser acompanhada também por preposições.

Lembre-se que as preposições de e a, quando são acompanhadas pelo artigo masculino el, assumem as formas contraídas del e al, respectivamente.

Você pode conferir esse pronome relativo na música El Que Espera, nas vozes de Anitta e Maluma. Perceba como funciona:

Así, así, porque el que espera

Assim, assim, porque aquele que espera

Se consigue lo que quiera

Consegue o que quer

Nessa música, el que se refere a uma pessoa, e restringe seu significado, de modo que não se trata de qualquer pessoa, mas sim daquela que espera.

El/La cual, los/las cuales

Os pronomes relativos el cual, la cual, los cuales e las cualestêm a mesma função de el/la/los/las que. De modo geral, são usados para substituir el que (bem como suas variações) em um texto em que há a presença de muitos relativos.

Outro detalhe sobre el/la/los/las cual(es) é que eles são considerados mais formais que a estrutura artigo definido + que. Portanto, você pode escolher qual vai usar com base na situação de comunicação que você precisa: se é um contexto mais formal, use a estrutura artigo + cual/cuales.

Do contrário, em situações informais, você talvez prefira usar el/la/los/las + que!

Na música No Me Llores, DUKI e Leby cantam uma frase com esse pronome relativo. Ouça só:

Esta es la canción con la cual te pensaba

Essa é a música com a qual pensava em você

Mientra’ deseaba que no te alejaras

Enquanto desejava que você não fosse embora

Quien/quienes

O pronome relativo quien é mais usado na forma escrita da língua, e tem como antecedente sempre uma pessoa.

Um detalhe importante é que a pessoa em questão nem sempre precisa estar explícita na oração, e por isso esse relativo pode ser substituído por el que (ou suas variações) nesses casos.

Veja esse relativo em ação na música Tusa, da Karol G com Nicki Minaj:

Está dura y abusa

Está gostosa e abusada

Se cansó de ser buena

Cansou de ser boazinha

Ahora es ella quien los usa

Agora é ela quem brinca com eles

Que porque un hombre le pagó mal

Porque um homem a enganou

Cuyo/cuya/cuyos/cuyas

Cuyo/cuya/cuyos e cuyas indicam o sujeito que possui o elemento que este relativo acompanha. Cuyo e suas variações concordam em gênero e número com o objeto possuído, não com o sujeito que o possui.

De modo geral, esses relativos têm um tom mais formal, portanto, aparecem mais em contextos que exigem maior formalidade na fala, não sendo tão usado em situações informais.

Veja melhor na música Aquellos Ojos Verdes, cantada por Plácido Domingo:

Aquellos ojos verdes

Aqueles olhos verdes

Serenos como un lago

Serenos como um lago

En cuyas quietas aguas

Em cujas águas calmas

Un día, me miré

Um dia, me olhei

Perceba como o pronome relativo cuyas não concorda com aquellos ojos verdes serenos como un lago, mas sim com quietas aguas. Justamente por isso, o pronome vai no feminino plural, já que o elemento possuído, explicitamente expresso na oração, também é feminino e plural.

Cuanto/cuanta/cuantos/cuantas

Os pronomes relativos cuanto/cuanta/cuantos/cuantas acompanham um elemento que expressa uma certa quantidade. Tal quantidade pode se referir não apenas a pessoas, como também a coisas, animais, entre outros.

De modo geral, esses relativos podem substituir a todo lo […] que, toda la […] que, todos los […] que e todas las […] que. Veja o exemplo:

Cuantos estaban presentes en la clase salieron a cenar = Todos los que estaban presentes en la clase salieron a cenar.Quantos estavam presentes na aula saíram pra jantar = Todos os que estavam presentes na aula saíram pra jantar.

Observe que os pronombres relativos não são acentuados: cuanto(a), cuantos(as), quien, quienes e quesó receberão acento gráfico em espanhol quando se tratarem de pronomes interrogativos e exclamativos.

Além dos pronomes relativos: descubra os advérbios

De forma geral, os advérbios em espanhol servem para complementar o significado de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Mas você sabia que eles também podem servir como elemento de ligação para introduzir uma oração relativa? 🤓

Sendo assim, aproveite o embalo e continue aprendendo mais sobre os pronomes relativos em espanhol ao descobrir quais são os advérbios neste idioma e como usá-los!

advérbios em espanhol

Pratique seu espanhol com música

Inscreva-se para receber conteúdos para treinar o idioma com letras e traduções.

Leia Também

Ver mais posts