Pular para o conteúdo

Webtoon dorama: conheça os K-dramas baseados em webtoons

Descubra algumas séries coreanas que foram baseadas em webtoons e webcomics.

Coreano · Por Agueda Kim

16 de agosto de 2023, às 09:00

Se você é interessado em K-dramas, com certeza já ouviu falar das séries Kingdom (2019 – 2021), Sweet Home (2020) e Love Alarm (2019 – 2021). Sabe o que elas têm em comum? Todas são baseadas em webtoons! São as famosas séries conhecidas como “webtoon dorama”.

Vamos te mostrar um pouco mais desse mundo e você vai entender o que são webtoons e “doramas”. Além disso, apresentaremos uma lista com algumas séries inspiradas em webtoons para você assistir, se emocionar e aprender um pouco sobre os sentimentos em coreano. Bora?

O que é webtoon?

Aqui no Letras optamos pelo uso dos termos “K-drama” (Korean drama) ou “série” para nos referirmos às séries coreanas, pois “dorama” (termo veio da pronúncia japonesa de “drama”) se refere às séries japonesas. 

Webtoons se referem aos manhwas (desenhos em quadrinhos coreanos) publicados online, conhecido como webcomimcs em outros lugares do mundo. O termo, junção das palavras inglesas web e cartoon, surgiu na Coreia do Sul, mas, com a popularidade que ganhou, hoje se refere aos webcomics coreanos fora do país.

A história do webtoon começa com postagem de quadrinhos mostrando o cotidiano ou histórias em formato de diário em blogs pessoais. Grandes exemplos são: “스노우캣” (/seunouket/) de Kwon Yun Ju, “마린 블루스” (/marinbeurluseu/) de e “파페포포 메모리즈” (/papepopo memorijeu/).

webtoons
Créditos: Divulgação (스노우캣, 파페포포 메모리즈 e 마린 블루스.)

Essas publicações ganharam popularidade, o que levou grandes plataformas a investirem na área. Portais como Daum, Naver e Yahoo começaram a lançar páginas específicas para webtoons, que disponibilizavam a maioria das obras gratuitamente. Isso contribuiu para um enorme crescimento do mercado.

Com a entrada dessas plataformas, surgiram novos hits como 순정만화 (/sunjeongmanhwa/) de Kang Pool e 마음의 소리 (/maumeui sori/) de Jo Seok.

webtoons divulgação
Créditos: Divulgação (마음의 소리, 조석 em Naver 웹툰)

Assim que o ramo de webtoons se solidificou, foram surgindo plataformas pagas como Lezhin e Comico; ao mesmo tempo, abriram as portas para o mercado mobile.

Hoje os webtoons dominam o mercado de desenhos em quadrinhos na Coreia. Obras populares ganham cópias físicas, 단행본 (/danhengbon/), possibilitando novos caminhos para a área de publicações que estava prestes a desaparecer.

A maior diferença entre os manhwas publicados e os webtoons está na estrutura: a leitura não é feita passando as páginas, mas sim rolando a tela na vertical.

Outra característica importante é a interação direta, quase ao vivo, com os leitores por meio de comentários. A possibilidade de alcance de um público maior, por ser gratuito ou barato e de fácil acesso, é também um fator importante.

Os avanços tecnológicos influenciaram no método de criação e produção de webtoons, permitindo usar meios digitais para desenhar, colorir e publicar quadrinhos. Estilos novos com cores infinitas e alta qualidade das imagens foram resultados positivos dessa mudança.

Webtoon para o estudo do coreano

O webtoon dorama pode também ser ótimo parceiro na jornada do estudo da língua coreana. Por meio dos webtoons, é possível ter acesso a diversos vocabulários novos, inclusive gírias coreanas, além do uso da linguagem no dia a dia das pessoas.

Dar uma olhada nos comentários também pode ser útil para aprender termos usados na internet.

Webtoon dorama: K-dramas baseados em webtoons

À medida que os webtoons foram ganhando fama, começou também uma onda de adaptações de obras para filmes e séries. A seguir, apresentaremos uma lista de k-dramas (webtoon dorama) inspirados em webtoons!

미생 (/misaeng/)

Adaptação feita em 2014 da obra de mesmo nome do autor Yoon Tae Ho. O título é um termo do 바둑 (/baduk/) — conhecido como “go” no Brasil — que significa “vida incompleta”.

misaeng (go)
Créditos: Divulgação

A história gira em torno de Jang Geu Rae, ex-jogador profissional de baduk, que falhou em realizar seu sonho e teve de traçar um novo caminho trabalhando numa tranding company como estagiário.

As obras mostram como Jang Geu Rae aprende a viver no mundo corporativo, apesar de ter apenas um diploma de conclusão do Ensino Médio e vivido uma vida reclusa até então, usando os ensinamentos do Baduk como guia.

이태원 클라쓰 (/Itaewon keulasseu/)

Adaptação feita em 2020 do webtoon de mesmo nome do autor Jo Gwang Jin.

Itaewon keulasseu
Créditos: Divulgação

A história conta a vida de Park Sae Ro Yi, que teve grandes reviravoltas na vida por culpa de um bully: foi expulso da escola, perdeu o pai por conta de um acidente e acabou sendo preso.

Mas ele não desiste da vida, juntando dinheiro gradualmente e abrindo um 포장마차 (/pojangmacha/) — bar-restaurante — em Itaewon, bairro coração da juventude. Se esforça para alcançar seus planos, tanto de sucesso na carreira quanto de vingança.

유미의 세포들 (/yumie sepodeur/)

Adaptação feita entre 2021 e 2022 do webtoon com mesmo título do autor Lee Dong Geon.

yumie sepodeur
Créditos: Divulgação

A história mostra a vida diária e romântica de Kim Yu Mi junto com as células dentro de seu corpo. A célula do amor, célula prima de Yu Mi, entra em coma após um término de namoro doloroso. As outras células, como a da razão, do sentimento, da fome, da ansiedade, entre outros, se esforçam para ajudar Yu Mi a encontrar um novo amor.

D.P.

Adaptação feita em 2021 ~ 2023 do webtoon “D.P. 개의 날” (/di pi gueeui nal/) do autor Kim Bo Tong.

D.P. Deserter Pursuit
Créditos: Divulgação (Netflix)

D.P. é o acrônimo de Deserter Pursuit, time do exército militar que prende desertores que fugiram do serviço militar obrigatório. A história gira em torno de Jun Ho e Ho Yeol, que descobrem ao longo das suas missões realidades desconfortáveis que envolvem o exército.

안나라수마나라 (/annarasumanara/)

Adaptação feita em 2022 do webtoon de mesmo título do autor Ha Il Kwon.

annarasumanara
Créditos: Divulgação (Netflix)

A história acompanha a vida de Yoon Ah Yi, uma estudante pobre que passou a descrer na mágica, na qual ela tinha afeição desde criança. Um dia ela encontra Ri Eul, um mágico misterioso que joga a seguinte pergunta: “Você acredita em mágica?”. Esse encontro traz várias mudanças na vida de Ah Yi que passa a acreditar novamente na mágica e decide seguir os seus sonhos.

겨울 지나 벚꽃 (/gyoul jina botkkot/)

Adaptação feita em 2022 do webtoon de mesmo título da autora Bam-Uh.

gyoul jina botkkot
Créditos: Divulgação

A história gira em torno de Haebom: seus pais faleceram quando era criança, e ele passa a viver na casa de seu melhor amigo Taesung, quem não lida tão bem com a situação. No momento em que a história se passa, ambos já estão no ensino médio, e ainda por cima na mesma classe, o que torna a situação toda ainda mais estranha, e sendo assim, a relação deles é obrigada a mudar.

Haebom
Créditos: Divulgação

나빌레라 (/nabillera/)

Adaptação feita em 2021 do webtoon de mesmo nome do autor HUN.

A história conta a emocionante relação de Deok Chul, um senhor que começou a aprender balé aos 70 anos para realizar seu sonho de infância; e seu professor, Chae Rok, jovem bailarino de 23 anos, encarando o turbulento caminho para realizar seus sonhos.

Navillera
Créditos: Divulgação

Aprenda coreano com K-dramas

Depois de conhecer melhor o webtoon dorama, ou seja, k-dramas baseados em webtoons, veja como aprender coreano com K-dramas e se aventure nessa lista incrível!

Aprender coreano com K-dramas

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts