Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 96.757

Fado Português

Amália Rodrigues

A Saudade e o Mar: Uma Análise de 'Fado Português' de Amália Rodrigues

A canção 'Fado Português', interpretada pela icônica Amália Rodrigues, é uma homenagem à essência do fado, gênero musical profundamente enraizado na cultura portuguesa. A letra da música evoca a imagem de um marinheiro que, em meio à solidão do mar, expressa sua melancolia através do canto. O fado é apresentado como uma manifestação de saudade, um sentimento característico português que descreve uma mistura de tristeza e anseio por algo ou alguém que está ausente.

A música descreve o fado como nascido no mar, sugerindo que a melancolia e a saudade são tão vastas e profundas quanto o oceano. A referência ao marinheiro cantando 'que beija o ar, e mais nada' reforça a ideia de um amor distante ou impossível, um tema recorrente no fado. A repetição do cenário - um marinheiro a cantar em um veleiro - simboliza a perpetuação da tradição do fado, passando de geração em geração, assim como a saudade que é uma constante na alma portuguesa.

A menção a 'terras de Espanha' e 'areias de Portugal' e o pedido de despedida à mãe e à amada Maria, revelam a conexão profunda entre o fado, a terra natal e os entes queridos deixados para trás. A música termina com a aceitação do destino, seja ele o casamento na 'sacristia' ou uma sepultura no mar, destacando a resignação e a intensidade emocional que são características do fado. 'Fado Português' é, portanto, uma expressão poética da identidade cultural de Portugal, onde o amor, a perda e o mar se entrelaçam na melodia melancólica do fado.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Jose Regio / Alain Oulman. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Gner. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Amália Rodrigues e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção