Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 72.230

Fofoqueiro É a Imagem do Cão

Bezerra da Silva

A Condenação do Fofoqueiro no Samba de Bezerra da Silva

A música "Fofoqueiro É a Imagem do Cão" de Bezerra da Silva é um retrato crítico e bem-humorado da figura do fofoqueiro dentro da sociedade. Com uma linguagem direta e coloquial, típica do samba de raiz e do estilo de Bezerra, a letra condena a prática da fofoca, considerando-a uma atitude reprovável tanto para mulheres quanto para homens, mas ressaltando que para os homens é ainda pior. A repetição do verso "Fofoca pra mulher é feio / Pra barbado é pior, podes crer" enfatiza essa visão de que a fofoca é uma ação degradante e mais condenável quando parte de um homem, indo contra o estereótipo de que fofocas são associadas ao universo feminino.

A música utiliza metáforas e comparações para ilustrar o caráter destrutivo do fofoqueiro, que é descrito como alguém que fala mal dos outros pelas costas e que, quando confrontado, mostra sua verdadeira fraqueza. Bezerra da Silva vai além, comparando o fofoqueiro ao diabo, sugerindo que ele é capaz de causar discórdia até no céu, provocando brigas entre santos, e que nem no inferno sua presença é tolerada. Essa narrativa hiperbólica serve para reforçar o quão nociva pode ser a fofoca, capaz de desestabilizar relações e comunidades.

A canção também reflete sobre as consequências sociais da fofoca, como a destruição de casamentos e amizades. O sambista carioca, conhecido por suas letras que abordam o cotidiano das comunidades e a realidade das classes trabalhadoras, utiliza a música para transmitir uma mensagem moral sobre a importância da integridade e da honestidade nas relações interpessoais. Através de uma abordagem lúdica e crítica, Bezerra da Silva consegue transmitir uma lição de vida embalada pelo ritmo contagiante do samba.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Leonardo. Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Bezerra da Silva e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção