Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Anti-Hero, da Taylor Swift: confira a análise completa do hit

Confira a análise da música Anti-Hero, sucesso autobiográfico da Taylor Swift.

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

22 de Novembro de 2022, às 12:00

No dia 21 de outubro, Anti-Hero, da Taylor Swift, invadiu a internet. O primeiro single do seu décimo disco de estúdio, Midnights, chegou com uma letra sincerona e um clipe que é a cara da cantora: autobiográfico, profundo e, como não poderia deixar de ser, bem divertido.

Capa do álbum Midnights, da Taylor Swift
Créditos: Divulgação

Além de cantar e atuar, Taylor também roteirizou, dirigiu e produziu o vídeo, que é quase um curta-metragem. Sem falar na mensagem da canção, que é super importante e revela uma angústia sentida por muita gente.

Quer saber mais sobre Anti-hero, da Taylor Swift? Confira a seguir a nossa análise completa da música e do clipe.

Análise de Anti-Hero, da Taylor Swift

Mal estreou o clipe de Anti-Hero e a internet já foi à loucura! Várias análises e polêmicas surgiram em torno dessa produção, que é assinada pela própria Taylor Swift. Agora, você vai conhecer o significado da letra e do vídeo.

Pensamentos sombrios na madrugada

Taylor Swift explicou no Twitter que Anti-Hero é uma representação dos sentimentos mais sombrios que surgem na madrugada. Segundo ela, esses pensamentos intrusivos sempre surgem altas horas da noite, quando ela não consegue dormir. 

Por falar nisso, todo o conceito do álbum Midnights gira em torno dessa temática. Nele, a cantora resolveu revelar todas as suas inseguranças em faixas super intimistas e subjetivas.

Anti-Hero não poderia ser diferente. Além de ter uma letra bastante explícita sobre os “fantasmas” que ela sempre enfrentou ao longo da vida e carreira, ela também passa essa mensagem através do clipe.

Mais velha, mas nunca mais sábia

Logo nos primeiros versos da análise de Anti-Hero, Taylor Swift nos traz a ideia de que idade não significa maturidade. E que, com o tempo, todos os problemas que ignoramos vêm à tona, ainda mais fortes e assustadores. 

I have this thing where I get older, but just never wiser

Eu tenho essa coisa de ficar mais velha, mas nunca mais sábia

Midnights become my afternoons

As meias-noites se tornam as minhas tardes

When my depression works the graveyard shift

Quando minha depressão resolve trabalhar no turno da noite

All of the people I’ve ghosted stand there in the room

Todas as pessoas que eu ignorei estão paradas no meio do cômodo

No vídeo, as pessoas ignoradas pela cantora são representadas por fantasmas, cobertos por lençóis, imitando fantasias de Halloween. 

Esses seres assustadores transmitem a ideia de que foi a própria Taylor que os inventou – assim como os pensamentos intrusivos, que surgem da nossa imaginação.

Taylor festeira

Ao tentar fugir dos fantasmas, Taylor tenta sair de casa. Porém, ao abrir a porta, acaba se deparando com uma outra versão de si mesma: a Taylor festeira. 

Ela não perde uma oportunidade de aproveitar a vida. Perdida, sem saber exatamente quem é a Taylor real, a cantora tenta aprender com essa nova versão, que parece muito mais feliz e realizada do que ela

It’s me, hi, I’m the problem, it’s me

Sou eu, oi, eu sou o problema, sou eu

At teatime, everybody agrees

Na hora do chá, todos concordam

I’ll stare directly at the Sun, but never in the mirror

Eu olho direto para o Sol, mas nunca para o espelho

It must be exhausting always rooting for the anti-hero

Deve ser exaustivo sempre torcer pelo anti-herói

Esse também é o lado de Taylor que sofre com distúrbios alimentares, algo que a cantora já revelou no documentário autobiográfico Miss Americana. Em uma das cenas do clipe, a festeira reprime a cantora por estar acima do peso e a palavra “gorda” aparece na tela.

Nas redes, muitas pessoas criticaram a artista e a acusaram de gordofobia. A repercussão negativa fez com que esse trecho fosse retirado do clipe oficinal no Apple Music e no YouTube.

Taylor Gigante da Montanha

Outra Taylor que aparece em Anti-Hero é a Gigante da Montanha. A personagem aparece bem no trecho da música em que a cantora desabafa sobre ser uma grande estrela, que não pode ter uma vida normal e sair por aí, fazendo o que bem entender.

Sometimes I feel like everybody is a sexy baby

Às vezes, eu sinto que todo mundo é jovem e atraente

And I’m a monster on the hill

E eu sou um monstro na montanha

Too big to hang out, slowly lurching toward your favorite city

Grande demais para sair por aí, lentamente cambaleando até sua cidade favorita

Pierced through the heart, but never killed

Com o coração perfurado, mas nunca morto

No clipe, é possível encontrar também uma referência à obra Alice no País Das Maravilhas, já que a garota toma uma poção e cresce além da conta

É o mesmo que ocorre com Taylor no vídeo. E, no caso da cantora, essa pode ser uma metáfora para a sua vida real, já que ela entrou no mundo da música e se tornou maior do que esperava e, em alguns casos, maior até do que conseguia aguentar. 

Família interesseira 

Além de fazer uma autocrítica e analisar as suas próprias versões, Taylor Swift também fala sobre sua família. Mais especificamente sobre os parentes que estão interessados apenas em sua fama e seu dinheiro. 

Para representar essas pessoas, no clipe há uma cena com o velório da cantora e a leitura de seu testamento. Nesse momento, seu filho, sua nora e o seu bisneto aparecem, nada tristes com a sua morte, mas super atentos aos bens que ela deixou para eles. 

I wake up screaming from dreaming

Eu acordo gritando depois de sonhar

One day I’ll watch as you’re leaving

Que um dia vou te ver ir embora

And life will lose all of its meaning

E a vida perderá todo o sentido

(For the last time)

(Pela última vez)

(…)

I have this dream my daughter-in-law kills me for the money

Eu tenho esse sonho em que minha nora me mata pelo meu dinheiro

She thinks I left them in the will

Ela acha que eu os citarei no meu testamento

The family gathers around and reads it and someone screams out

A família se reúne, lê o testamento e, então, alguém grita

She’s laughing up at us from hell

Ela está rindo de nós no inferno

Nessa parte do vídeo, inclusive, a música para de tocar e os atores atuam por alguns minutos, deixando bem claro tudo o que a cantora revela nessa parte da letra de Anti-Hero

As três Taylors reunidas

Ao final do vídeo, as três versões de Taylor Swift se reúnem para um brinde. E, por fim, a cantora conclui que ela é o problema. 

Esse desfecho explica até mesmo o título da música, já que o anti-herói é aquele protagonista que não tem as características nobres geralmente atribuídas aos heróis tradicionais. 

Uma faceta mais real e mais “gente como a gente” de uma grande estrela como Taylor Swift. 

As melhores frases de Taylor Swift para compartilhar nas redes

Com a nossa análise de Anti-Hero, da Taylor Swift, você percebeu o quanto a música traz mensagens importantes e que podem inspirar muitas pessoas, certo? Descubra mais trechos como esses com a nossa seleção de melhores frases da Taylor Swift

Frases Taylor Swift

Leia mais: