Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Top 10: as melhores músicas de Chico Buarque

Listas musicais · Por Camila Fernandes

29 de Agosto de 2020, às 12:00

Chico Buarque é um dos artistas mais completos da música brasileira: cantor, compositor, instrumentista, escritor, poeta e até ator. 

Filho do renomado historiador Sérgio Buarque de Holanda, Chico tem uma naturalidade impressionante para abordar os mais diversos problemas sociais em suas letras, sem nunca perder a poesia.  

Chico Buarque
Créditos: Divulgação

Como um dos maiores nomes da MPB, o cantor é dono de um legado que ultrapassa gerações. Suas músicas encantam crianças e adultos, embalam casamentos, provocam reflexões e ainda contam um pouco da história do país. 

Como ouvir Chico Buarque nunca é demais, preparamos uma super seleção com as 10 melhores músicas do cantor pra você relembrar! Prepara o coração e bora ouvir Chico!

As melhores músicas de Chico Buarque

A gente sabe que tem muitas outras músicas incríveis no repertório do cantor, mas se souber cantar ao menos uma desta seleção, você já pode dizer que é fã de Chico Buarque 😉

Construção

A letra de Construção já é motivo mais que suficiente pra música entrar nesta lista, mas Chico Buarque não brinca em serviço. 

Além da combinação poética dos versos, a canção também tem um compasso perfeito, métrico, como se fosse feito, literalmente, tijolo por tijolo.

Ah, e não dá pra deixar de mencionar a crítica social por trás da letra. Que tal conferir a análise completa da música Construção pra entender do que estamos falando?

João e Maria

João e Maria ficou famosa com a parceria de Chico Buarque e Nara Leão. A música tem gostinho de infância, com um toque de romance e um ar de brincadeira que faz ser impossível não se encantar. 

Apesar de Você

Nascido em 1944, a juventude de Chico Buarque foi contemporânea da Ditadura Militar Brasileira. Como poeta e crítico que sempre foi, o cantor não deixou de expressar a amargura da Ditadura por meio de sua música. 

Apesar de Você, escrita em um momento em que a censura tomava conta do país, veio como um hino de esperança e crença em um futuro melhor. 

Confira a análise completa de Apesar de Você

Geni e o Zepelim

Geni e o Zepelim tem uma das letras mais fortes da música brasileira. Inspirada no conto francês Bola de Sebo e parte do musical Ópera do Malandro, a canção retrata a história de uma travesti que é humilhada e discriminada pela sociedade. 

Entenda o significado da música Geni e o Zepelim, de Chico Buarque

Eu Te Amo

Eu Te Amo é descrita pelos fãs como tristemente linda. Com letra de Chico Buarque e o famoso piano de Tom Jobim, a música faz refletir sobre o que é, de fato, o amor, que continua existindo mesmo depois que tudo acaba. Profundo, né?

Cálice (part. Milton Nascimento)

Cálice dispensa explicações. A música se tornou símbolo da luta contra a repressão e a censura durante a Ditadura Militar. 

Com ela, Chico Buarque e Gilberto Gil protagonizaram uma cena inesquecível: depois de serem proibidos de cantar a música em um festival, se apresentaram encaixando sílabas aleatórias na melodia, e ainda assim tiveram os microfones desligados durante o show.

Ficou curioso com o significado da letra? Entenda o significado de Cálice, clássico de Chico Buarque

Roda Viva

Todo mundo certamente já teve a sensação de estar sendo atropelado pela vida (ou pelo tempo). As coisas nem sempre são como planejamos e as mudanças, às vezes, chegam passando por cima de tudo. 

É esse o sentimento de Roda Vida, que se torna ainda mais claro quando consideramos o contexto ditatorial em que foi composta.

A Banda

A Banda lembra as antigas marchinhas de carnaval, com toque envolvente e letra que faz todo mundo querer cantar junto. 

Lembra que falamos que as músicas de Chico encantam adultos e crianças? Essa aqui é um ótimo exemplo!

Confira a análise da música A Banda, sucesso de Chico Buarque

História de Uma Gata

E por falar em agradar os pequenos, não dá pra não lembrar de História de Uma Gata. A canção foi composta por Chico para o musical infantil Os Saltimbancos, e inicialmente interpretada pela musa da bossa nova, Nara Leão.

Depois, ganhou versões famosas de Miúcha e Lucinha Lins.

O Meu Guri

Chico Buarque tem uma habilidade inigualável de apresentar a tristeza em sua forma mais poética. O Meu Guri é o retrato do sofrimento de uma mãe, que vê o filho padecer desde o momento em que chegou ao mundo.

Uma breve biografia de Chico Buarque

Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. O pai, Sérgio Buarque de Hollanda, era um importante historiador e jornalista brasileiro. A mãe, Maria Amélia Cesário Alvim, era pintora e pianista.

Chico passou a infância, portanto, rodeado de artistas e intelectuais. 

Chico Buarque
Chico Buarque aos 6 anos de idade / Créditos: Divulgação

Se mudou com os pais para a Itália em 1953, e só voltou ao Brasil em 1960. Cinco anos depois, começou a se dedicar à carreira musical e alcançou o sucesso bem em meio à Ditadura Militar.

Não só pelo momento, mas por todo o seu histórico, Chico Buarque virou referência no quesito canção de protesto.

Como escritor, Chico já ganhou três vezes o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira. Como compositor, teve suas músicas gravadas por inúmeros artistas renomados. 

Viajou em turnês como ator e roteirista. Por fim, como cantor, se mantém ativo aos 76 anos de idade, mostrando que sucesso e música boa não têm data de validade!

Frases do Chico Buarque

Gostou de relembrar as melhores músicas do cantor? Então você com certeza vai adorar nossa seleção de frases do Chico Buarque!

Frases Chico Buarque

Continue lendo sobre a MPB