Top 12: as melhores músicas de Gilberto Gil

Listas musicais · Por Camila Fernandes

10 de Setembro de 2020, às 18:50


Gilberto Gil já passou dos 60 anos de carreira, foi Ministro da Cultura, embaixador da ONU e coleciona uma série de títulos e prêmios. Acima de tudo, entretanto, o cantor e compositor baiano coleciona músicas de sucesso. 

Gilberto Gil
Créditos: Divulgação

Consagrado como um dos maiores nomes da música brasileira, Gil continua lançando tendências e tem influenciado gerações e mais gerações de cantores de diferentes estilos. 

Pra conhecer um pouquinho mais sobre a história da MPB, é fundamental passear pelo universo do cantor e por suas composições inesquecíveis. Vem com a gente relembrar as melhores músicas de Gilberto Gil!

As melhores músicas de Gilberto Gil

Sempre atento ao contexto, Gil compõe sobre a realidade, mas também viaja pelo lúdico e pela poesia. Assim, a lista de sucessos inclui músicas de diferentes épocas e com os mais variados temas e estilos.

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Todo mundo conhece Sítio do Pica-Pau Amarelo como tema de abertura da série que passava na TV no começo dos anos 2000, mas pouca gente sabe que a música é uma composição de Gilberto Gil e que já existia bem antes dos personagens irem para as telinhas.

A letra é inspirada nos livros de Monteiro Lobato e foi gravada pela primeira vez em 1977.

Esperando Na Janela

Gilberto Gil regravou Esperando Na Janela em 2000 para a trilha sonora do filme Eu, Tu Eles

Apesar de não ser originalmente dele, foi na voz de Gil que a música ganhou destaque, levando o compositor Targino Gondim a ganhar o Grammy Latino de Melhor Música Brasileira em 2001.

A Paz

A Paz é uma composição de Gilberto Gil com o pianista João Donato. Gil conta que a inspiração veio enquanto ele observava Donato dormindo, tranquilo, em plena luz do dia. O que seria isso, se não a paz?

Andar Com Fé

Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá 🙌

A frase que reina nos status por aí é da música Andar Com Fé, uma das composições mais famosas (e mais bonitas!) de Gilberto Gil. 

Gostou da frase? Veja outras frases de MPB pra usar nas redes sociais!

Palco

Dizem que Gil compôs essa música depois de voltar atrás em sua decisão de encerrar a carreira (ufa!). 

O ritmo de Palco é inspirado no estilo Ijexá, um estilo musical trazido da Nigéria para a Bahia através povos escravizados.

Refazenda

Refazenda é uma música que reverencia a natureza e o contato com o que há de mais puro. 

Brincando com as palavras, Gilberto Gil resgatou o sentimento do movimento hippie e do tropicalismo, bem no auge da Ditadura Militar.

Por isso, muita gente acabou entendendo a letra como referência ao regime, mas Gil já deixou claro que a inspiração foi outra!

Confira o significado de Refazenda, sucesso de Gil

Drão

Pelo contexto, Drão tinha tudo pra ser uma música triste, mas com a poesia de Gilberto Gil, ela acabou nascendo como uma das canções mais bonitas da MPB. 

A letra fala sobre o divórcio de Gil com Sandra Gadelha, que tinha o apelido de Drão. Os dois vieram juntos por 11 anos e tiveram três filhos, dentre eles, a cantora Preta Gil. 

Ficou curioso para entender melhor a letra da música? Vem conferir a análise completa de Drão!

Aquele Abraço 

Agora sim, uma música sobre a Ditadura. Aquele Abraço ficou conhecida como o hino da despedida — ela foi gravada por Gilberto Gil pouco antes de o cantor ir para o exílio em Londres. 

Na letra, Gil se despede do Rio de Janeiro, de amigos, de lugares e de todo o povo brasileiro

Esotérico

Esotérico é de uma fase de Gilberto Gil pós-exílio, influenciado por outros ritmos, mas sempre resgatando as raízes da música brasileira. 

Lançada em 1982, a música tem um leve toque de reggae que faz uma combinação perfeita com a letra.

OK, OK, OK

OK, OK, OK é um dos sucessos mais recentes de Gilberto Gil.

Conhecido por brincar com as palavras e trazer críticas sociais e políticas em suas músicas, às vezes de forma explícita e às vezes nas entrelinhas, Gil é constantemente “cobrado” a se posicionar sobre os mais diversos assuntos — e é justamente sobre isso que a música fala.

OK, OK, OK, OK, OK, OK
Já sei que querem a minha opinião
Um papo reto sobre o que eu pensei
Como interpreto a tal, a vil situação

Ah, e além de tudo, a música ganhou um clipe lindíssimo!

Conheça o significado da música OK, OK, OK!

Se Eu Quiser Falar Com Deus

Se Eu Quiser Falar Com Deus já fez sucesso na voz de Elis Regina, Maria Rita, Sandy, e vários outros cantores, mas a versão original, assim como a composição, é de Gilberto Gil. 

Lançada em 1980, a música fala sobre o encontro com o divino, e mais ainda, sobre encontrar a si mesmo na humildade, simplicidade e entrega.

Domingo No Parque

Domingo No Parque é uma daquelas músicas que mais parecem filmes, de tanta clareza na história contada. Dá pra imaginar direitinho a briga entre José e João, com o som da roda de capoeira ao fundo. 

A música foi tocada pela primeira vez em 1967, quando Gilberto Gil se apresentou no Festival Record acompanhado dos Mutantes.

Confira a análise completa de Domingo No Parque!

Refavela: o álbum de Gil que revolucionou a música brasileira

Em Refazenda, como já falamos aqui, Gil buscou resgatar as raízes da música brasileira pelo contato com a natureza.

Já em Refavela, seguindo a mesma lógica, o cantor traz a proposta de resgatar a essência da vida urbana, com todos os problemas sociais que ela traz

Ficou curioso pra conhecer mais sobre as melhores músicas de Gilberto Gil? Vem ver a análise completa de Refavela, o álbum de Gil revolucionou a música brasileira!

Análise álbum Refavela

Leia também