Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 13 melhores bandas de folk para viajar no gênero popular

Indicações · Por Érika Freire

19 de Julho de 2021, às 19:00

O folk se popularizou na década de 60 tendo como um dos principais precursores do gênero ninguém menos que Bob Dylan.

Porém, estima-se que a música folk tenha surgido bem antes, lá pela década de 20. A palavra folk significa folclore, ou seja, a música e a cultura folk vem do conhecimento popular, principalmente dos camponeses

Tanto que está intrínseco também na forma de se vestir de alguns músicos do gênero, com a utilização de coletes, chapéus, calça jeans e botas. Instrumentos acústicos como flauta, alaúde, violão, bandolim e violoncelo dão o tom do estilo folk.

Por se tratar de uma música que vem do povo, é muito comum as letras abordarem a vida no campo, dificuldades sociais, amor e crenças

Mas agora que tal a gente ir ao que interessa que é ouvir esse estilo que tem uma sonoridade tão bonita e cativante? Preparamos uma seleção com algumas das melhores bandas folk! 

As melhores bandas de folk

Chegou a hora de se entregar ao som cativante da música folk com algumas das melhores bandas que compõem o estilo! 

Mumford & Sons

Formada em 2007, o Mumford & Sons é uma das bandas folk de maior destaque no cenário atual. Com o lançamento da música Little Lion Man, o Mumford & Sons ficou conhecido, conquistando muitos fãs de música folk.

O Mumford & Sons foi premiado como Melhor Banda Britânica no Brit Award e tem quatro discos lançados, No More, Babel, Wilder Mind e Delta

Bon Iver

Banda de folk americana formada em 2007, a Bon Iver é liderada por Justin Vernon. Com músicas introspectivas e emotivas, a banda tem dois Grammys no currículo e, recentemente, anunciou uma parceria com Taylor Swift.

Skinny Love, perfeita para ouvir tomando chá em tarde chuvosas, é uma das faixas do disco For Emma, Forever Ago, de 2007. 

Cat Stevens

Considerado um dos maiores compositores de folk, Cat Stevens já vendeu mais de 40 milhões de discos. Nascido em Londres, o cantor fez muito sucessos nas décadas de 60 e 70. 

Father and Son é um de seus maiores sucessos, presente no disco Tea for the Tillerman, de 1970.

The Lumineers

O The Lumineers estourou com o hit Ho Hey!, mas a banda tem muitas outras canções incríveis de folk que vale a pena conhecer. 

Formada em 2005, o Lumineers é de Nova Jérsei e tem dois discos lançados: The Lumineers, de 2012 e Cleopatra, 2016. Em 2014, a banda esteve no Brasil onde tocou no Popload Festival. 

Vanguart

Tem represente do Brasil na folk music sim! A banda Vanguart é de Cuiabá e surgiu em 2002, liderada pelo vocalista e violonista Helio Flanders.

Entre as influências da banda estão grandes representantes do folk, como Bob Dylan e Johnny Cash. Mas os integrantes bebem de outras fontes de inspiração, como The Velvet Underground, The Beach Boys e Beatles.

A música Meu Sol é uma das faixas do álbum Muito Mais Que O Amor

Folk na Kombi

Outra banda folk brasileira que merece a sua atenção é o projeto Folk na Kombi, dos músicos Bezão, Felipe Camara e Jonavo. 

Apaixonados pela música folk, eles resolveram se unir e viajar em uma kombi vermelha levando música de qualidade para as pessoas. Ouça Dançar Eu Vou e se encante!

Vance Joy

Em uma mistura de indie folk e pop, Vance Joy é um dos queridinhos do folk moderno. Nascido em Melbourne, Austrália, em 1987, ele ficou conhecido pelo hit Riptide.

O cantor tem dois discos lançados, Dream Your Life Away e Nation Of Two. Em 2015, Vance Joy ganhou como Melhor Artista Masculino no ARIA Music Awards

Iron & Wine 

Para apreciar um fim de tarde da janela, coloque as canções do Iron & Wine que a sua experiência vai ser ainda mais especial. 

Iron & Wine é o nome artístico de Sam Beam, cantor e compositor de folk, que iniciou o projeto em 2002. Ouça Upward Over the Mountain e veja se não merece um espacinho na sua playlist.

Lord Huron

Você pode até não conhecer o Lord Huron apenas pelo nome, mas provavelmente já ouviu o hit The Night We Met, música que fez parte da trilha sonora das séries Thirteen Reasons Why e The Affair.

A banda surgiu em 2010 em Los Angeles, Califórnia, e conta com todo um universo imaginário criado pelo vocalista Ben Schneider. Lonesome Dreams, Strange Trails e Vide Noir são os três álbuns lançados até agora pelo Lord Huron.

Edward Sharpe and the Magnetic Zeros

Liderada por Alex Ebert, a banda Edward Sharpe and the Magnetic Zeros tem muitos integrantes que, pelo visual, nos fazem lembrar do movimento hippie.

A banda foi formada em 2007, em Los Angeles e, além do folk, se inspiram nos gêneros rock roots, gospel e música psicodélica. 

Em 2009, lançaram o primeiro trabalho, Up from Below e a música Home se tornou uma das mais populares da banda. 

Beirut

Uma banda/orquestra que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. O Beirut é outro destaque entre as melhores do folk, formado em 2006. A banda mistura elementos folk do Leste Europeu e é liderada pelo músico Zach Condon. 

Elephant Gun é uma das canções mais populares da banda e chegou a entrar para a trilha sonora da série Capitu.

Simon & Garfunkel

Falar de música folk sem lembrar da dupla Paul Simon e Art Garfunkel não valeria! Formada em Nova Iorque, eles fizeram muito sucesso nos anos 60 e ficaram conhecidos por suas harmonias vocais.

The Sound of Silence, Homeward Bound, I Am a Rock, A Hazy Shade of Winter e Mrs. Robinson são alguns de seus grandes sucessos. 

First Aid Kit

O First Aid Kit é um duo formado pelas irmãs suecas Klara e Johanna Soderberg. Elas estão na estrada tocando folk desde 2007 e o duo não demorou para conquistar notoriedade no YouTube. 

My Silver Lining é a música mais famosa da dupla e foi tema da personagem Virgínia, vivida por Paolla Oliveira na novela A Dona do Pedaço

Playlist especial com o melhor da música folk

Temos um convite pra você vir com a gente e se deliciar em uma seleção de músicas que reúne artistas clássicos e contemporâneos do folk. Topa? A playlist Folk & Amor está muito bacana e com certeza você vai curtir muito! 

Folk Romantico

Aproveite e confira: