Biografia de Zé Ramalho, um dos maiores cantores do país

Zé Ramalho é um dos grandes nomes da música brasileira e um expoente da musicalidade nordestina. Por isso, você não pode deixar de ler a biografia completa do cantor a seguir.

Biografias · Por Ana Paula Marques

10 de Maio de 2023, às 12:00


A biografia de Zé Ramalho está marcada na história da música nordestina e da música popular brasileira.

Biografia de Zé Ramalho
Créditos: Divulgação

Em quase 50 anos de carreira, o artista de voz grave e rosto sisudo é conhecido por suas composições cheias de poesia, que vão do rock ao baião, para cantar sobre a vida e a cultura do nordestino. 

Vem conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra desse ícone da música brasileira e entender como sua música se conecta com a rica tradição musical do Nordeste desde os anos 1970. Confira!

Biografia de Zé Ramalho: a história do cantor

A interessante biografia de Zé Ramalho começa em 3 de outubro de 1949, na cidade de Brejo do Cruz, no interior da Paraíba. O contato com a música começou cedo, especialmente por influência do pai, Antônio Ramalho, um seresteiro especializado em sanfona. 

Antônio, no entanto, morreu afogado em uma represa quando Zé tinha apenas 2 anos de idade, deixando o menino para ser criado pelo avô paterno, homenageado posteriormente na canção Avôhai.

Foi o avô que resolveu levar os netos, incluindo Zé Ramalho e a irmã, Elba, para a capital João Pessoa. Ali, o jovem estudou nos melhores colégios e chegou a ingressar na faculdade de medicina na universidade pública, mas a música falou mais alto.

Foi também em João Pessoa que o artista começou a se interessar pelo rock, onde formou sua primeira banda, Os Terríveis — uma homenagem a artistas da Jovem Guarda, principalmente Roberto Carlos.

Da Paraíba para o mundo: a trajetória de Zé Ramalho

Em meados da década de 1970, o então estreante Zé Ramalho fez as malas e deixou o Nordeste com destino ao Rio de Janeiro em busca de oportunidades na música. 

Foi na Cidade Maravilhosa que ele conheceu o produtor musical Geraldo Vandré, que o levou para gravar seu primeiro compacto simples, Paêbirú, lançado em 1975 em parceria com Lula Côrtes.

Biografia de Zé Ramalho: capa do primeiro compacto Paêbirú
Capa do compacto Paêbirú

Com um estilo singular, o álbum de estreia logo conquistou o público e colocou as músicas e as frases de Zé Ramalho no radar da música popular brasileira. 

O começo do estrelato: os primeiros anos de sucesso

O primeiro álbum levou a uma participação no programa Som Livre Exportação, da TV Globo, onde apresentou algumas das músicas e ganhou notoriedade nacional.

Dois anos depois, em 1977, veio o segundo álbum: A Peleja do Diabo com o Dono do Céu, de onde saíram alguns dos maiores sucessos de sua carreira, como Admirável Gado Novo.

A essa altura, o cantor já havia abandonado a faculdade de Medicina (que cursou até 1976) e resolveu investir seu tempo integral à arte. 

O resultado foi uma avalanche de sucessos nos anos seguintes, quando foram lançadas faixas icônicas para a discografia do cantor, como Avôhai, Frevo Mulher e Eternas Ondas

Da música aos livros: a faceta poética da biografia de Zé Ramalho

Não foi só na música que Zé Ramalho deixou suas contribuições à arte brasileira. O artista transita com facilidade entre diferentes áreas da arte, demonstrando sua grande versatilidade como cantor, compositor e poeta.

O artista publicou diversos livros desde a década de 1980, como a coletânea de poesias Carne de Pescoço e o cordel Apocalipse Agalopado

Leia Mais: Desvende o significado por trás da música Cidadão, do Zé Ramalho.

Zé Ramalho na tela: suas músicas em trilhas sonoras de novelas e filmes

Zé Ramalho também levou sua versatilidade artística às novelas brasileiras, emplacando faixas nas trilhas de sucessos como Roque Santeiro, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, O Rei do Gado, A Indomada e Cordel Encantado, com a música Chão de Giz.

No cinema, o cantor e compositor deixou sua primeira contribuição antes mesmo de lançar seu primeiro álbum de estúdio, com música de sua autoria na trilha do filme Nordeste, Cordel, Repente e Canção (1974), de Tânia Quaresma.

O cantor também participou da coletânea de Lisbela e o Prisioneiro (2003) e ganhou um documentário em sua homenagem em 2009, Zé Ramalho: O Herdeiro de Avôhai, do diretor Elinaldo Rodrigues.

O homem por trás da fama: a vida pessoal na biografia de Zé Ramalho

Ao longo de toda a sua biografia, Zé Ramalho se destacou como um artista reservado e pouco dado a exposições da sua vida pessoal.

O artista foi casado com a cantora Amelinha de 1978 a 1983 e tem uma relação de longa data com Roberta Ramalho, com quem se casou em 1984.

Zé Ramalho e esposa
Zé Ramalho e esposa, Roberta Ramalho

O cantor tem seis filhos: Christian, Antônio Wilson, João, Maria, José e Linda.

Biografia de Zé Ramalho: o legado para a música brasileira e nordestina

Influenciado por grandes nomes do rock e da música popular brasileira, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan, Zé Ramalho tem como marca um importante legado na música nacional.

O artista já lançou mais de 20 álbuns de estúdio, quatro álbuns ao vivo, sete DVDs, coletâneas e uma imensa seleção de colaborações com outros artistas, como o hit Sinônimos, com Chitãozinho e Xororó.

Além disso, Zé Ramalho também tem em sua discografia sete álbuns com versões com covers de nomes como Luiz Gonzaga, Bob Dylan, Jackson do Pandeiro e Beatles.

Suas canções já foram gravadas por diversos outros artistas e fazem parte do repertório de muitos músicos de diferentes gerações, incluindo Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Fagner, entre outros.

Ao longo de quase cinco décadas de carreira, Zé Ramalho conseguiu criar uma obra singular, que mistura diferentes influências e gêneros, sem nunca perder de vista suas raízes e suas tradições. 

As melhores músicas de Zé Ramalho

Gostou de aprender sobre a biografia de Zé Ramalho? Um dos mais importantes artistas da música brasileira, o cantor tem uma obra repleta de canções que já se tornaram clássicos da música popular brasileira. 

O estilo único do paraibano, que navega com fluidez entre diversos ritmos, mistura diferentes gêneros, sempre mantendo suas raízes nordestinas em evidência.

Por isso, não deixe de conferir a seleção que fizemos das melhores músicas do Zé Ramalho, com os principais sucessos que marcaram gerações e continuam a emocionar o público até hoje!

Melhores músicas do Zé Ramalho


Leia também