Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Lady Gaga: a história do sucesso da Mother Monster

Biografias · Por Raquel Hespanhol

23 de Janeiro de 2021, às 19:00

Lady Gaga é uma força da natureza: com apenas 34 anos ela é cantora, compositora, atriz, produtora musical e empresária. 

Com um repertório extenso de sucessos, Lady Gaga revolucionou o mundo do pop e hoje se destaca como um dos maiores nomes da música contemporânea.

Para que você conheça quem está por trás de tanto sucesso, preparamos esse post completíssimo. Vem saber mais sobre a biografia de Lady Gaga!

A biografia de Lady Gaga

O inegável talento da cantora é apreciado ao redor do mundo, e vamos te contar agora como tudo começou.

Infância e juventude de Lady Gaga

Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu em Manhattan, Nova Iorque, em 28 de março de 1986. Filha de Joseph e Cynthia Germanotta, ela tem uma irmã, Natali, nascida em 1992. 

Stefani demonstrou ter uma veia artística muito jovem: aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade, escreveu sua primeira canção aos treze e, aos quatorze, já se apresentava em casas noturnas. Além do talento para a música, ela também atuou em diversos musicais durante o ensino médio. 

Lady Gaga quando criança
Lady Gaga quando criança / Créditos: Divulgação

Ainda bem jovem, Stefani já era fã de grandes nomes da música que se transformaram também em influências para sua carreira musical, como Queen, Beatles, Michael Jackson, Whitney Houston, Madonna e Mariah Carey.

Embora fosse uma pessoa dedicada, disciplinada e estudiosa, ela era vista como excêntrica por seus colegas, o que a deixou insegura e a fez tentar esconder um pouco esse lado. 

Enquanto ainda estava na escola, Stefani apareceu em um papel de pouco destaque na série de televisão The Sopranos, em 2001, onde atuou como uma colega de escola maliciosa. Ela fez mais algumas audições para programas de televisão nova-iorquinos, mas não obteve sucesso.

Lady Gaga em The Sopranos
Lady Gaga em The Sopranos / Créditos: Divulgação

Aos 17 anos, foi admitida na Tisch School of Arts, onde estudou música e aperfeiçoou seus talentos e habilidades artísticas.

Após dois anos, resolveu abandonar a instituição para focar em sua carreira musical. Seu pai se dispôs a pagar seu aluguel por um ano, sob a condição de que ela voltasse a estudar se sua empreitada não desse certo.

Início da carreira de Lady Gaga

Stefani assinou seu primeiro contrato aos 19 anos, mas ele durou apenas três meses. Logo em seguida, foi apresentada ao compositor e produtor RedOne, com quem gravou algumas canções.

Ela também fundou a Stefani Germanotta Band, um grupo com alguns amigos da universidade. Nessa época, começou a usar drogas, o que desagradou seu pai, e fazer apresentações neo-burlescas.

Origem do nome artístico Lady Gaga

Há quem diga que Rob Fusari, compositor e produtor musical, tenha sido o responsável por criar o nome artístico Lady Gaga a partir da canção Radio Ga Ga, do Queen.

Certo dia, Rob foi digitar uma mensagem de texto e ao escrever Radio Ga Ga, o corretor substituiu para Lady Ga Ga. A cantora amou e decidiu adotar nome.

Lady Gaga e Rob Fusari
Lady Gaga e Rob Fusari / Créditos: Divulgação

Entretanto, uma outra versão da história é que o nome tenha surgido de uma colaboração de Gaga com a artista Lady Starlight, que a ajudou com sua moda de palco. A dupla se apresentava como Lady Gaga and the Starlight Revue.

A carreira de Lady Gaga

O álbum The Fame foi lançado em 2008 e marcou o início da carreira musical avassaladora de Lady Gaga.

As canções marcantes do álbum, dentre elas os hits Poker Face e Paparazzi, deram a Gaga seu primeiro Grammy na categoria Melhor Álbum Eletrônico/Dance.

The Fame Monster, seu segundo álbum, foi idealizado como um relançamento de seu disco de estreia. Entretanto, Gaga afirmou que os discos eram conceitualmente diferentes e que esse retrata o lado sombrio da fama. 

Born This Way, lançado em seguida, deu largada a um movimento de empoderamento e amor-próprio. Foi graças a esse álbum que Gaga conquistou o apelido de Mother Monster, muito utilizado pelos fãs.

Entretanto, por abordar questões religiosas, como na canção Judas, ele foi proibido em alguns lugares do mundo.

Em 2013, Gaga lançou ARTPOP, um álbum que não foi bem recebido pela crítica. Após seu lançamento, Gaga se afastou dos holofotes para tratar uma depressão e se reinventar musicalmente.

Cheek To Cheek, lançado em parceria com Tony Bennett em 2014, surpreendeu a todos por se tratar de um álbum de jazz, estilo bem diferente do que as pessoas estavam acostumadas. 

Embora o talento de Gaga a permita explorar os mais variados gêneros da música, muitos fãs não aprovaram a mudança de estilo. Mesmo assim, a dupla ganhou o Grammy e conseguiu fazer boas vendas.

Tony Bennett e Lady Gaga
Tony Bennett e Lady Gaga / Créditos: Divulgação

Com Joanne, Lady Gaga voltou ao pop em 2016. Dentre as músicas mais famosas desse álbum, Perfect Illusion e Million Reasons se destacam. 

Gaga conquistou os cinemas ao estrelar, em 2018, o remake de Nasce Uma Estrela ao lado de Bradley Cooper.

Sua participação no filme, não só na frente das câmeras mas também na trilha sonora, foi aclamada pela crítica e lhe rendeu um Oscar de Melhor Canção Original, com o hit Shallow. 

Após passar pelo jazz e pelo cinema, Gaga voltou com tudo às suas origens em 2020 com o lançamento de Chromatica. Esse álbum resgata o estilo excêntrico da cantora e traz de volta o pop que seus fãs tanto amam. 

Momentos marcantes na carreira de Lady Gaga

A excentricidade da cantora sempre foi uma de suas marcas registradas. Suas letras ousadas, suas roupas polêmicas e seu comportamento provocativo já deram o que falar. 

Vamos relembrar alguns desses momentos icônicos de sua carreira!

Vestido de carne — MTV Video Music Awards, 2010

Quem não se lembra de quando a cantora apareceu no tapete vermelho da premiação vestida com carne dos pés à cabeça?

Jo Calderone — MTV Video Music Awards, 2011

Lady Gaga ousou novamente na premiação da MTV no ano seguinte ao aparecer vestida de Jo Calderone, personagem que faz parte do clipe de Yoü and I.

Foi esse alter-ego que recebeu os prêmios que a cantora ganhou naquela noite.

The Sound Of Music — Oscars, 2015

Essa apresentação de Lady Gaga nos Oscars foi de tirar o fôlego. Todos aqueles que duvidavam de seu talento e de sua capacidade ficaram boquiabertos com a performance da cantora.

https://www.youtube.com/watch?v=JxcFcKvjZCk&ab_channel=RaamdionSwendy

Curiosidades sobre Lady Gaga

Para fechar com chave de ouro, separamos algumas curiosidades sobre a cantora para você ficar expert!

  • Gaga é herdeira de um restaurante de comida italiana chamado Joanne Trattoria, em Nova Iorque.
  • Sua primeira apresentação foi em uma peça na escola. Ela fez sua fantasia com papel alumínio e cabides.
  • Fã de rock, ela se apresentava em uma banda cover que tocava rock clássico no ensino médio.
  • Foi criado um grupo no Facebook chamado “Stefani Germanotta, você nunca será famosa” quando ela ainda estava na faculdade.
  • A música Telephone, um grande sucesso de Gaga e Beyoncé, foi originalmente escrita para o álbum Circus, de Britney Spears.

Frases de Lady Gaga

Lady Gaga é uma fonte inesgotável de talento.

Agora que você já sabe tudo sobre ela, confira essa seleção de 50 frases incríveis de músicas da Lady Gaga para relembrar seus maiores sucessos e se inspirar!

Frases Lady Gaga