Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Paulinho da Viola: um dos maiores nomes do samba

Conheça a biografia de Paulinho da Viola, cuja história se mistura com a história do próprio samba!

Biografias · Por Ana Paula Marques

6 de Setembro de 2023, às 12:00

A biografia de Paulinho da Viola é rica em poesia, música e sucesso. Afinal, estamos falando de um dos maiores nomes do cenário musical brasileiro há décadas!

Esse ilustre compositor e sambista é reverenciado por sua sensibilidade musical e pelo inestimável legado que construiu.

Não seria exagero afirmar que o artista transcende os limites do samba, rompendo estereótipos e reinventando o gênero com suas composições sofisticadas, como Timoneiro, Coração Leviano e muitas outras.

Paulinho da Viola
Créditos: Divulgação

Mesmo colhendo os frutos de seu sucesso, o cantor não deixou as raízes para trás, especialmente com a escola de samba Portela. 

Assim, sua trajetória se entrelaça com a história do próprio samba, embalada por espetáculos que atraíram multidões, sem perder sua habilidade singular de transformar cada apresentação em um encontro íntimo e acolhedor. 

Neste retrato da vida e obra de Paulinho da Viola, vamos te contar tudo sobre esse notável artista, desde suas origens influenciadas no choro até suas incursões inovadoras no samba. Veja só!

Biografia de Paulinho da Viola, um ícone cultural da música brasileira

A biografia de Paulinho da Viola começa no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde nasceu Paulo César Batista de Faria, em 12 de novembro de 1942. 

Filho mais velho de uma dona de casa e do violonista Benedicto Cesar Ramos de Faria, o cantor desde cedo foi apresentado ao mundo da música, pelo qual não tardou a se apaixonar.

O pai de Paulinho da Viola fazia parte da primeira formação do grupo Época de Ouro, um dos maiores coletivos do choro brasileiro. Apesar de o patriarca ter desejado que o filho se tornasse um doutor, foi na música que ele encontrou sua grande vocação.

A infância do artista foi, assim, marcada pelas sessões musicais lideradas pelo pai, muitas vezes com a presença de grandes artistas, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

Por essas e outras, apesar da resistência do pai, que não queria que o filho se tornasse músico, Paulinho da Viola aprendeu a tocar violão sozinho.

Logo, começou a se envolver com o Carnaval. Ele organizou com amigos um pequeno bloco, o Foliões da Rua Anália Franco, e pouco depois entrou para o time de compositores da agremiação União de Jacarepaguá.

Foi no mundo carnavalesco, aliás, que ele aprendeu com os colegas de escola de samba a tocar cavaquinho, um de seus instrumentos preferidos até a atualidade.

Leia Mais: Músicas sobre trabalho: ouça as melhores canções sobre o tema.

Biografia de Paulinho da Viola: os primeiros passos da carreira

Os primeiros movimentos no mundo do samba logo fizeram o jovem Paulo César enveredar-se para a carreira musical. Ele tinha pouco mais de 23 anos quando adotou o nome artístico Paulinho da Viola e tornou-se parceiro de artistas como Cartola e Candeia. 

O cantor também foi apresentado a profissionais que lhe abriram portas no mundo da música, como Kléber Santos e Hermínio Bello de Carvalho, que lhe convidaram para participar do musical Rosa de Ouro, em 1964.

O sucesso do espetáculo foi tão grande que levou à gravação do primeiro EP com Paulinho da Viola, Roda de Samba. Era o começo definitivo de uma discografia recheada de sucessos.

Convidado pelo tio, Oscar Bigode, ele passou também a participar da bateria da escola de samba Portela, colaborando com suas composições. 

O trabalho foi coroado quando a Portela se sagrou campeã no Carnaval de 1966 com o enredo Memórias de um Sargento de Milícias, que Paulinho da Viola ajudou a escrever.

A partir dali, o músico gravou uma média de um álbum por ano, com singles como Simplesmente Maria e Lapa em Três Tempos, entre outros grandes sucessos, incluindo Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida.

A parceria e a paixão pela Portela, por sua vez, nunca diminuíram. Ele, inclusive, participou do desfile da escola de samba em 2023, em celebração aos 100 anos da agremiação do Rio de Janeiro.

Biografia de Paulinho da Viola: o legado na música brasileira

É impossível falar sobre a biografia de Paulinho da Viola sem mencionar seu importante legado musical.

Do passado amador, quando absorvia lições musicais assistindo ao trabalho do pai, ao presente de lenda musical, o cantor tem seu nome imortalizado no panteão dos maiores musicistas da história do Brasil.

O cantor soube navegar com fluidez entre o samba, o choro e a MPB, sempre com composições elegantes e letras carregadas de poesia. Ao longo de seus quase 60 anos de carreira, o cantor lançou 20 discos e solidificou um legado indelével e multifacetado na música brasileira.

O artista elevou o samba a um patamar de sofisticação artística, desafiando estereótipos e explorando novas dimensões melódicas e líricas. 

Sua habilidade única de unir tradição e inovação permitiu que suas composições dialogassem com diferentes gerações e públicos. Até hoje, em sua turnê de celebração pelos 80 anos de idade, segue lotando casas de show em todo o Brasil.

Com uma voz suave e interpretação sempre sincera, o cantor já tocou o coração de inúmeros fãs, transformando cada apresentação em um encontro íntimo. 

Seu estilo tranquilo e autêntico serviu também como inspiração para uma geração de artistas, que reconhecem nele a capacidade de capturar a essência da brasilidade em suas canções.

Os prêmios da carreira de Paulinho da Viola

Como não poderia deixar de ser, a biografia de Paulinho da Viola também é marcada pelo reconhecimento da crítica e do público por sua qualidade artística. Prova disso é a coleção de prêmios que o artista tem em casa. 

A própria indústria especializada reconhece sua importância indiscutível: Paulinho da Viola foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode em 2008 e 2021, o mais recente pelo disco Sempre Se Pode Sonhar.

Ele também recebeu nove troféus do Prêmio Sharp, sendo recordista de uma das maiores honrarias da música brasileira na década de 1990.

Assim, sua contribuição para o cenário musical vai muito além das notas e dos acordes, representando uma expressão artística que perdurará por gerações.

Sua importância para a música é tão grande que ele segue sendo homenageado até hoje. Criolo, Maria Rita e Emicida, por exemplo, estão entre os artistas que já regravaram obras de Paulinho da Viola como tributo ao ídolo do samba.

Biografia de Paulinho da Viola: como está o cantor hoje em dia?

Nem só de carreira se faz a biografia de Paulinho da Viola. A vida pessoal do cantor também merece ser citada.

O artista tem sete filhos: Eliane (fruto do relacionamento com a dançarina da Salgueiro Alcinéia Pereira), Iris e Julieta (do casamento com Isa Dantas), Beatriz, João, Cecília e Pedro (do casamento com Lila Rabello).

Ao lado de Beatriz e João, aliás, o cantor até saiu em turnê pelo Brasil, cantando seus maiores sucessos no projeto Paulinho da Viola & Família.

Paulinho da Viola e seus filhos Beatriz e João
Créditos: Divulgação

Recentemente, em julho de 2023, o cantor passou por um susto após uma indisposição que levou ao cancelamento de uma apresentação ao lado dos filhos em Três Rios, no Rio de Janeiro. 

Depois de uma bateria de exames, recebeu o diagnóstico de tumor estromal gastrointestinal de intestino delgado, um tipo raro de câncer. Ele foi submetido a uma cirurgia e já retornou aos palcos.

Atualmente, Paulinho da Viola segue em turnê com o show 80 Anos ao lado dos filhos pelo Brasil. O calendário tem apresentações confirmadas até o final de novembro de 2023. 

Paulinho da Viola e outros grandes sambistas brasileiros

Sem dúvidas, a biografia de Paulinho da Viola é tão notável por conta de sua grande importância para o samba e a música do Brasil. O artista está entre os maiores compositores do país nos últimos 60 anos.

Vale pontuar, porém, que Paulinho da Viola não está sozinho no panteão dos grandes sambistas brasileiros. Ele está muito bem-acompanhado por nomes como Beth Carvalho, Pixinguinha, Cartola e outros gigantes da música.

Por isso, nada melhor que embarcar numa jornada de nostalgia, relembrando os 10 maiores sambistas antigos do Brasil!

sambistas antigos