Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Dia Nacional do Samba: conheça a origem da celebração

Apesar de se chamar Dia Nacional do Samba, a data 2 de dezembro só é a celebração oficial em 2 estados. Entenda!

História da música · Por Rafaela Damasceno

2 de Dezembro de 2022, às 12:00

No dia 02 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Samba. Por ser considerado um dos patrimônios culturais do Brasil, essa é uma data muito importante para todos nós brasileiros.

Além de ser o momento perfeito para que os fãs desse tipo de música comemorem a sua existência e todos os artistas e as canções produzidas até hoje, é também uma data que tem tudo a ver com a história do samba.

Por isso, qual tal conhecer todos os detalhes sobre o Dia Nacional do Samba? Aproveite para treinar o seu samba no pé e soltar o corpo! 😉

Conheça o Dia Nacional do Samba

O samba é um dos estilos musicais criados no Brasil e que é a cara do nosso país. Tanto que, quando um estrangeiro pensa em cultura brasileira, logo imagina uma pessoa sambando ou se lembra de alguma música nesse ritmo. 

Então, vamos conferir agora como o Dia Nacional do Samba foi criado e qual é a sua importância para a nossa nação.

O Primeiro Congresso Nacional do Samba

Em 1962, entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, aconteceu, no Rio de Janeiro, o Primeiro Congresso Nacional do Samba. Na presidência do evento, estava Edison Carneiro, folclorista brasileiro e responsável pela redação da Carta do Samba, que indicou o dia 02 de dezembro como Dia Nacional do Samba. 

O evento foi patrocinado pela Confederação Brasileira das Escolas de Samba (CBES), pela Associação Brasileira das Escolas de Samba (ABES), pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, pelo Conselho Nacional de Cultura e pela Ordem dos Músicos do Brasil.

Edison Carneiro
Edison Carneiro / Créditos: Divulgação

No conteúdo da Carta do Samba, Edison Carneiro mencionou o Projeto de Lei n° 681, de 19 de novembro de 1962, redigido pelo deputado carioca Frota Aguiar. O objetivo do documento era exatamente criar a data comemorativa em homenagem ao samba. 

No entanto, o projeto foi vetado pelo então governador do estado da Guanabara (atual Rio de Janeiro), Carlos Lacerda. 

A criação do Dia Nacional do Samba no Rio de Janeiro

Quase dois anos depois do Congresso, no dia 27 de junho de 1964, o veto do Projeto de Lei foi rejeitado pelo Plenário. O Projeto, então, foi transformado na Lei nº 554, publicada no Diário Oficial do estado da Guanabara, no dia 7 de agosto de 1964.

O dia 02 de dezembro foi indicado para celebração do samba pelo Presidente da Associação Brasileira das Escolas de Samba, Servan Heitor de Carvalho. 

Segundo ele, naquela data, em 1962, teriam início os ensaios das escolas de samba do Rio de Janeiro, para o Carnaval do ano seguinte. Então, seria uma forma de dar a “largada” nessa festa maravilhosa, que faz parte das nossas vidas e encanta a todos que visitam o nosso país. 

Enquanto isso, em Salvador…

De forma paralela, em Salvador, capital da Bahia, os políticos também estavam mexendo os pauzinhos para celebrar esse estilo musical tipicamente brasileiro. 

Assim, no dia 3 de outubro de 1963, o vereador Luiz Monteiro da Costa, sabendo da repercussão do Congresso Nacional do Samba e da Carta do Samba, apresentou o Projeto de Lei n° 164, instituindo o dia 02 de dezembro como Dia Nacional do Samba. A data também marca o início das festas populares na capital baiana

Além disso, ele incluiu também a informação de que a data seria uma homenagem ao compositor Ary Barroso, após a entrega do título de Cidadão da Cidade de Salvador. Para quem não sabe, Barroso foi o criador da icônica canção Aquarela do Brasil.

Comemorações do Dia Nacional do Samba

Embora o dia 02 de dezembro seja dedicado ao samba nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia, outros estados e outras cidades brasileiras também celebram esse estilo musical, como Santos, no litoral de São Paulo.

Na ocasião, congressos, rodas de samba, festas, palestras, workshops e outros eventos são realizados nos quatro cantos do país, com o objetivo de homenagear e celebrar esse ritmo. 

Algumas curiosidades sobre o Dia Nacional do Samba

O Dia Nacional do Samba é uma data comemorativa oficial em dois estados brasileiros. Exatamente por isso, existem algumas curiosidades e lendas em torno dela. Olha só: 

  • Em Salvador, existe um mito de que o dia 02 de dezembro foi escolhido para celebrar esse estilo musical, porque, nesse mesmo dia, no ano de 1940, Ary Barroso visitou a cidade pela primeira vez. 
Ary Barroso
Ary Barroso / Créditos: Divulgação
  • No Segundo Congresso Nacional do Samba, em 1963 no Rio de Janeiro, enquanto os sambistas cariocas aguardavam a aprovação da lei, um novo documento foi escrito, com a recomendação de que o samba fosse “festejado com o repicar de tamborins, com o ‘roncar’ das cuícas e com uma alvorada de 21 batidas no surdo”. 
  • Há ainda quem diga que Santos foi a primeira cidade a comemorar oficialmente o Dia do Samba, em 1963. Porém, os documentos comprovam que a data só se tornou lei em 2009, com um projeto do vereador Odair Gonzalez. Será que as escolas de samba de São Paulo foram as pioneiras nessa homenagem? 

40 frases de samba para comemorar essa data tão especial

Você acaba de conhecer a origem do Dia Nacional do Samba e algumas curiosidades que permeiam a história da data que homenageia esse estilo musical. Para entrar ainda mais no clima de celebração, que tal conferir a nossa seleção com 40 frases de samba

Elas são perfeitas para postar nas redes sociais ou enviar nos grupos de Whatsapp no dia 02 de dezembro. Não deixe de ler e salvar! 

Frases de Samba

Conteúdo Relacionado