Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Encontros e Despedidas: o significado da música de Milton Nascimento

Analisando letras · Por Érika Freire

12 de Novembro de 2020, às 12:00

A canção Encontros e Despedidas foi escrita por Milton Nascimento e Fernando Brant, porém, foi na voz de Maria Rita que a música se popularizou, quando entrou para a trilha sonora da novela Senhora do Destino. 

Fernando Brant, um dos maiores letrista do Clube da Esquina, formou ao lado de Milton Nascimento uma dupla respeitável, e juntos consagraram sucessos como Travessia, Canção da América, Promessas do Sol, entre muitas outras.

No caso de Encontros e Despedidas, o leque de interpretações se abre e permite que cada um possa entender à sua maneira. Então, bora lá conhecer um pouco mais sobre o significado da música?

Os significados de Encontros e Despedidas

A canção abre espaço para diferentes visões sobre seu real significado. E para quem é adepto a uma interpretação mais livre, também pode tirar a sua própria conclusão sobre a letra. 

Música sobre migração

Entre as possíveis interpretações sobre a música, uma delas teria por trás o tema migração. Faz bastante sentido, uma vez que o próprio título, Encontros e Despedidas, dá margem para esta ideia. 

Nos versos criados por Fernando Brant, imaginamos como cenário da música uma rodoviária ou estação de trem, que diariamente recebem pessoas que se locomovem para diversos destinos. 

Sendo assim, é bastante pertinente que o significado da música Encontros e Despedidas seja sim sobre migração e todas as emoções que envolvem este universo tão presente na vida. O tempo todo estamos lidando com pessoas que vêm e vão. 

Interpretação espírita  

A segunda interpretação, talvez a mais defendida, é que Encontros e Despedidas fale sobre espiritismo.

É importante ressaltar que Fernando Brant era de Minas Gerais e Milton Nascimento, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, foi ainda jovem para viver em Minas, estado onde nasceu Chico Xavier.

Fernando Brant e Milton Nascimento
Fernando Brant e Milton Nascimento / Créditos: Divulgação

É curioso, porque neste aspecto, a letra faz muito sentido para quem acredita em vida após a morte.

Os compositores falam das pessoas que ficam e desejam uma comunicação com o mundo de lá, notícias daqueles que partiram como forma de acalmar o coração e abrandar um pouco a saudade. 

O vai e vem da estação pode ser interpretado como a morte e o renascimento. Apesar da despedida do corpo físico, quem é espírita acredita que um reencontro acontecerá em breve. 

Ditadura militar

Durante a ditadura militar que ocorreu no Brasil de 1964 a 1985, muitas pessoas foram exiladas por conta de divergências. Tanto que, na época do regime, o país ficou conhecido com o lema Brasil, ame-o ou deixe-o.

musicas sobre ditadura
Créditos: Divulgação

E, de fato, muitos educadores, músicos, filósofos e intelectuais deixaram o país.

Por conta disso, a música Encontros e Despedidas pode ser interpretada como um recado dos compositores para todos que precisaram se afastar de amigos e familiares durante esse tempo.

A letra retrata a saudade, a ânsia por notícias e o sonho do reencontro. É inegável que faz bastante sentido a música ter um contexto político e histórico sobre um dos períodos mais conturbados do país.   

Encontros e Despedidas: significado

Agora, que tal a gente analisar verso a verso da música Encontros e Despedidas

Mande notícias
Do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço
Venha me apertar
Tô chegando…

Cada uma das possíveis interpretações que falamos anteriormente combinam muito bem com a letra da canção. Por isso, o mais importante é que cada ouvinte possa se permitir encontrar o seu universo particular, aquele que mais lhe convém da obra.

O verso inicial fala do desejo de saber as novidades de quem está longe. O mundo de lá pode ser visto como um destino ou um novo mundo, para quem se identificar com a visão espírita da música.  

Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero…

Algumas letras de músicas se tornam atemporais, permitindo assim uma interpretação de acordo com o contexto histórico atual. 

Este verso representa um viajante, um nômade que gosta de partir sem ter planos e voltar quando bem quiser. É um personagem de alma livre que gosta de viver novas experiências. 

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais…

Já este verso mostra uma realidade mais cotidiana das grandes cidades em que a estação pode ser a do metrô, a rodoviária com muitas pessoas chegando e partindo. E algumas podem embarcar numa viagem sem volta. 

Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim chegar e partir…

O imigrante vive nesse eterno dilema, mas sente saudade o tempo todo do seu lugar, sente que está perdendo bons momentos ao lado de sua família. Por isso a vontade de voltar é sempre constante. 

Como toda despedida, há quem chore e outros que se alegram pelo novo recomeço. 

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida…

O trem é o instrumento que separa, é ele que leva para um novo lugar e também é o que traz as pessoas que estão longe.

A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida…

A plataforma é como a vida em movimento, com encontros e despedidas inevitáveis. O que nos resta é aceitar e seguir o fluxo, com a certeza de que a vida continua de longe ou de perto. 

O sucesso Encontros e Despedidas tem uma versão sueca criada pelo cantor Johan Christher Schütz, gravada em 2014 e com o nome de Möten och avsked.     

Relembre temas de novelas inesquecíveis

Impossível esquecer a cena em que a personagem Camila, vivida por Carolina Dieckmann, corta os cabelos embalada pela trilha sonora de Love By Grace, de Lara Fabian.

Ou da música do Roupa Nova na abertura da novela A Viagem, exibida em 1975. 

Algumas trilhas são simplesmente inesquecíveis! Confira 13 temas de novelas para entrar em modo nostalgia. 

temas de novelas

Você também pode gostar