Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Funk e k-pop: o encontro entre o som do Brasil e da Coreia

#kpoppers · Por Karoline Póss

26 de Agosto de 2021, às 12:00

Pode não parecer, mas o funk e o k-pop estão mais próximos do que imaginamos. À primeira vista, os estilos não possuem muita coisa em comum, mas o som do Brasil e da Coreia já se cruzaram muitas vezes.

Logo abaixo, você descobrirá mais sobre essa mistura improvável, mas que está dando muito certo e agradando muitos fãs por aí! 

Funk e k-pop: Waveya e os covers de Anitta

Para nosso primeiro mix de funk e k-pop, podemos afirmar que a Anitta exportou o funk para a Coreia! Ainda em 2015, nós vimos as dançarinas coreanas mergulhar no estilo brasileiro graças às músicas da cantora que começavam a pipocar ao redor do mundo.

A dupla Waveya, que já era conhecida por sua sensualidade, foi uma das pioneiras em adotar o som da Anitta em seus vídeos e os brasileiros aprovaram a mistura!  

Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Gloria Groove, Lexa e Tati Zaqui são outras artistas nacionais que também passaram pela playlist do Waveya ao longo dos anos. 

Aulas de Funk e K-POP com o Rikimaru

Além do Waveya, quem também se rendeu ao funk brasileiro foi o Rikimaru: o coreógrafo japonês e integrante do grupo WARPs UP foi professor de dança na escola 1MILLION, um dos principais estúdios de dança da Coreia do Sul. 

Suas aulas já contaram com coreografias originais para Abusadamente, Bum Bum Tam Tam, Olha a Explosão e muitos outros hits brasileiros! E é sucesso, viu? O vídeo de Abusadamente com os alunos de Rikimaru já tem mais de 50 milhões de visualizações no YouTube! 

E graças ao sucesso de Rikimaru com suas aulas de funk na Coreia do Sul, o coreógrafo veio ao Brasil em 2018, onde realizou workshops de dança e encontros com fãs na capital paulista. Quem não gostaria de ter uma aula com esse mestre, né? 

Oh Nanana viralizou na Coreia 

Oh Nanana, música do Bonde R300, se tornou um viral no TikTok da Ásia! Além dos usuários da plataforma de vídeos, muitos idols de k-pop também fizeram o passinho e se mostraram grandes adeptos do funk brasileiro. 

Um dos nomes que se renderam foi o grupo VAV, que veio para uma turnê de shows pelo Brasil e aproveitou para gravar o desafio na terra do funk: 

Vídeos de reação

Os vídeos de reação ganharam a internet! Diversos criadores de conteúdo do mundo todo ganharam popularidade reagindo a MVs de k-pop e, hoje em dia, se tornou muito comum que os os próprios idols de k-pop gravem vídeos do tipo também! 

Em entrevistas à imprensa brasileira, é frequente que artistas da Coreia sejam convidados a reagirem a clipes de músicas brasileiras, a fim de conhecerem um pouco do nosso som, e o funk nunca fica de fora. 

Embora alguns idols possam se sentir desconfortáveis com as coreografias sensuais do estilo brasileiro, a maioria se diverte bastante nesses vídeos. O BM, do KARD, já é um funkeiro de carteirinha e sempre mostra grande entusiasmo quando é apresentado a músicas do estilo.  

Pabllo Vittar é k-popper!

Pabllo Vittar, estrela do bregafunk, se tornou um nome conhecido entre os artistas da indústria do k-pop através dos vídeos de reação. O que ninguém esperava é que a Pabllo também é k-popper!

A musa é blink de carteirinha e sonha com uma parceria com o BLACKPINK. Aliás, você reparou que a coreografia de Bandida tem influências de Kill This Love e DDU-DU DDU-DU? Isso é arte do coreógrafo Flávio Verne e nós amamos!   

Além de ser fã do estilo, Pabllo lançou a brava ao se inspirar em So Bad, do grupo rookie Stay C, para sua música Ultra Som, que integra o álbum Batidão Tropical

Várias idols de k-pop também já revelaram que querem fazer uma collab com a nossa cantora. Dentre elas, destacamos a brasileira Leia, do grupo BLACK SWAN, a Sorn, do CLC, e a solista AleXa. Já queremos essa parceria para ontem! 

Covers em shows 

Quando artistas de k-pop vêm ao Brasil, é muito comum que eles incluam algum cover de música nacional na setlist de seus shows.

O NU’EST, por exemplo, cantou Você Sempre Será, da Marjorie Estiano, enquanto o Oh My Girl soltou a voz ao som de Beija Eu, da Marisa Monte, mas o funk é a escolha principal dos artistas.

Em sua primeira passagem pelo Brasil, em 2017, o KARD já conquistou o público com uma coreografia original para Sim Ou Não, da Anitta, e deram um show de brasilidade! 

Mas se você prefere um funk das antigas, precisa ver os meninos do B.I.G ficando loucos nos palcos brasileiros ao som de Cerol Na Mão, do Bonde do Tigrão!

WA$$UP e Bling Bling, as funkeiras do k-pop

Dois grupos femininos de k-pop ganharam o coração dos brasileiros por seu estilo lembrar o funk! Conheça:

WA$$UP 

Em 2013, chegava no cenário do k-pop o grupo WA$$UP, que já debutou chamando muita atenção do público brasileiro por sua coreografia repleta de twerking. Na época, elas disseram que se inspiraram no reggaeton para sua estreia, mas o clipe e o som delas também lembra muito o nosso funk! 

Apesar de terem chamado atenção dos brasileiros, o WA$$UP não fez sucesso na Coreia do Sul, que achou o estilo delas muito ousado. O grupo chegou ao fim oficialmente em 2019. 

Bling Bling

O Bling Bling estreou no finalzinho de 2020, e bastou o teaser para a música G.G.B para deixar os k-poppers brasileiros alertas com o batidão de funk!  

Em entrevista à Revista KoreaIN, as integrantes falaram que sabem sobre as comparações que os fãs brasileiros fizeram de sua música de estreia com o funk brasileiro e, depois de reagir a algumas músicas nacionais, concordaram que o som do Bling Bling e do funk brasileiro é muito parecido. 

Elas também disseram que querem fazer alguma collab com cantores brasileiros. Seria nosso sonho?  

Nada e Eve, a collab do século! 

Mas se você acha que esse tipo de colaboração está muito distante de acontecer, saiba que já rolou!

O grupo brasileiro Eve, que mistura os estilos do funk e do k-pop para criar músicas próprias, já teve a honra de lançar uma música com a Nada, que é ex-integrante do WA$$UP e hoje trabalha como cantora solo. 

Oy Mama é viciante e prova que o encontro entre o som do Brasil e da Coreia é real!

O K-POP é mundial!

Se você gostou de conhecer um pouco sobre a mistura do funk e do k-pop, aproveite também para conferir algumas collabs de artistas coreanos com grandes nomes da música internacional!

parcerias k-pop