Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Sobrevivendo no Inferno: a história do álbum do Racionais MC’s

Álbuns · Por Felipe Oliveira

1 de Julho de 2021, às 19:00

Todo bom fã de música sabe que o Racionais MC’s é considerado o maior grupo da história do rap brasileiro. O quarteto construiu esse status ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira, e teve um álbum fundamental nesse processo.

Hoje vamos falar da história do álbum Sobrevivendo no Inferno, o quarto do grupo, que foi responsável por projetá-los nacionalmente e consolidar de vez o nome dos caras como potências do hip hop no Brasil.

História do álbum Sobrevivendo no Inferno

Lançado em dezembro de 1997, Sobrevivendo no Inferno marcou o primeiro produto do selo Cosa Nostra, criado pelo próprio grupo para gerenciar e divulgar os seus trabalhos.

Capa do álbum Sobrevivendo no Inferno, do Racionais MC's
Capa do álbum Sobrevivendo no Inferno / Créditos: Divulgação

Mesmo através de um selo independente e sem a ajuda de uma grande gravadora, o álbum vendeu mais de 1 milhão e 500 mil cópias. O sucesso estrondoso fez o Racionais expandir o seu público.

Assim, além dos já fiéis ouvintes das periferias, o grupo alcançou também a grande mídia e os jovens de classe média.

Principais elementos do álbum Sobrevivendo no Inferno

Não existe uma fórmula para o sucesso, mas separamos alguns elementos importantes que ajudam a entender o que tornou Sobrevivendo no Inferno um disco impossível de ser ignorado na época:

O retrato nu e cru da periferia

As letras de Sobrevivendo no Inferno falam sobre os dramas reais da vida na favela. Racismo, violência policial, drogas, criminalidade e pobreza são alguns dos tópicos tratados de maneira direta e sincera, algo até então não muito comum na música brasileira.

Para trazer esse relato cruel sobre as dificuldades da vida das pessoas marginalizadas, o grupo se aproxima do seu público e os trata como iguais, criando um senso de coletividade que ajuda as pessoas a se reconhecerem nas canções.

Racionais Mc's no começo da carreira
Racionais Mc’s no começo da carreira / Créditos: Divulgação

A representação positiva da favela

Apesar de todos os problemas descritos ao longo das músicas, o disco também valoriza as pessoas e o estilo de vida da periferia.

Indo de encontro às narrativas predominantes na mídia sobre comunidades marginalizadas, Sobrevivendo no Inferno oferece uma visão positiva da favela, ressaltando o esforço de muitos para contrariar as estatísticas e literalmente sobreviver frente às dificuldades impostas.

Os símbolos religiosos

O álbum também é repleto de referências religiosas. A começar pela capa, que apresenta uma cruz e a passagem bíblica de Salmos 23, versículo 3: Refrigere minha alma e guia-me pelo caminho da justiça.

A fonte utilizada, de estilo gótico, também traz um tom religioso para a capa. Além disso, duas faixas do álbum, Gênesis e Capítulo 4, Versículo 3, fazem referência direta à Bíblia.

Mas não é somente o cristianismo que é representado no disco. Há referências ao candomblé e à umbanda, também muito presentes na cultura brasileira.

Principais músicas do álbum Sobrevivendo no Inferno

O disco Sobrevivendo no Inferno é repleto de faixas poderosas e marcantes. O álbum tem, inclusive, o único cover que o Racionais MC’s já gravou em toda a sua carreira. Trata-se da faixa Jorge da Capadócia, de Jorge Ben Jor.

Mas, naturalmente, algumas músicas se destacam mais que outras, e vamos falar de dois desses destaques que chamaram e ainda chamam muita atenção até hoje.

Diário de Um Detento

Diário de Um Detento é uma parceria de Mano Brown com Josemir Prado (mais conhecido como Jocenir), um ex-presidiário que esteve presente no Massacre do Carandiru, em 1992.

Na prisão, Jocenir era conhecido por escrever bem, e num encontro com Brown o entregou páginas de seu diário. Mano Brown usou o relato para escrever a letra da música, uma denúncia sobre o descaso e a violência policial nas cadeias.

Capítulo 4, Versículo 3

Outro grande sucesso do disco, Capítulo 4, Versículo 3 aborda temas sensíveis como racismo, discriminação e violência.

A canção relata o cotidiano da vida na favela, ao mesmo tempo em que convoca o povo periférico para um levante de consciência. 

O legado do disco Sobrevivendo no Inferno

Mesmo evitando aparecer na mídia e dar entrevistas, o Racionais MC’s coleciona grandes feitos e reconhecimentos da crítica em geral. Veja algumas dessas realizações:

MTV Video Music Brasil 1998

A premiação da MTV coroou o vídeo de Diário de Um Detento nas categorias Videoclipe de Rap e Escolha da Audiência.

Na ocasião, o grupo reivindicou que a votação do público fosse mais justa, já que a maioria dos moradores das favelas não tinham computador e internet. A MTV, então, abriu votações também por telefone naquele ano, para ser mais inclusiva. 

Racionais MCs no VMB 98
Racionais MCs no VMB 98 / Créditos: Divulgação

A medida nem era necessária, pois Diário de Um Detento ganhou de lavada pelos votos do público.

100 maiores discos da música brasileira

Sobrevivendo no Inferno figurou na 14ª posição da lista dos 100 maiores discos da música brasileira, feita pela revista Rolling Stone em 2007.

Grupo de rap Racionais Mc's
Créditos: Divulgação

Contando com a opinião de estudiosos, jornalistas e produtores, a publicação salientou o impacto das letras e a grande repercussão do disco para justificar a escolha.

Leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp

A qualidade artística de Sobrevivendo no Inferno fez com que o álbum se tornasse parte da leitura obrigatória para o vestibular da Unicamp, na categoria poesia.

Livro Sobrevivendo no Inferno
Livro Sobrevivendo no Inferno / Créditos: Divulgação

A escolha impulsionou a edição do álbum em formato de livro, lançado em 2018 pela Companhia das Letras.

Confira as melhores frases do Racionais MC’s

Agora que você já sabe tudo sobre a história do álbum Sobrevivendo no Inferno, que tal continuar curtindo as melhores frases das músicas do Racionais MC’s?

Frases Racionais MC's

Aproveite e confira esses outros posts sobre rap: