Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

A história de Low, de David Bowie: 46 anos da obra-prima do Camaleão

Low, álbum de David Bowie que começa a Trilogia de Berlim, está completando 46 anos. Conheça sua história!

Álbuns · Por Ana Paula Marques

10 de Janeiro de 2023, às 12:00

A história de Low, de David Bowie, não marcou somente a carreira do astro, mas a história da música no século XX.

Primeiro disco da chamada “Trilogia de Berlim”, o álbum conseguiu conduzir o artista multitalentoso a uma nova direção musical em sua celebrada carreira. 

Capa do álbum Low, de David Bowie
Créditos: Divulgação

Para comemorar os 46 anos dessa obra-prima do Camaleão do Rock, preparamos um compilado com tudo sobre a história do disco. Confira o que você vai ver:

Low, de David Bowie: a história do álbum

Décimo primeiro disco da história de David Bowie, Low foi lançado em janeiro de 1977, dez anos depois do álbum de estreia do astro do rock.

Até chegar ao estúdio, porém, o cantor precisou enfrentar seus próprios demônios, como a dependência em cocaína e uma intensa depressão que quase o destruíram, além do turbulento fim do casamento com Angela Bowie, a Angie.

David Bowie e Angie Bowie
Créditos: Divulgação

Para fugir do vício em drogas, da melancolia e da tristeza pelo rompimento amoroso, o cantor e compositor se mudou para a região de Kreuzberg, em Berlim Ocidental, onde conseguiu se desintoxicar.

Foi naquela época que o astro compôs e gravou o álbum que mudou os rumos de sua carreira. Não coincidentemente, a sequência de lançamentos daquele período (os discos Low, Heroes e Lodger) ganhou o apelido de “Trilogia de Berlim”.

Trilogia de Berlim, de David Bowie
Créditos: Divulgação

Não é à toa que Tony Visconti relacionou o nome do álbum, Low (ou “Para Baixo”, em português), com o estado de espírito de David Bowie durante o período de composição e gravação do disco.

Low: a criação de um dos melhores álbuns da história

A história de Low, de David Bowie, começou a tomar contornos de realidade em meados de 1976, quando o cantor fez as malas para viver na Alemanha.

Assim, poderia ficar livre do fantasma de Angie e suas traições, bem como distanciar-se do constante assédio dos fãs que enfrentava na Inglaterra.

David Bowie em Berlim
Créditos: Divulgação

Depois de uma década sob os holofotes londrinos, Bowie encontrou bem-vinda paz no anonimato do qual desfrutava durante sua estadia em Berlim, o que teve reflexos positivos em sua saúde mental e, consequentemente, seu trabalho na música.

Era, afinal, a oportunidade perfeita para descobrir quem era o verdadeiro homem por trás da persona que adotou desde o bem-sucedido Ziggy Stardust (1972), que conta a história de um alienígena que chega por acidente na Terra e se transforma em popstar.

Desse modo, Low acabou se tornando uma coletânea de faixas intimistas que falam da relação de Bowie com a existência e o conceito de tempo, o homem por trás da máscara, que transita entre a neurose, o niilismo e a apatia até chegar à esperança.

Muro de Berlim
Créditos: Divulgação

Nas letras, referências à dramas alemães, como a Segunda Guerra Mundial (tema da tocante Warszawa) e a Cortina de Ferro, que dividiu Berlim durante a Guerra Fria.

Descubra o significado da música Life On Mars?, de David Bowie.

A recepção do bem-sucedido Low, de David Bowie

Para a mídia especializada, a combinação de intimismo, história, filosofia e música experimental foi um sucesso certeiro e absoluto. Até hoje, Low aparece frequentemente nas listas de melhores álbuns da história em publicações renomadas, como Pitchfork, Q e Rolling Stone.

Motivos para tanta celebração não faltam. O disco tem uma forte pegada eletrônica e experimental, servindo posteriormente como principal referência para os sons carregados por sintetizadores que ditaram a música na década de 1980.

No mercado, o álbum vendeu quase 200 mil cópias, engrossando um histórico de quase 140 milhões de álbuns vendidos ao longo de toda a carreira do artista.

Marcadas na história: músicas de Low, de David Bowie

Você não achou que falaríamos sobre a história de Low, do David Bowie, sem te apresentar as músicas que fizeram desse álbum um dos maiores da história, certo? Vem conhecer as faixas do disco!

Speed of Life

Para não deixar dúvidas de que Low só foi possível graças ao período vivido em Berlim, Bowie abre o disco com Speed of Life, cuja musicalidade intensa é quase um aceno do artista às bandas alemãs que conheceu durante sua estadia no país.

Breaking Glass

O turbulento fim do casamento com Angie, em meio a inúmeras traições por parte dela, resultou na visceral Breaking Glass: a música narra um episódio em que Bowie e o amante dela estilhaçam um vidro durante uma briga.

What In The World

Da euforia da briga em Breaking Glass para o isolamento e a depressão em What In The World. A terceira faixa de Low fala sobre o período de solidão autoinfligida a que Bowie se submeteu para superar a fase difícil de sua vida pós-divórcio.

Sound And Vision

Sound And Vision canta sobre a tristeza elétrica de Bowie, que consumia sua paz interior ao mesmo tempo em que inflamava sua criatividade. Uma janela brutalmente sincera sobre a jornada de solidão do músico.

Always Crashing In The Same Car

Em Always Crashing In The Same Car, Bowie descreve a obsessão erótica que sentia por Angie como uma história com data marcada para acabar. Um hino sobre erros repetidos e fraquezas do Camaleão do Rock.

Be My Wife

Há quem diga que Be My Wife é um desabafo tão profundo sobre a tristeza após o divórcio que Bowie chegou a implorar a gravadora para não lançar o álbum Low. Se isso é verdade, ninguém confirma, mas uma coisa é certa: o hit mergulha no coração solitário do astro.

A New Career In A New Town

A instrumental A New Career In A New Town encerra o lado A do disco Low de maneira surpreendente: mesmo sem uma palavra sequer, a faixa é considerada uma janela para a alma perturbada do eterno Camaleão do Rock.

Warszawa

Composta em parceria com Brian Eno, Warszawa tem uma pegada de ópera experimental que traduz a melancolia de Bowie ao visitar Varsóvia, na Polônia, uma das cidades mais atingidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Art Decade

Art Decade, que também traz colaborações de Brian Eno, é considerada uma crítica bem-humorada à música melancólica produzida na Alemanha nos anos 1970.

Weeping Wall

Inspirada no Muro de Berlim, Weeping Wall fala sobre a divisão que colocava berlinenses em lados opostos de uma mesma cidade. Uma crítica e reflexão sobre os horrores da guerra.

Subterraneans

Bowie encerra Low com Subterraneans, faixa que aponta os caminhos possíveis em um horizonte improvável para o futuro da música, com um “quê” de profecia e esperança.

Uma breve história de David Bowie

Conhecer a história de Low, de David Bowie, é o mesmo que desvendar quem é o artista por trás da figura de astro da música.

O cantor e compositor é considerado um dos grandes nomes da música no século XX e ditou tendência não apenas no Glam Rock, mas em inúmeros estilos musicais com sua originalidade e seu exímio talento.

David Bowie
Créditos: Divulgação

David Robert Jones nasceu na periferia de Londres, na Inglaterra, em 1947. Filho de uma faxineira e um vendedor, logo aos 15 anos se juntou a amigos de escola para formar sua primeira banda.

Dali em diante, teve uma carreira sólida, marcada pela afeição ao excêntrico e bizarro, sem medo de experimentar.

Ele se inspirou do jazz ao pop, usou do folk acústico ao rock pesado, gravou com ícones de diferentes estilos e nunca teve medo de se reinventar. Daí o motivo para David Bowie ser chamado de camaleão!

As melhores músicas da história de David Bowie: Low e muito mais

Quem gostou de conhecer a história de Low, de David Bowie, não pode perder a oportunidade de relembrar as 16 melhores músicas do Camaleão do Rock.

Nossa playlist vai te levar numa jornada pelas diferentes eras de David Bowie, de Starman a Ziggy Stardust, passando por diferentes personas do astro!

As melhores: David Bowie

Leia também: