Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Melhores álbuns de k-pop de 2022: 11 lançamentos para conhecer

2022 trouxe muitas novidades e inovações no k-pop, conheça alguns dos melhores álbuns lançados no ano!

#kpoppers · Por Karoline Póss

25 de Dezembro de 2022, às 12:00

Da Coreia do Sul para o mundo, o k-pop tem conquistado cada vez mais espaço na mídia e nas playlists de fãs ao redor de todo o mundo. O grande segredo por trás de todo esse sucesso está na sua diversidade sonora: há álbuns de k-pop para todos os gostos e estilos, e os lançamentos de 2022 foram mais uma prova disso.

Em um ano marcado pela volta dos anos 2000 e a predominância do pop punk entre os principais debuts e comebacks, os artistas do meio não deixaram de entregar trabalhos que desafiam e reescrevem as definições de k-pop.

Em tempos de retrospectivas, relembre alguns dos melhores álbuns de k-pop que foram lançados para o mundo em 2022! 

Os melhores álbuns de k-pop em 2022: lançamentos que você precisa ouvir

Foram tantos lançamentos incríveis que é difícil fazer uma lista dessas sem deixar grandes queridos de fora, mas trazemos abaixo 12 dos mais marcantes e populares álbuns de k-pop que ajudam a resumir o que foi o estilo neste ano: 

Devil – Max Changmin

As músicas de Max Changmin possuem o poder de questionar os limites do k-pop. Devil, faixa título de seu novo disco homônimo, coloca um pé no gospel com seus vocais de coral enquanto canta sobre dar um passo além das dificuldades e não ter mais medo do diabo.

O álbum também conta com a dançante Fever, cuja melodia inspirada no jazz apela aos fãs por soar semelhante a grandes hits do TVXQ, grupo do qual faz parte.

INVU – Taeyeon

Líder do popular grupo Girls’ Generation, Taeyeon também é dona de uma das carreiras solo de maior sucesso da música coreana.

Seu terceiro disco, INVU, não fugiu da regra. Melancólico, transforma seu coração em um livro aberto ao falar sobre sentimentos de forma sincera e comovente. 

As b-sides também brincam entre gêneros, como os perceptíveis elementos de rock em You Better Not e Cold As Hell. No Love Again, por sua vez, se apresenta com um instrumental mais animado, apesar da letra cheia de aflições. 

Face The Sun – SEVENTEEN

Seventeen, um dos grupos mais versáteis do k-pop, apostou na sensualidade para 2022. A faixa HOT liderou o álbum Face The Sun com confiança de sobra em clima de faroeste, que também se faz presente na b-side March

Darl+ing contrasta por sua sonoridade mais fofa e letra romântica, sendo um presente para os fãs sempre presentes e essenciais para o alcance cada vez maior do Seventeen. Este foi um dos melhores anos para o grupo, tanto em números quanto em qualidade musical.

Apocalypse: Save Us – Dreamcatcher

O grupo feminino Dreamcatcher, que já fez shows pelo Brasil no passado, voltou mais forte do que nunca com seu novo álbum que, como o nome sugere, explora o conceito apocalíptico ao conscientizar sobre as consequências da crise climática.

Entre o rock, o gótico e o EDM, Dreamcatcher apresentou uma era coesa e merecidamente conquistou seu primeiro troféu nos programas musicais semanais coreanos, um dos principais medidores de popularidade do k-pop, com a faixa Maison.

Colorful Trauma – Woodz

Woodz, um dos idols queridinhos entre os brasileiros por ser ex-jogador do time base do Corinthians, também apostou na sonoridade e estética punk para seu novo disco. 

A b-side Dirt on my Leather facilmente se passaria por trabalhos de bandas dos anos 80 com sua guitarra elétrica, enquanto I Hate You mira no pop rock dos anos 2000, em que o próprio artista revelou ter se inspirado no trabalho de Avril Lavigne — e o conceito foi muito bem executado. 

Minisode 2: Thursday’s Child – TXT

E o emo punk parece ter sido o principal gênero do k-pop em 2022, com o boy group TXT também se destacando com um novo mini baseado nesta sonoridade. 

Com um clipe influenciado pelo gótico e filmes de terror, a faixa Good Boy Gone Bad mistura hip-hop e guitarras elétricas a um conceito sombrio, mas ainda nitidamente k-pop. 

Thursday’s Child continua sombrio em faixas como a dramática Opening Sequence, mas explora outras sonoridades como a noventista em Thursday’s Child Has Far To Go e o R&B contemporâneo em Lonely Boy.

ODDINARY – Stray Kids

Nadando contra a maré, o Stray Kids segue fiel à sua sonoridade própria de “noise music”, apelido que surgiu de forma pejorativa mas foi abraçado como um elogio pelo grupo — que até brincou com a expressão em lançamentos passados, pelo disco Noeasy.

O álbum ODDINARY trouxe faixas como Venom, influenciada pelo trap; Freeze, com fortes raps e refrão em dubstep; e Muddy Water, que fecha o disco com inspiração no hip hop noventista. A faixa principal, Maniac, é uma ótima definição de k-pop com sua variação de estilos. 

Love Dive – IVE 

IVE chegou ao k-pop em 2021, mas já está firmando seu espaço com um dos principais grupos da atual geração do estilo musical. 

Love Dive foi um dos lançamentos mais aclamados de 2022 pelo público coreano e tem conquistado troféus nas principais premiações de k-pop. A faixa título exala confiança e elegância, explorando um lado real e quase etéreo do girl crush. 

Proof – BTS

Nesta nova fase do BTS, marcada pelo início do alistamento militar de seus integrantes e enfoque maior em suas atividades solo, o grupo se despediu de sua juventude com o álbum antológico Proof, que revisita sua discografia e traz versões descartadas nunca antes escutadas de alguns dos maiores sucessos do septeto.

Dentre as faixas inéditas que também integram o trabalho, Run BTS pode ser a mais agradável ao mercado por sua sonoridade forte e repleta de confiança, mas Yet To Come conquistou o papel de faixa título por trazer uma reflexão a respeito do passado e futuro do grupo.

Forever 1 – Girls’ Generation

Pondo fim ao hiatus de cinco anos do grupo, o Girls’ Generation retornou aos palcos em 2022 para comemorar seu 15º aniversário de debut

A faixa principal, Forever 1, honra a mensagem do grupo de que, mesmo que hoje em dia estejam trabalhando separadas, sempre serão uma e terão um espaço especial para o Girls’ Generation e SONEs em seus corações e agendas.

As b-sides também contaram com várias músicas escritas pelas próprias integrantes, como Villain, que teve como inspiração o filme Cruella, e You Better Run, ambas trazendo uma sonoridade mais dark que demonstra a maturidade do grupo. 

NewJeans – NewJeans

O álbum de estreia do NewJeans, que carrega o mesmo nome que o grupo, foi uma das maiores surpresas do k-pop. Com a estética Y2K em alta, o grupo apostou na sonoridade e estilo dos anos 2000, conquistando fãs pela nostalgia que músicas como Hype Boy e Attention carregam. As filhas do S.E.S e Baby V.O.X!

Os maiores conceitos do k-pop 

Agora que você já conheceu os melhores álbuns de k-pop lançados em 2022, que tal saber mais sobre grupos que, como o Girls’ Generation, criaram conceitos únicos e revolucionaram a indústria?  
Conheça ou relembre os conceitos mais marcantes e inovadores do k-pop.

conceitos mais marcantes do k-pop