Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 14 melhores músicas do The Strokes pra conhecer a banda

Listas musicais · Por Renata Arruda

9 de Março de 2021, às 19:00

Quando surgiu em 1998, o The Strokes causou um grande entusiasmo na cena musical, que viu a banda nova-iorquina como a salvação do rock popular, gênero que andava em baixa desde meados dos anos 90.

The Strokes
Créditos: Divulgação

Fortemente influenciados por Lou Reed e seu Velvet Underground, os Strokes trouxeram um novo frescor para o indie rock e o sucesso inicial do grupo possibilitou que novos artistas surgissem e movimentassem o cenário.

Pensando nisso, montamos uma lista com as melhores músicas do The Strokes, dos grandes hits às canções mais atuais, fazendo um panorama da carreira do quinteto. Você vai saber mais sobre as músicas:

  • Last Nite
  • You Only Live Once
  • Why Are Sundays So Depressing
  • Reptilia
  • e muitas outras!

As melhores músicas do The Strokes

Conta pra gente qual é a sua preferida!

Last Nite

O grande hit dos Strokes só poderia aparecer no primeiro lugar! Lançada em 2001, Last Nite conquistou o coração dos ouvintes com seu rock dançante de garagem e é um clássico da época.

You Only Live Once

You Only Live Once aparece no terceiro álbum da banda, First Impressions Of Earth. Com um ritmo alto astral e uma letra que fala sobre as diferenças entre as pessoas e as inúmeras possibilidades de escolha, a música é uma das mais queridas dos Strokes.

Why Are Sundays So Depressing

Presente no mais recente álbum dos Strokes, The New Abnormal, Why Are Sundays So Depressing se destaca por sua letra reflexiva e melodia melancólica, em um clima que lembra muito o trabalho de Lou Reed.

Reptilia

Um dos maiores sucessos da banda, Reptilia foi lançado em 2004 no álbum Room On Fire. O título é uma referência ao cérebro reptiliano, parte do cérebro responsável pelos instintos básicos de sobrevivência e por buscar sensações agradáveis, evitando a dor.

The Adults Are Talking

Faixa de abertura do novo álbum, The Adults Are Talking bebe da fonte do pós-punk para entregar uma canção politizada e atual. O videoclipe chama atenção ao trazer a banda enfrentando um time de robôs em uma partida de baseball.

Someday

Mais uma canção do icônico This Is It, Someday é uma música sobre amizade e fez parte da trilha sonora do filme Click. O videoclipe é pura diversão, e, entre as participações especiais, traz a presença de Slash, guitarrista do Guns N’ Roses.

Selfless

A bela Selfless é uma balada romântica que traz Julian Casablancas cantando de peito aberto sobre o quanto ele está esperando que a sua amada venha logo para que possam viver todos os momentos juntos.

Under Control

Under Control fala sobre alguém que decide terminar pacificamente uma relação devido a incompatibilidades de personalidades e objetivos. É boa pra ouvir naqueles momentos em que é necessário organizar os pensamentos.

12:51

Segundo Julian Casablancas, 12:51 fala sobre aquele momento logo antes de você transar. Ele ainda admitiu que “copiou totalmente” a canção Bull In The Heather, do Sonic Youth. A música foi o primeiro single do álbum Room On Fire, de 2003.

Bad Decisions

Bad Decisions divide opiniões: enquanto alguns pensam que ela trata da relação conflituosa entre Julian Casablancas e seu pai, outros acreditam que a música tem a ver com as expectativas dos fãs em relação à banda.

Under Cover of Darkness

Under Cover of Darkness foi lançada no álbum Angles, em 2011. O clipe traz duas autorreferências: uma ao vídeo de You Only Live Once e outra ao de Last Nite, o que ganha significado junto ao verso estão todos cantando a mesma música há dez anos.

Hard To Explain

Primeira música de trabalho dos Strokes, Hard To Explain ajudou a antecipar as expectativas pelo álbum Is This It. A música foi considerada por revistas como a Rolling Stone e a NME como uma das 100 melhores dos anos 2000.

The Modern Age

Faixa que deu título ao primeiro EP dos Strokes, The Modern Age fala sobre os estranhamentos da vida moderna.

Call It Fate Call It Karma

Call It Fate Call It Karma é uma faixa com ar de canção de ninar, muito diferente das outras dos Strokes. Coincidência ou não, a sonoridade da música lembra o Little Joy, banda que o baterista Fabrizio Moretti teve com Rodrigo Amarante e Binki Shapiro.

A trajetória do The Strokes

O The Strokes surgiu em Nova York, em 1998. O início da banda aconteceu como o de muitas outras: amigos de escola que resolvem se reunir para fazer um som. Os amigos eram o vocalista Julian Casablancas, o guitarrista Nick Valensi e o baterista Fabrizio Moretti.

Mais tarde, o baixista Nikolai Fraiture, amigo de infância de Casablancas, entrou para o grupo, assim como o guitarrista Albert Hammond, que havia estudado com o vocalista.

The Strokes
Créditos: Divulgação

A banda fez sua primeira apresentação como The Strokes em 1999 em uma casa noturna de Manhattan. Em 2000, o produtor Gordon Raphael gravou com eles o EP The Modern Age, que trazia canções do que viria a ser o primeiro álbum da banda, Is This It.

Lançado em 2001, Is This It foi aclamado pela crítica e os Strokes passaram a ser considerados a salvação do rock. Puxada pelo sucesso do single Last Nite, a banda  logo se tornou um fenômeno mundial e abriu caminho para outras do mesmo gênero.

Passado o furor inicial, o The Strokes permanece sendo uma das bandas mais influentes e respeitadas do indie rock. Em 2020, o grupo lançou seu sexto álbum de estúdio, The New Abnormal, indicado ao Grammy na categoria de Melhor Álbum de Rock.

Capa do álbum The New Abnormal
Capa do álbum The New Abnormal / Créditos: Divulgação

Rock dos anos 2000

Agora que você ouviu as melhores músicas do The Strokes, que tal aproveitar e relembrar as músicas que marcaram o rock dos anos 2000? Aumenta o som pra curtir esses clássicos!

rock anos 2000

Mais posts para quem curte indie: