7 de Junho de 2024, às 12:00
Há mais de 20 anos, a trilha sonora de Mulheres Apaixonadas fazia o coração dos espectadores bater mais forte nas noites da Rede Globo. E, em 2023, o público pôde relembrar os momentos mais marcantes da trama.

Não é novidade para ninguém que as músicas tema de novela são uma atração à parte quando o assunto é teledramaturgia. Afinal, são as canções que embalam as cenas repletas de emoções, como amor, tristeza, vingança e felicidade, que transformam a atração em uma história inesquecível.
Por isso, que tal relembrar um dos maiores sucessos das 21 horas e conferir nossa seleção com o melhor da trilha sonora de Mulheres Apaixonadas? Vem com a gente!
Exibida entre fevereiro e outubro de 2003, Mulheres Apaixonadas completou 20 anos em 2023. Além da trama de Helena, vivida por Christiane Torloni, que resolve viver uma paixão depois de ficar 15 anos casada, outras histórias também fizeram a cabeça e dominaram o coração dos brasileiros.
Chegou a hora de viajar no tempo e relembrar as melhores canções da trilha sonora de Mulheres Apaixonadas.
Nada como um clássico da MPB para marcar a trilha sonora de uma novela. Pela Luz Dos Olhos Teus já é uma velha conhecida do público, pela voz de Tom Jobim. Mas a parceria com a cantora Miúcha deixou a canção ainda mais especial.
Esta foi a faixa escolhida para a abertura de Mulheres Apaixonadas. Olha só:
Os Tribalistas, grupo formado por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, fizeram muito sucesso em 2003. Uma de suas faixas mais famosas é Velha Infância, música tema de Cláudio (Erik Marmo) e Edwiges (Carolina Dieckmann).
Por falar nisso, o amor inocente do casal tem tudo a ver com o significado de Velha Infância.
A canção Eu e a Brisa, de autoria de Johnny Alf e interpretada por Márcia, é o tema de Lorena (Suzana Vieira). A irmã de Helena se apaixona por um rapaz mais novo, Expedito. O romance dos dois rende muitas cenas emocionantes.
É claro que não poderíamos deixar de falar da música tema de Helena. Eu Sou Assim, da Luiza Possi, foi a escolhida para representar a personalidade livre e desimpedida da protagonista.
Luciana (Camila Pitanga) nutre uma paixão desde a adolescência pelo seu primo Diogo (Rodrigo Santoro). O Amor Em Paz, interpretada por Gal Costa, é o tema da personagem, que vive muitos momentos de drama por conta desse sentimento.
O tema do casal Luciana e Diogo tinha que ser digno do amor desses dois personagens. A escolhida foi Amor Maior, que acabou se tornando um grande sucesso da banda mineira.
O single foi lançado no DVD de 20 anos do grupo e marcou a carreira do Jota Quest.
Toda novela de Manoel Carlos tem clássicas cenas no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. No caso de Mulheres Apaixonadas, esses momentos apareciam embalados pela canção Você, gravada por Reynaldo Gianecchini e Marília Gabriela,
Na época, os artistas eram um casal. Não é à toa que, em algumas cenas de Lorena e Expedito, a música também tenha tocado na novela.
Mais uma música tema da protagonista Helena, Preciso Aprender a Ser Só, na voz de Maria Bethânia, tem tudo a ver com a busca da personagem, que quer encontrar um novo amor depois de um longo e estável casamento com Téo (Tony Ramos).
A faixa Não Sei Se Foi, de João Donato, foi a escolhida para o casal César (José Mayer) e Luciana. O romance é abalado pelo reencontro de César com Helena, que foi sua namorada no passado.
O triângulo amoroso dos personagens é uma das tramas principais de Mulheres Apaixonadas.
O relacionamento extraconjugal de Silvia (Natália do Vale) e Caetano (Paulo Coronato) é um dos pontos altos da novela. O mesmo vale para a música tema do casal: Onde Anda Você?, da dupla Ângela Maria & Cauby Peixoto.
Passando para a trilha sonora internacional de Mulheres Apaixonadas, temos mais um hit dos anos 2000. Don’t Know Why, de Norah Jones, foi a música escolhida para Raquel (Helena Ranaldi).
Na trama, Raquel é uma professora de educação física, vítima de um relacionamento abusivo, que acaba se apaixonando por um de seus alunos.
O jovem por quem Raquel se apaixona é Fred (Pedro Furtado). O garoto corresponde à paixão e podemos vê-lo sofrendo por amor ao som de I’m With You.
Se você viveu os anos 2000, com certeza vai gostar de relembrar um dos maiores sucessos da carreira de Avril Lavigne.
Rodrigo (Leonardo Miggiorin) é um dos personagens mais lembrados de Mulheres Apaixonadas. O jovem vive muitos momentos difíceis na trama, como a morte de seu pai. A sua música tema é Disease, do Matchbox Twenty.
A personagem Heloísa (Giulia Gam), irmã de Helena, é também uma figura memorável da novela. Ela é uma mulher extremamente ciumenta, que acaba percebendo que os seus ciúmes pelo marido, Sérgio (Marcello Antony), chegam a ser patológicos.
Nothing At All, do Santana em parceria com o Musiq, é a música escolhida para retratá-la.
O programa Vale a Pena Ver de Novo é um dos grandes clássicos da TV brasileira. Nele, podemos relembrar as melhores novelas e os seus temas marcantes. É o caso da trilha sonora de Mulheres Apaixonadas, que foi reexibida em 2023.
Pensando nisso, que tal voltar no tempo e conferir a nossa seleção com as melhores novelas do Vale a Pena Ver de Novo?





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.