Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Música acapella: conheça o estilo e todo o poder da voz

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

10 de Julho de 2021, às 19:00

Você já pensou no quanto a voz humana é poderosa? Com ela, o cantor consegue produzir inúmeras melodias, sem qualquer acompanhamento instrumental. Esse tipo de técnica tem nome: música acapella.

Para conseguir esse grande feito, é preciso que o artista tenha um talento vocal inigualável e muito conhecimento técnico. Tanto que muitos deles acabam se tornando vocalistas famosos de bandas de rock ou de outros estilos musicais. 

Se você é um grande admirador da música ou simplesmente se emociona com uma bela voz, saiba mais sobre a música acapella, a sua origem histórica e as melhores produções desse tipo.

O que é música acapella?

Em poucas palavras, acapella é um estilo de música que utiliza apenas a voz para produzir sons e não é acompanhada por nenhum instrumento musical. 

O termo vem do italiano e significa à moda da capela ou no estilo da capela. No entanto, ele foi adaptado para vários idiomas. No português, é possível escrevermos acapella, como no original, ou à capela. 

Para produzir canções nesse estilo, é possível que o cantor simplesmente grave a música sem nenhum fundo musical.

Mas há também a possibilidade de que essa melodia instrumental seja retirada por meio de recursos tecnológicos, de modo que apenas a parte vocal permaneça. 

Se você curte cantar músicas em karaokês, por exemplo, caso o som não esteja sendo emitido pelo aparelho, você estará fazendo uma interpretação acapella.

Ou seja, qualquer um pode se arriscar nesse formato! Mas só aqueles que possuem uma técnica apurada conseguem agradar o público apenas com o poder da sua voz.

Como e onde a música acapella surgiu?

Se você pensou que, pela nomenclatura, a música acapella surgiu na religião, acertou! A origem desse estilo está na prática do canto gregoriano

Esse tipo de canção, quando surgiu no século VII, não precisava de acompanhamento do órgão ou outro instrumento. Ele era composto apenas pelo canto de monges e clérigos da Igreja Católica. Eles formavam um grupo denominado schola cantorum.

Muitas vezes, esses cantores desciam ao presbitério, que é a parte em frente ao altar nos templos religiosos, e cantavam nas laterais desses locais. Por isso, foi adotada a expressão “à capela”

Além da música devocional, outros compositores, ao longo dos anos, criaram músicas para serem cantadas acapella, principalmente no formato de motetos e madrigais. São exemplos Mozart, Bach e Bruckner. 

A música acapella ainda faz sucesso? 

Apesar de ter uma origem religiosa e existir há muitos anos, as músicas acapella continuam agradando ao público. Existem, inclusive, alguns cantores e bandas que se dedicam exclusivamente a esse formato.

Pentatonix

É o caso do Pentatonix, surgido nos Estados Unidos em 2011. Ele é composto por cinco vocalistas, que nos mostram o quanto o poder da voz pode transformar uma canção.

A banda venceu a terceira temporada do programa de TV The Sing-Off e, a partir daí, conquistou uma multidão de fãs no mundo inteiro.

Caso ainda não conheça, ouça a seguir a versão deles de Hallelujah:

Há ainda outros artistas que se destacam hoje com essa técnica, como o Arautos do Rei, famosos no gospel nacional, o Take 6, que canta gospel, soul, R&B e jazz e o Voca People, especializado em teatro vocal. 

Quais são as melhores músicas acapella?

Além das bandas dedicadas ao estilo acapella, temos também várias músicas famosas, muito amadas pelo público, gravadas nesse formato. Conheça agora quais são as melhores músicas na versão acapella!

Love On Top — Beyoncé

Que a Beyoncé é diva, todo mundo sabe. Então, era de se esperar que ela arrasasse apenas com a sua voz que, por sinal, é poderosíssima.

Veja uma interpretação nesse formato, de um dos seus maiores hits, Love On Top:

Total Eclipse Of The Heart — Bonnie Tyler 

Um dos maiores clássicos dos anos 1980 é Total Eclipse Of The Heart, da Bonnie Tyler. Por mais que a melodia seja inesquecível, o talento vocal da cantora é, sem dúvida alguma, um dos seus maiores trunfos.

Rehab — Amy Winehouse

Apesar da breve carreira, Amy Winehouse conquistou e ainda conquista admiradores de todas as idades.

A sua principal música de trabalho, Rehab, já foi regravada por vários artistas e também ganhou a sua própria versão acapella.

You & I — One Direction

Outro grupo que se rendeu ao estilo acapella foi o One Direction. Nessa gravação de You & I, os recursos instrumentais foram retirados pelo computador e ficou apenas a voz dos integrantes.

Somebody To Love — Queen

Um dos maiores cantores do mundo foi Freddie Mercury. Com a sua voz potente, ele marcou a história do rock.

Para recordar todo o seu talento, ouça uma das melhores músicas do Queen, Somebody To Love, só no vocal:

Confira as 10 melhores músicas do Queen

Quer ler mais curiosidades sobre esse estilo?

Se você curte cinema, provavelmente já assistiu ou ouviu falar do filme A Escolha Perfeita, de 2012. Sucesso de bilheteria, ele está entre os melhores longas musicais de todos os tempos e explora muito a técnica acapella. 

A trama gira em torno de Beca, uma jovem revoltada por ser obrigada a estudar na universidade em que seu pai é professor. Para sua surpresa, lá ela descobre um talento que nem imaginava: a voz

Ela passa a integrar um grupo formado só por garotas, que tenta há muitos anos vencer o Campeonato Regional de Música, mas sempre acaba perdendo. Agora é a vez de tentar de novo, com uma nova integrante! 

Relembre uma das performances mais marcantes dessa produção, Riff Off:

https://youtu.be/_x7dJXHbgjY

Será que você sabe quais músicas famosas são covers?

Agora que você ficou por dentro de todos os detalhes sobre as músicas acapella e conferiu alguns exemplos, que tal descobrir uma curiosidade sobre algumas canções famosas?

Saiba quais são as músicas que, na verdade, são covers e você nem imaginava! 

músicas covers

Para ler mais: