Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas e danças da Colômbia: conheça melhor o país vizinho

Curiosidades · Por Mateus Pereira Silveira

19 de Março de 2022, às 19:00

Com múltiplas influências culturais, a Colômbia é um país conhecido pelos seus ritmos musicais e danças típicas, algo que ficou bem em evidência com as canções do filme Encanto, produção da Disney que desbrava a riqueza e a identidade colombiana. 

De gêneros e estilos que se espalham por todo o território à tradições bem presentes em determinadas regiões, as músicas e danças da Colômbia mesclam referências latinas, africanas, europeias e de povos nativos, que viviam na região antes do período de colonização. 

Graças a energia e alegria representadas por essa arte e por artistas como Shakira, Karol G e Maluma, que expandem a cultura do seu país pelo mundo, as músicas e danças da Colômbia são cada vez mais conhecidas em outros lugares

Então, vamos viajar para o país vizinho e conhecer esses novos ritmos? Duvido que depois dessa leitura você vá ficar parado(a). 

Músicas e danças da Colômbia: conheça o melhor da cultura do país

A diversidade aparece em cada canto da Colômbia e são tantas músicas e danças que fica difícil deixar vários estilos de fora. Para contemplar a riqueza cultural do país, trouxemos 12 tipos de músicas e danças para você apreciar e viajar sem sair de casa. Confira! 

Cumbia 

Bastante popular, a Cumbia é praticamente um patrimônio nacional da Colômbia. Fruto da miscigenação no país, a dança agrega elementos africanos como os tambores, indígenas (flautas) e europeus. 

Bem presente nas regiões litorâneas, a dança remete a um ritual de namoro, no qual as mulheres carregam velas acesas na mão direita, enquanto com a esquerda balançam a ponta da saia ao ritmo da música.

Enquanto isso, os homens dão passos galantes em torno das pretendentes trajados com roupas tradicionais. 

Essa música típica da Colômbia tem como uma das principais artistas a cantora Totó La Momposina, que representava os traços do folclore local em suas apresentações, se tornando uma das mais célebres artistas do gênero no país. 

Bambuco 

Tão tradicional quanto a Cumbia é o Bambuco, que tem suas origens ligadas aos andes colombianos. Por sua ligação histórica e territorial, é visto como mais representativo que outros símbolos culturais da Colômbia. 

O tom especial dessa dança colombiana se dá em razão da herança da população indígena nativa, que interpretava os passos e cantorias durante a produção das cerâmicas. Mesmo com a chegada dos espanhóis, o bambuco se manteve intacto, apenas adaptando alguns aspectos da valsa e da polka. 

O estilo musical é interpretado com instrumentos de corda e percussão, como a guitarra, a bandola e geralmente é cantado em um dueto. Os passos, interpretados por casais, também remetem ao momento de cortejo e sedução, utilizando tecidos e lenços nas performances, que também contam com vestimentas coloridas. 

Entre os nomes que mantêm o ritmo típico colombiano vivo está o Guafa Trio, que resgata as tradições e memórias do povo em apresentações emocionantes. 

Champeta 

Bebendo na herança africana de muitos descendentes caribenhos, a Champeta é uma dança que encontrou seu lugar há pouco tempo quando comparada aos movimentos típicos do país. 

Bastante enérgica, alegre e sedutora, a champeta caiu na graça dos mais jovens e ganhou o status de ser uma dança colombiana bastante provocante, na qual a pessoa pode dançar sozinha ou na companhia do crush

Cheia de movimentos e requebrados, a Champeta alcançou outro patamar quando ela mesma, Shakira, trouxe o ritmo para dentro da sua apresentação no Super Bowl em 2020

Como se não bastasse o show a parte, a diva colombiana ainda trouxe um tutorial em seu canal mostrando os passos da coreografia. Com certeza, essa não pode faltar em qualquer festa para lá de animada, seja na Colômbia ou aqui no Brasil mesmo 🙂 

Vallenato 

O Vallenato é uma dança e estilo musical tão típico do país vizinho que recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

Alegre e romântico, essa modalidade é tocada com instrumentos como a caixa, acordeão e a guacharaca. Assim como outros movimentos musicais, o Vallenato abraça vários ritmos, como o merengue e o paseo. 

As composições são bem interligadas com a melodia e acordes sonoros, dando espaço para que os artistas abram seus corações e deixem que os sentimentos corram pelas palavras e suas vozes. 

De certa maneira, o Vallenato é um tipo de música de raiz, que se assemelha ao forró ou até mesmo ao sertanejo mais tradicional, deixando que cada um sinta a energia fluir para que os passos saiam naturalmente. 

Um clássico desse arranjo colombiano é a música Los Caminos de La Vida, do grupo Los Diablitos, que pega o ouvinte pela beleza e emoção contidas em seus versos. 

Zumba

Febre nas academias de ginástica no final da década passada, a Zumba reúne vários ritmos latinos, como a salsa e o merengue, em um programa de exercícios físicos, no qual é possível manter o corpo em dia de maneira divertida. 

Essa mistura começou com o instrutor Beto Pérez nos anos 90, com a combinação de movimentos dançantes para canções bem conhecidas na região. 

Com o passar do tempo, o fenômeno se expandiu e foi ganhando adeptos em outros países, principalmente diante do ideal de manter uma rotina saudável, mas com descontração e muita alegria. 

A estratégia deu tão certo que os passos de zumba aos poucos foram sendo adaptados em outras coreografias, criando uma identidade única, que ao mesmo tempo combina com estilos como o pop, o reggaeton, o funk, o samba e muitos outros. 

Salsa 

Mesmo sem ser o país natal da Salsa, a Colômbia abraçou o molejo latino e adaptou ao seu jeitinho, tanto que hoje a cidade de Cali é conhecida como a Capital Mundial da Salsa. 

Natural de Cuba, a dança é a cara dos países latinos e também incorporou outros passos, como o do mambo para se espalhar pela América. Bastante dinâmico, o ritmo vai além do movimento para frente e para trás que muitos imaginam, exigindo uma boa dose de jogo de cintura para dar sua dose de sensualidade.

A adaptação da Salsa na Colômbia caiu nas graças dos atletas. Para quem não lembra, a seleção colombiana de futebol foi uma das sensações da Copa de 2014, porque além do bom jogo em campo, eles metiam uns elementos de Salsa Choke em suas comemorações, levando a performance para outras competições. 

Da para notar que na Colômbia, a Salsa ganhou uma pegada mais parecida com o reggaeton e com novos artistas embarcando na vibe, o que não faltam são playlists e 

canções para botar a dança em prática. 

Bullerengue 

As matrizes africanas costumam ter bastante influência nas danças típicas colombianas, como é o caso do Bullerengue. Ligada aos rituais de fertilidade, essa modalidade de dança é praticada apenas pelas mulheres, em uma cadência definida pelas baterias e pelas palmas dos demais participantes. 

Para essa ocasião, as mulheres se vestem inteiramente de branco e adotam uma postura ereta, dando pequenos passos combinando com o balanço do vestido. 

Antigamente, toda a cerimônia era realizada para indicar a chegada da puberdade para as meninas da região, indicando que elas já estavam prontas para o casamento, algo que foi transformado para festejar a fertilidade. 

Quando o assunto é o canto do Bullerengue, não podemos deixar de falar de Petrona Martinez, indicada ao Grammy Latina pelo seu álbum folclórico, mantendo os traços ancestrais bem vivos no seu país. 

Pasillo Voliao

Quem disse que a quadrilha é algo que faz parte apenas das nossas festas juninas? O Pasillo Voliao vem para provar que os costumes colombianos são bem parecidos com os nossos. 

Enquanto o Pasillo tradicional no país tem o requinte da valsa, o Voliao é ligado aos pequenos povoados, onde séculos atrás os jovens usavam essa dança para encontrar o par ideal. 

Com o passar dos anos, esse hábito foi se perdendo nas comunidades, mas como a história se renova, a música e dança passaram a fazer partes de festividades regionais, resgatando a identidade colombiana

Joropo 

Com elementos do fandango, do sapateado e da valsa, além da Colômbia, o Joropo também é uma dança comum na Venezuela. Mais uma vez, a característica da dança é ligada ao momento do cortejo, nos quais o homem busca encantar a sua parceira. 

O Joropo mescla movimentos rápidos com partes mais lentas, em que os casais dançam mais próximos, geralmente de mãos dadas ou com elas apoiadas na cintura dos parceiros. 

As vestimentas são outro atrativo, com os homens usando calças brancas, camisa de manga comprida e um chapéu ao estilo cowboy. Já as mulheres são trajadas com blusas brancas ou floridas, de mangas curtas e adereços florais na cabeça. 

Calypso 

Se o assunto é colocar o quadril para jogo, o calypso colombiano representa muito bem. O ritmo é inspirado nas músicas e danças de outros países do Caribe e tornou-se um dos símbolos da Colômbia. 

A música tem uma aura bem vibrante e descontraída, o que torna os movimentos mais naturais, mas que também se intensificam com o avançar da melodia. A dança geralmente é feita com os pares e grupos mais afastados, com bastante espaço para o remelexo acontecer daquele jeitinho especial. 

Vale ressaltar que a vibe do Calypso conhecida na Colômbia é bem mais praieiro que o estilo conhecido na região Norte do Brasil. Entre as diversas coletâneas do ritmo, vale destacar o Conjunto Bahia Sonora, que possui canções deliciosas. 

Reggaeton 

O real de nascimento do reggaeton é Porto Rico, mas não podemos nos esquecer que os colombianos embarcaram com tudo nesse fenômeno, com artistas como J Balvin, Karol G e Maluma explorando as vertentes do estilo em seus sucessos. 

Aproveitando elementos do reggae com o estilo eletrônico, o ritmo vem crescendo demais nos últimos anos, se expandindo por países europeus e da América do Norte, já que em terras latinas, ele nos contagiou imediatamente. 

Com muito molejo e sensualidade, a dança mesclou trejeitos de ritmos clássicos como a salsa com passos urbanos e até mesmo do funk. Desse jeito, não apenas os colombianos embarcaram na onda, mas os brasileiros também. 

Unindo todas as tribos, o Reggaeton não deixa quase ninguém parado e um bom exemplo disso é a já icônica Mi Gente, que apresentou J Balvin para o mundo musical e não sai da nossa cabeça mesmo anos depois de seu lançamento. 

Soy loco por ti, América! 

Nos últimos anos, diversas revelações musicais despontaram em terras latino americanas. E para celebrar essa representatividade, depois de te apresentar as músicas e danças da Colômbia, reunimos os melhores artistas latinos da atualidade para você conhecer!

Cantores Latinos