Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Para homenagear o Rei do futebol: 14 músicas inspiradas no Pelé

Como Rei do Futebol, Pelé já foi inspiração para diversas músicas. Conheça algumas delas!

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

29 de Dezembro de 2022, às 16:20

Edson Arantes do Nascimento, conhecido no mundo inteiro como o eterno Pelé, faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos. O jogador entrou para a história do futebol como o único a ganhar 3 Copas, e já foi consagrado como o maior goleador do esporte, com mais de 1.200 gols.

Além de todo o impacto e o legado que deixou nos campos, existem tantas músicas inspiradas no Pelé que logo fica claro que o rei do futebol não influenciou apenas o esporte.

As habilidades com a bola no pé fizeram do Atleta do Século um tema que encantou e inspirou artistas de diferentes gerações, misturando duas grandes paixões do povo brasileiro: a música e o futebol.

A lista conta com produções de grande calibre, incluindo canções de Caetano Veloso, Alcione, Jorge Ben Jor e Chico Buarque! 

Tem até música do Pelé, que se juntou ao time dos jogadores cantores em parceria com Elis Regina e também compôs e tocou! Veja só!

Músicas inspiradas no Pelé: 14 canções sobre o Rei do Futebol

Futebol e música caminham de mãos dadas. Quem não se emociona ao lembrar de Zeca Pagodinho cantando Deixa a Vida Me Levar na campanha do penta do Brasil ou não curtiu o clima de Copa do Mundo da África (2010) com Waka Waka, da Shakira?

Muitas vezes, no entanto, a arte e o esporte andam de mãos dadas para criar uma experiência ainda mais emocionante para todos, celebrando grandes personalidades, competições ou partidas de futebol marcados nos corações dos torcedores.

Esse é o caso das músicas inspiradas no Pelé, que misturam os dois mundos para homenagear um dos maiores e mais vitoriosos esportistas de todos os tempos! Confira!

Obrigado, Pelé – MPB4

Para celebrar o tricampeonato do Brasil em 1970, com atuação de gala de Pelé seguida pelo anúncio de sua aposentadoria, o sambista Miguel Gustavo escreveu Obrigado, Pelé, gravada pelo grupo MPB-4 e regravada por Wilson Simonal.

O Nome do Rei É Pelé – Jorge Ben Jor

Jorge Ben Jor nunca escondeu seu amor pelo futebol, especialmente por seu time de coração, o Flamengo. Em 2004, o artista deixou o clubismo de lado e celebrou o Atleta do Século no samba-rock O Nome do Rei É Pelé.

O Homem Dos Três Corações (Pelé) – Alcione

A Marrom celebra o Rei do Futebol em O Homem Dos Três Corações (Pelé), faixa de 2020 que faz referência à cidade onde o craque nasceu, Três Corações (MG), e aos dribles mágicos do maior atleta brasileiro da história.

Nasal Sensual – Juca Chaves

Famoso pelas sátiras que misturavam seus talentos musicais e humorísticos, Juca Chaves lançou Nasal Sensual para fazer graça da própria aparência e brinca que seu nariz é maior ainda que o Pelé.

Meio-de-Campo – Gilberto Gil

Ao compor Meio-de-Campo, Gilberto Gil pretendia homenagear o meia Afonsinho, do Fluminense, por sua postura crítica à ditadura militar. A faixa também menciona outros atletas, como Pelé e Tostão, craques da Copa de 1970.

Two Naira Fifty Kobo – Caetano Veloso

Caetano Veloso usou o ritmo e o suingue da Tropicália para gravar Two Naira Fifty Kobo, prestando reverência ao Rei do Futebol: No meu coração da mata gritou ‘Pelé, Pelé! Faz força com o pé na África’.

Pivete – Chico Buarque

Em Pivete, Chico Buarque lança luz sobre o drama da pobreza e da desigualdade social, denunciando um falso milagre econômico que no sinal fechado vende chiclete, capricha na flanela e se chama Pelé. Crítica social com um toque do Rei!

E Por Falar no Rei Pelé?! – Gonzaguinha

Tentando escapar da censura durante a ditadura, Gonzaguinha compôs o samba E Por Falar no Rei Pelé?!, que nem cita o ex-jogador, mas abre espaço para uma reflexão sobre quem frequenta os espaços mais simples dos estádios, como as arquibancadas.

Pega na Mentira – Erasmo Carlos 

Hit que marcou uma geração, Pega na Mentira é uma parceria de Erasmo Carlos e Roberto Carlos sobre uma pessoa que parece incapaz de dizer verdades. Entre as mentiras citadas na canção está Zico tá no Vasco com Pelé.

Perdão Não Tem – Pelé & Elis Regina

No final da década de 1970, a gravadora Philips resolveu juntar duas paixões do brasileiro: Pelé e Elis Regina, para gravar um EP original. É isso mesmo que você leu: Pelé canta e toca num disco de samba que traz como destaque a faixa Perdão Não Tem!

O Rei Pelé – Jackson do Pandeiro

Em 1974, já na reta final da carreira, o maior ídolo da seleção brasileira foi homenageado em O Rei Pelé, de Jackson do Pandeiro, um santista apaixonado que queria deixar registrado seu amor pelo Rei do Futebol.

O Futebol – Chico Buarque

Torcedor apaixonado pelo Fluminense, Chico Buarque nunca negou sua paixão pelo esporte preferido dos brasileiros, tema recorrente em suas canções. Exemplo disso é O Futebol, que cita Pelé, Didi, Garrincha e outros craques da nossa história.

Pelé – Palavra Cantada

Rei do Futebol só para baixinhos? Existe também! O duo Palavra Cantada lançou a faixa Pelé em 2018 para revelar as glórias e a grandeza do Atleta do Século para o público infantil.

Se Essa Rua Fosse Minha – Pelé, Xuxa, Chico Buarque e outros

Pelé se juntou a Xuxa, Chico Buarque, Ney Matogrosso e outros artistas para gravar a cantiga Se Essa Rua Fosse Minha por uma nobre causa: todo o dinheiro arrecadado foi revertido para o projeto de combate à fome do sociólogo Betinho.

Músicas inspiradas no Pelé e outras faixas sobre futebol

Não é preciso ser fã de futebol para se encantar com as músicas inspiradas no Pelé. O maior atleta do Brasil de todos os tempos está marcado não apenas em seus mais de mil gols ou no tricampeonato mundial, mas na cultura e na história do país.

Que tal continuar no clima do esporte mais popular do mundo? Vem conferir a seleção de músicas sobre futebol! Nossa playlist exclusiva traz sucessos de Jorge Ben Jor, MC Guimê e Emicida, Skank, Milton Nascimento, Marcelo D2 e outros grandes artistas do Brasil.

Músicas sobre futebol