Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas sobre sonhos: confira canções de diversos estilos

Listas musicais · Por Érika Freire

2 de Julho de 2022, às 19:00

Você sabia que o que não faltam são músicas sobre sonhos? Do rock ao funk, o tema serviu de base para muitas letras. E se tem uma coisa que faz parte da experiência humana são os sonhos, tanto aqueles que temos ao dormir, quanto as inspirações de se almejar algo. 

Ambos são importantes, pois eles ajudam a dar sentido à vida e também a nos conhecer melhor. Por isso, muitos artistas se inspiraram no tema para compor e temos diversas músicas sobre sonhos nos mais variados gêneros.

Para o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, os sonhos noturnos trazem à tona conteúdos do nosso inconsciente e, por isso, não devemos ignorá-los. Inclusive, anotar os sonhos é uma ótima ferramenta de autoconhecimento. 

Mas agora o assunto é música e a gente vai conferir algumas canções que trazem frases motivacionais e falam sobre sonhos. Vem com a gente? 

Músicas sobre sonhos: 18 canções com o tema

Essas músicas são para te encorajar quando você pensar em desistir de sonhar. 

Sweet Dreams — Eurythmics

Música que traz a energia dos anos 80, Sweet Dreams, do grupo britânico Eurythmics, foi composta por Annie Lennox e David A. Stewart e se tornou um dos maiores hits da banda. 

A letra menciona que os sonhos são doces e tem uma mensagem positiva, nos encorajando a seguir em frente. 

Dream On — Aerosmith

Sonhar até que se torne realidade. Essa é a mensagem principal de um dos maiores sucessos do Aerosmith. Dream On é uma música de 1973, presente no álbum de estreia da banda. 

Sonhos — Peninha

Embora o personagem da música tenha sido surpreendido após sua companheira se apaixonar por outro, ele renuncia a esse amor, mas tem um sonho em suas mãos e acredita em um amanhã mais feliz. 

A música Sonho é uma linda composição da década de 70 e um dos maiores sucessos de Peninha.

I Have A Dream — ABBA

I Have A Dream foi composta por Bjorn Ulvaeus e Benny Andersson e fala que quando a gente tem um sonho, ele nos dá o poder de enfrentar qualquer coisa. 

Dreamer — Hilary Duff

Lançamento de 2017 da cantora pop Hilary Duff, presente no álbum Dignity. Dreamer fala de um cara sonhador que está a fim de uma garota, mas se comporta mais como um perseguidor, assustando a moça. 

Não Deixe de Sonhar — Chimarruts

Esta música é para aqueles dias em que a gente está meio desanimado e pensando em desistir. Não Deixe de Sonhar, do Chimarruts, manda o recado: Preste atenção, não abra mão dos próprios sonhos. 

À Noite Sonhei Contigo — Kid Abelha

O Kid Abelha foi outra banda que se inspirou e escreveu uma música sobre sonhos. À Noite Sonhei Contigo tem um clima bem romântico com letra composta por Kevin Johansen, ideal para mandar uns trechos para o crush.

Dreams For Plans — Shakira

Dreams For Plans fala sobre dois amantes que trocaram seus sonhos por planos e agora vivem melancólicos. A música está presente no álbum Oral Fixation Vol. 2, da cantora colombiana Shakira.

Dreamer — Chris Brown

Logo na introdução de Dreamer a gente sente uma atmosfera diferente, algo meio fantasy. Essa música de Chris Brown é para todos os sonhadores que se perderam pelo caminho e precisam se conectar outra vez. 

You Dreamer You — Johnny Cash

Entre as músicas que falam sobre sonhos, a gente relembra o rei do country Johnny Cash com You Dreamer You. Composta pelo próprio cantor, a canção é de 1959 e a letra retrata um sonho sendo contado. 

Sueños — Nelly Furtado

Com a participação do cantor mexicano Alejandro Fernández, Sueños, de Nelly Furtado aborda o sonho como sendo parte da realidade, seja ele grande ou pequeno, sonhar é sempre libertador. 

Nunca Deixe de Sonhar — Rouge

Outra música que nos ajuda a reconectar com nossas fantasias é Nunca Deixe de Sonhar, do grupo Rouge. A canção foi gravada em parceria com o grupo KLB. 

Há uma luz, em algum lugar,

Que vai fazer seu sonho se realizar

É só você, acreditar que uma nova estrela vai poder brilhar

Os Sonhos de Deus — Gabriela Rocha

A cantora gospel Gabriela Rocha fez uma releitura do sucesso Os Sonhos de Deus, de Ludmila Ferber como forma de homenagear a pastora, falecida no início de 2022. 

A letra da música, escrita pela própria Ludmila, é uma injeção de ânimo para não desistir, pois os sonhos de Deus jamais vão morrer.

Dreams — Fleetwood mac

Após viralizar no TikTok em 2020 por conta do vídeo do skatista Nathan Apodaca, a música Dreams, do Fleetwood Mac, voltou ao topo das paradas após 45 anos, desde o lançamento do single, em 1977. Eis o poder do TikTok. 😆 

Sonhos e Planos — Os Travessos

Sonhos, planos, do dia pra noite tudo isso se perdeu… Primeiro verso da música Sonhos e Planos, do grupo Os Travessos. Um pagodinho não pode faltar, né? 

Sonho Lindo — Calcinha Preta

Tem espaço para o forró também quando o assunto é músicas sobre sonhos. Este sucesso de 2003, Sonho Lindo, do grupo Calcinha Preta, é uma mistura de paixão e romantismo com letra escrita por Bispo Júnior e Nelson Matos.

Dreams — The Cranberries

Quer relembrar uma música que fale sobre sonhos lá do início dos anos 90? Então vem ouvir a encantadora Dreams, um dos maiores sucessos da banda irlandesa The Cranberries. 

Sonho Meu — Maria Bethania

Composta em 1978 por Dona Ivone Lara em parceria com Délcio Carvalho, Sonho Meu se tornou um ícone da música brasileira na interpretação emocionante de Maria Bethânia. 

Sonho meu, sonho meu

Vai buscar quem mora longe, sonho meu

Outras músicas sobre sonhos que vale relembrar:

  • Boulevard of Broken Dreams — Green Day
  • Nosso Sonho — Claudinho e Buchecha 
  • Dream a Little Dream of Me — Ella Fitzgerald
  • Um Sonho — Nação Zumbi
  • Eu Tive Um Sonho — Marcelo D2
  • O Sonho dos Cria — Filipe Ret
  • Sonhos — MC Kevinho
  • Daydream — Tori Kelly

Afinal, sonhar com música, o que significa?

Depois de ouvir tantas músicas sobre sonho certamente você vai acabar dormindo e sonhando com o tema. A gente já pensou nisso e preparamos um conteúdo especial sobre o que significa sonhar com música. Não vai perder, né?

Sonhar com música

Aproveite para ler: