Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Novo álbum da Beyoncé: saiba tudo sobre o Renaissance

Álbuns · Por Ana Paula Marques

19 de Agosto de 2022, às 19:00

A espera acabou e o novo álbum da Beyoncé já está entre nós! O sétimo álbum da carreira da diva leva o ouvinte em uma jornada dançante, com influências de house, disco e black music.

Um dos trabalhos mais ousados da estrela, Renaissance tinha a difícil tarefa de superar ou ao menos se igualar aos sucessores Lemonade (2016) e Black Is King (2020), e a missão foi bem-sucedida.

Capa do novo álbum da Beyoncé, Renaissance
Créditos: Divulgação

O disco de 2022 já nasceu aclamado e conquistou nota 9 no Pitchfork, trazendo colaborações de grandes artistas, como Drake, Pharrell Williams, Skrillex e do maridão Jay-Z.

As letras falam de tudo, desde a vida e obra de Beyoncé até política, pandemia, desemprego, sexualidade e racismo, com homenagens a ícones como Diana Ross, Donna Summer e Grace Jones.

Vem conhecer o Renaissance e a nova fase da carreira de Beyoncé!

Renaissance: tudo sobre o novo álbum da Beyoncé

Verdadeira celebração da cultura negra e da dance music que se espalhou pelo mundo na década de 1990, Renaissance, o novo álbum da Beyoncé, foi muito esperado pelos fãs da cantora e amantes de música em geral.

Sétimo álbum da carreira solo da ex-Destiny’s Child, a obra transita sem constrangimento entre o rap, o soul e o disco, mostrando a esposa de Jay-Z em seu pleno amadurecimento musical.

Beyoncé
Créditos: Divulgação

Na bagagem, hits instantâneos, como a dançante Break My Soul, Alien Superstar e Thique, além de influências de hyperpop, techno, house, bounce (uma variação de rap típica do sul dos Estados Unidos) e até gospel music.

Vem conhecer as melhores músicas do novo álbum de Beyoncé, o épico Renaissance!

Break My Soul

Primeiro single do álbum, a dançante Break My Soul se tornou um hino instantâneo das pistas de dança e do movimento Great Resignation, marcado por pessoas que abandonam seus trabalhos em busca de melhores condições de vida.

America Has A Problem

Os brasileiros vão notar um toque de influência do funk carioca em America Has A Problem, hit que faz referência a Cocaine, de Kilo Ali, e mostra que o maior problema da América é a sensualidade de Beyoncé.

Leia Mais: Aprenda inglês com as músicas de Beyoncé

Alien Superstar

Maior destaque orgânico do novo álbum da Beyoncé, Alien Superstar parece ter sido feita caprichosamente para os balls e duelos de vogue mundo afora.

Uma das melhores faixas do Renaissance, a música tem sample de I’m Too Sexy, de Right Said Fred.

I’m That Girl

Faixa de abertura do álbum com um toque de ostentação, I’m That Girl mostra Beyoncé se libertando da noção de não-pertencimento e negação da cultura norte-americana, com um flow acelerado marcado pelo sintetizador grave.

Energy

A primeira grande polêmica do Renaissance veio em Energy, que lança indiretas à derrota eleitoral de Trump: a cantora Kelis não gostou que Beyoncé utilizou um sample de sua canção Milkshake e a faixa chegou a ser digitalmente alterada para remover o trecho.

Heated

Com cara de hit em potencial, Heated é a mais nova colaboração de Beyoncé com Drake. Eles já haviam cantado juntos em Mine (2013).

O rapper canadense dessa vez não solta a voz na música, mas foi coautor do hit e deixou a sua cara na faixa em ritmo dancehall.

Thique

A sensual Thique faz uma espécie de ponte entre o trap contemporâneo e o ritmo Miami bass que dominou a música norte-americana negra na década de 1980, sem pudor com sua letra cheia de referências sexuais e muitos elogios quentes ao maridão, Jay-Z.

Summer Renaissance

Homenagem ao sucesso I Feel Love (1977), de Donna Summer e Giorgio Moroder, Summer Renaissance encerra o Renaissance com chave de ouro, marcando a deixa para os próximos lançamentos de Beyoncé.

Virgo’s Groove

Música mais longa do novo álbum da Beyoncé, com mais de seis minutos de duração, Virgo’s Groove troca o house por uma homenagem ao R&B contemporâneo, com um toque de influência da cantora Solange, irmã da artista e um dos maiores nomes do gênero.

Cozy

Beyoncé aparece “confortável na própria pele” em Cozy, que utiliza trechos de um discurso de Ts Madison sobre identidade negra e orgulho LGBTQIA+.

Renaissance, aliás, é dedicado ao saudoso tio de Beyoncé, Johnny, “homem gay mais fabuloso que conheceu”.

Plastic Off The Sofa

O novo álbum da Beyoncé abandona o house por um instante para celebrar o R&B dos anos 1990 em Plastic Off The Sofa, que apresenta a versão mais sensual e melódica dos vocais da estrela, além de uma letra quente, cheia de referências sexuais.

Move

Em parceria com Grace Jones e a revelação nigeriana Tems, Beyoncé homenageia o estilo de dança brukup, de origem jamaicana, na contagiante Move.

O grande desafio é resistir à vontade de dançar enquanto curte a batida animada e tropical da faixa.

Pure/Honey

A bate-cabelo Pure/Honey é uma celebração da música house e da cultura LGBTQIA+, cheia de frases perfeitas para usar nas redes sociais. Afinal, deveria custar US$ 1 bilhão ser tão bonita, como canta Beyoncé.

Church Girl

Na potente Church Girl, Beyoncé leva o fã à igreja e vai do céu ao inferno ao som de um groove com pegada gospel, com sample do grupo de música gospel Clark Sisters.

A faixa reflete sobre a culpa cristã com uma caótica base que mistura house e bounce.

Cuff It

A base super dançante inspirada na disco music de Cuff It esconde uma letra cheia de sensualidade, que mostra a vontade de Beyoncé de ficar chapada de tesão, explorar fetiches como o sadomasoquismo e fazer o parceiro “levitar” até encontrar Deus.

All Up In Your Mind

Inspirada no hyperpop, All Up In Your Mind é uma ode ao maximalismo moderninho que propõe uma desconstrução do techno, com coautoria de A.G. Cook, que já trabalhou com Lady Gaga, Charli XCX e outros grandes nomes do pop.

Conheça os melhores hits de Beyoncé

Se você gostou do novo álbum da Beyoncé, vai gostar ainda mais da seleção que fizemos das melhores músicas da cantora!

A irmã da cantora Solange e esposa do rapper Jay-Z coleciona clássicos ao longo de mais de 25 anos de carreira, incluindo parcerias de sucesso com grandes nomes da música, como Lady Gaga, Shakira, Jack White e muitos outros.

A lista com as melhores músicas de Beyoncé inclui os maiores hits da carreira da mãe de Blue Ivy e dos gêmeos Rumi e Sir Carter, como Single Ladies, Formation e Crazy In Love.

Melhores músicas: Beyoncé

Conteúdo Relacionado: