Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O que é ASMR? Saiba tudo sobre o estilo perfeito para relaxar

Curiosidades · Por Rafaela Damasceno

19 de Agosto de 2021, às 12:00

Raspar sabonetes, mastigar alimentos crocantes e pentear o cabelo podem ser atividades que, aparentemente, não têm nenhuma relação entre si. Mas, para os adeptos ao ASMR, o som e a imagem produzidos por elas podem ser o maior aliado para relaxar e dormir.

Basta pesquisar a #asmr no Instagram ou no Youtube para encontrar diversos vídeos que utilizam essa técnica. Assim como o bedroom pop, essa é uma nova tendência que tem crescido cada vez mais entre os usuários das redes sociais.

Apesar disso, até hoje, muita gente duvida do seu poder. Para desvendar esse mistério, vamos explicar agora sobre o que é ASMR, para que ele serve, como é feito e outras informações interessantes. Quem sabe esse não era o detalhe que faltava para você ter uma boa noite de sono? 🤔

O que é ASMR?

ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response. Em tradução literal para o português, significa “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano”, usado para identificar as sensações provocadas por estímulos sonoros e visuais específicos. 

Como o ASMR surgiu

Apesar de parecer um nome científico, o termo ASMR foi criado em 2010 por Jennifer Allen, que nem trabalha com ciência. Ela, na verdade, foi a fundadora de uma comunidade no Facebook para compreender melhor essa técnica, com a ajuda de outros usuários. 

Então, ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de vídeo surgiu antes mesmo de ter uma definição própria. Os primeiros vídeos estavam sendo produzidos ao mesmo tempo em que as pessoas o analisavam de forma mais aprofundada.

Como são gravados os ASMR

O conteúdo produzido de acordo com a técnica do ASMR é bastante variado, mas sempre mantém o formato audiovisual. Podemos encontrar tanto vídeos quanto áudios desse tipo. 

Como o objetivo é ativar gatilhos mentais que estimulem o cérebro dos espectadores e provoquem sensações de relaxamento, vale qualquer coisa. São os chamados estímulos gentis ou satisfatórios, como falar sussurrando, bater em superfícies ou brinquedos, esfregar algodão no microfone, espremer slime, passar as páginas de uma revista…

A ideia é que, ao ouvir o som e assistir a essas práticas, gatilhos mentais sejam ativados no ouvinte, com o objetivo de ficar mais tranquilo e ter uma boa noite de sono.

Veja só este exemplo de ASMR da youtuber brasileira Sweet Carol:

O efeito é individual

Os adeptos dessa prática relatam sentir uma espécie de formigamento na nuca ou ondas que passam por todo o corpo enquanto assistem aos vídeos ou ouvem os áudios, até atingir o relaxamento completo. Alguns dizem que visualizam brilhos em suas mentes e sentem muita tranquilidade e sonolência. 

Mas tem gente que não sente absolutamente nada. Se esse é o seu caso, calma. Nem tudo está perdido! Muitos fãs da prática afirmam que não é qualquer ASMR que vai fazer com que eles se sintam mais tranquilos.

Então, caso você ainda não tenha sentido nada, pode ser que você ainda não tenha descoberto o seu estímulo ideal. 

Algumas pessoas, por exemplo, são mais sensíveis ao barulho de um plástico sendo embrulhado e apenas com esse som já se sentem mais relaxadas.

Há casos, porém, em que uma dramatização é necessária e o produtor de conteúdo precisa interpretar papéis diferentes para estimular seus seguidores.

O efeito também varia de acordo com o estado de espírito. Há dias em que estamos mais suscetíveis ao ASMR e, em outros, nem adianta insistir, nenhum tipo de sensação será capaz de produzir efeito. 

O que diz a ciência

Como o ASMR é uma prática relativamente recente, existem poucos estudos científicos que se dedicam a analisá-lo. E, como os resultados são muito subjetivos, é difícil explicar se o efeito é real ou imaginário.

De acordo com especialistas em Distúrbio do Sono, muitas pessoas que sofrem de insônia e outras dificuldades para dormir precisam de uma prática que desligue o seu cérebro.

Assim como a meditação, o mindfulness e a hipnose, o ASMR pode ser mais uma forma de se desligar dos seus próprios pensamentos e do mundo exterior para finalmente descansar. 

Onde encontrar conteúdo ASMR

Os ASMRtists, como são chamados os produtores de conteúdo desse tipo, estão em todas as redes sociais. No Instagram e no Facebook, é possível encontrá-los pela #asmr. 

No YouTube, basta pesquisar pelo termo e escolher um vídeo para experimentar. Alguns canais são muito famosos, com milhões de inscritos, como ASMR Darling, Gibi ASMR, ASMRMagic e a própria Sweet Carol. 

E, se a sua pegada é mais auditiva, o Spotify tem uma série de playlists nessa linha. Tem uma inclusive que foi criada pelo próprio aplicativo, a ASMR Sleep Sound. Vale a pena conferir! 😉

o que é asmr
Créditos: Divulgação

A música mais satisfatória do mundo

O youtuber Dan Mace um dia resolveu fazer um experimento musical: ele uniu os sons mais usados no ASMR, com a intenção de criar a música mais satisfatória do mundo. 

Se você ficou curioso, ouça agora o resultado. Os estímulos sensoriais todos juntinhos começam a partir do minuto 3:10.

Mas existe mesmo música com ASMR?

Existe sim! É o pop ASMR, com músicas que incluem essas técnicas para transmitir sensações satisfatórias aos ouvintes e que vão muito além do simples entretenimento. Conheça, a seguir, as principais:

bad guy — Billie Eilish

Da melodia que se parece com batidas em um microfone à voz sussurrada de Billie Eilish, bad guy traz vários sons gentis. Ela é perfeita para quem curte dormir ouvindo música. 

Aperte o play, coloque os fones de ouvido e relaxe:

Tilted — Christine And The Queens

Outro hit todo trabalhado na arte de sussurrar é Tilted, da francesa Christine And The Queens. Com uma voz um pouco mais grave, ainda assim é uma boa pedida para quem busca tranquilidade:

Medellín — Madonna (part. Maluma)

Como não resistir ao sussurro de uma diva pop como Madonna? Em parceria com Maluma, ela gravou Medellín. Além de falar e cantar bem baixinho, é possível ouvir também outros sons satisfatórios, como saltos batendo no chão de madeira:

Good For You — Selena Gomez (feat. A$AP Rocky)

Com uma voz em tom mais baixo que o habitual, Selena Gomez também usou influências do ASMR em Good For You.

Ouça agora a canção gravada com A$AP Rocky:

Royals — Lorde

Embora a voz poderosa de Lorde domine Royals, a melodia contribui para acalmar a mente e, quem sabe, proporcionar um sono profundo. 

Bons sonhos! 😴

E se eu quiser me concentrar?

Se você já aprendeu o que é ASMR e aproveitou alguns vídeos para relaxar, que tal conhecer um estilo que promete muita concentração? Saiba tudo sobre o lo-fi, ideal para se concentrar! 

O que é lofi