Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O que é Glam Rock? Conheça mix de glitter, glamour e rock n’roll

Preparado(a) para muito glitter e rock and roll? Confira agora tudo o que você precisa saber sobre o glam rock nacional e internacional.

História da música · Por Ana Paula Marques

11 de Janeiro de 2023, às 12:00

Você sabe o que é Glam Rock? Esse estilo mistura irreverência, crítica e acidez do rock n’ roll a muito glitter, glamour e estilo.

o-que-e-glam-rock
Créditos: Divulgação

O gênero musical surgiu no Reino Unido, na década de 1970, e continua a inspirar músicos do mundo inteiro até hoje com suas roupas extravagantes, seus penteados excêntricos e musicalidade fluida, que transita entre diversas influências.

A cena britânica, marcada por nomes como David Bowie e Roxy Music, atravessou o oceano para encantar e inspirar gigantes como Alice Cooper, Lou Reed e Kiss, chegando até ao brasileiríssimo grupo Secos e Molhados.

Conseguimos atiçar a sua curiosidade? Então vem conferir tudo que reunimos sobre esse estilo de rock que combina atitude e muito glamour!

O que é glam rock? Saiba tudo sobre a era brilhante do rock

Para compreender o Glam Rock, é necessário entender que se trata não apenas de um subgênero musical, oriundo do rock, mas de um estilo de vida que influencia a moda até a atualidade.

O estilo musical glam emergiu da cena do rock britânico no final dos anos 1960, como uma reação (e quase extensão) ao cenário psicodélico e artístico que marcou a música no Reino Unido, um dos lugares que marcaram o rock, durante os primeiros anos da Guerra Fria.

Em vez do preto e da aparência desleixada pelos quais o rock era facilmente identificável, o glam rock baseava-se no glitter, no cetim e nas maquiagens extravagantes para chocar e encantar.

Primeiros nomes do glam rock

Para a mídia especializada, quem deu o pontapé inicial para que esse movimento fosse possível foi a banda T. Rex, cujo álbum Electric Warrior (1968) é considerado o disco embrionário do glam rock.

Banda T. Rex. Créditos: Divulgação

De lá para cá, grandes personalidades se encantaram com o caráter experimental desse novo estilo de rock, com destaque para David Bowie e seu Ziggy Stardust (1971), que incorporava maquiagem, performance artística e música em suas apresentações.

A cultura glam rock

Não foi só na música que o glam rock deixou suas marcas. O gênero musical também migrou para as artes cênicas, plásticas e interpretativas, especialmente ao longo da década de 1970.

O autor Richard O’Brien, por exemplo, admite que o glam rock foi a grande inspiração por trás de sua obra-prima, o musical The Rocky Horror Show, assim como chegou até o Japão, onde foi “desmontado” para se transformar no visual “kei”.

The Rocky Horror Show. Créditos: Divulgação

Mesmo após o crescimento do punk rock, que acelerou a decadência e a queda de popularidade do glam rock a partir da segunda metade da década de 1970, o estilo continuou a ser revivido pontualmente por artistas famosos pela pegada experimental.

Influências atuais

Prince, Lady Gaga e nomes da chamada new wave, como Boy George, foram alguns dos artistas que beberam na fonte glam, resgatando o estilo musical nas décadas seguintes.

Até bandas de hard rock mesclaram influências glam em suas obras, como o Kiss, Van Halen e Marilyn Manson. Prova de que separar o glitter do rock n’roll pode ser mais difícil do que parece!

Van Halen. Créditos: Divulgação

O estilo glam rock no Brasil

O glam rock realmente atravessou o oceano após o seu surgimento, mas não foi parar apenas nos Estados Unidos e no Japão. A influência do glamour roqueiro veio parar até no Brasil!

Por aqui, a banda Secos e Molhados, capitaneada por Ney Matogrosso, foi a maior expoente do glam nacional, mas certamente não foi a única. 

Secos e Molhados. Créditos: Divulgação

Rita Lee, durante sua passagem pela banda Tutti-Frutti, também flertou com o Glam, assim como João Ricardo, Edy Star e outros artistas que embutiram performances experimentais inspiradas no glam rock britânico em seus repertórios.

Leia mais: Curiosidades sobre o rock que vão deixar você de boca aberta.

As melhores bandas de Glam Rock

A maneira mais prática de conhecer o Glam Rock é, no fim das contas, conhecer as melhores bandas desse gênero. Dessa forma fica mais fácil identificar o que torna esse gênero musical tão diferente e inspirador. Veja só!

David Bowie

A genialidade conceitual e a androginia do Starman David Bowie faz com que o britânico seja considerado um dos maiores ícones da história do glam rock e um dos principais responsáveis pela perpetuação desse subgênero musical.

Secos e Molhados

No Brasil, o estilo foi apresentado pelo grupo Secos e Molhados, que chocou a sociedade ao mostrar Ney Matogrosso maquiado e rebolando na TV em plena ditadura militar, ajudando a definir o Glam Rock nacional com seu inconfundível Sangue Latino.

Alice Cooper

Há quem diga que a cena glam nos Estados Unidos tenha sido menos chamativa que a cena britânica, mas Alice Cooper com Poison conseguiu subverter o senso comum e se tornou admirado até mesmo no país da rainha.

Lou Reed

Assim como Alice Cooper, Lou Reed, conhecido por Walk On The Wild Side, também conseguiu levar o glam norte-americano ao topo das paradas de sucesso do Reino Unido. O astro influenciou até bandas de glam metal que vieram depois!

Tutti-Frutti

Rita Lee mostrou ao Brasil o que é Glam Rock no álbum experimental Fruto Proibido, pela banda Tutti-Frutti. O disco foi inspirado em The Man Who Sold The World, um dos melhores trabalhos da carreira de David Bowie, lançado em 1970.

T. Rex

Considerada precursora do estilo Glam Rock, a banda britânica T. Rex ajudou a popularizar o gênero musical ainda na década de 1960 com seu álbum Electric Warrior e músicas como o sucesso Get It On.

Roxy Music

Roxy Music é, para muitos, a banda mais elegante rock, como mostra seu maior hit, More Than This. O trabalho tem produção de Brian Eno, que também produziu o icônico disco Low, do camaleão David Bowie, e ajudou a moldar o estilo nos anos 1970.

Conheça o rock dos anos 1970

Agora que você já sabe tudo sobre Glam Rock, só falta conhecer outras obras-primas do rock da década de 1970 que ajudaram a enriquecer a música do século XX.

Confira a seleção que montamos com produções de grandes nomes do rock, como a controversa Black Sabbath, o camaleão David Bowie, o icônico Queen de Freddie Mercury e a atitude transgressora do Led Zeppelin!

Rock anos 70