Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Polly, do Nirvana: a história da triste e sombria canção

Analisando letras · Por Érika Freire

26 de Novembro de 2021, às 19:00

Presente no icônico álbum Nevermind, lançado em 1991, a música Polly, do Nirvana, é baseada em uma história real que envolve abusos. É importante ressaltar que o conteúdo tem gatilhos de violência, embora a melodia da música, ao som do violão, não remeta a isso. 

Nirvana
Créditos: Divulgação

A canção se tornou um dos maiores sucessos do Nirvana, e para fazer sua composição, Kurt Cobain se inspirou em um terrível crime ocorrido em 1987, em Tacoma, Washington.

Quer conhecer a triste história da música Polly, do Nirvana? É só vir que a gente te conta tudo! 

Polly, do Nirvana: a história por trás da música

Polly é a sexta faixa de Nevermind, álbum com o bebê na capa que entrou para a história do rock.

Com um som acústico bem calmo, como se fosse uma baladinha, a letra retrata o sequestro e estupro de uma garota de 14 anos. Em 1987, ela saía de um show de punk rock quando pegou carona com o criminoso Gerald Arthur Friend. 

Gerald era um reincidente, pois havia cometido o mesmo crime em julho de 1960. Chegou a ser preso e condenado, e após cumprir 20 anos de cadeia, teve liberdade condicional em 1980.

Gerald Arthur Friend
Gerald Arthur Friend / Créditos: Divulgação

Sete anos depois, ele voltou a atacar, sequestrando, torturando e abusando da jovem. Ela conseguiu fugir e o criminoso foi preso outra vez, dias depois.

Notícia sobre o crime inspirou Kurt Cobain

A terrível notícia sobre o ocorrido em Tacoma inspirou o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, que escreveu a letra da música aproximadamente um ano depois, em 1988. A letra de Polly narra o fato através do ponto de vista do abusador

Kurt leu o artigo sobre o crime e ficou impressionado com o caso. Porém, optou por colocar a vítima em outra posição, como se ela tivesse convencido o sequestrador a deixá-la ir. 

Gerald Arthur Friend, após ser pego alguns dias depois de cometer o crime, foi reconhecido em uma fiscalização de trânsito e condenado a cumprir 75 anos de prisão. 

De acordo com a notícia publicada na época, a jovem tentou sair do carro, mas o criminoso usou uma faca para ameaçá-la.

Gerald tinha um motorhome, onde a garota permaneceu presa desde as últimas horas do dia 5 de julho até a manhã seguinte. Só então ela conseguiu fugir do caminhão, enquanto o veículo parava em um posto de gasolina perto de Puyallup. 

Análise da música Polly

Não há dúvida que Polly é uma canção indigesta e com letra pesada, como se o compositor quisesse, de fato, chocar e causar comoção nas pessoas.

Já nos anos 90, Kurt tocou em assuntos sociais muito pertinentes, e em diversas vezes falou a respeito do feminismo e do incômodo que sentia em letras machistas.

Kurt Cobain
Créditos: Divulgação

Ele foi um dos primeiros roqueiros, na época, a se posicionar sobre questões sociais e de gênero. Ao compor Polly, ele denunciou o estupro e conscientizou as pessoas sobre como pode funcionar a mente de um abusador. 

A princípio, a música Polly se chamaria Hitchhiker, que significa mochileiro. Kurt cogitou também nomear de Cracker, bolacha em português. Vejamos a análise de alguns dos versos de Polly:

Polly wants a cracker (Polly quer um biscoito)
I think I should get off her first (Acho que devo sair de cima dela primeiro)
I think she wants some water (Acho que ela quer um pouco de água)
To put out the blow torch (Para apagar o fogo)

Kurt imagina a mente do criminoso diante da garota. A primeira frase, Polly want a cracker, seria um termo comum quando o tutor está treinando um papagaio.

Aqui no Brasil, a gente costuma se referir ao papagaio como louro, e nos Estados Unidos, o termo equivalente é polly. Talvez a escolha do nome da música fosse para dar a ideia de que o criminoso queria treinar a garota para mantê-la obediente. 

Isn’t me, have a seed (Não sou eu, tome uma semente)
Let me clip your dirty wings (Deixe-me cortar suas asas sujas)
Let me take a ride, cut yourself (Deixe-me dar uma volta, corte-se)
Want some help, please myself (Quer ajuda, satisfaça-me)

O sadismo do criminoso continua a ser explícito neste verso ao abordar o corte das asas. Kurt sugeriu como se ele enxergasse a garota como um anjo, que agora está com as asas sujas.

Ela está sob o seu poder e ele quer apenas que ela faça o que lhe for pedido. Uma pessoa totalmente doentia, e Kurt não amenizou a tragédia.

Polly wants a cracker (Polly quer um biscoito)
Maybe she would like some food (Talvez ela queira um pouco de comida)
She asks me to untie her (Ela me pede para soltá-la)
A chase would be nice for a few (Uma perseguição seria bom para alguns)

Aqui estaria a criação de Kurt em relação à história real de Polly. Ao invés de comentar na letra que a garota conseguiu fugir, o vocalista opta por imaginar um diálogo entre vítima e abusador.

É como se ela tivesse, aos poucos, convencido o criminoso de soltá-la. Ele pensa que uma perseguição poderia ser algo bom, quem sabe para a mídia. 

Polly said (Polly disse)
Polly says her back hurts (Polly diz que suas costas doem)
And she’s just as bored as me (E que ela está tão entediada quanto eu)
She caught me off my guard (Ela me pegou desprevenido)
Amazes me the will of instinct (Me surpreende a força do instinto)

Neste trecho, ela segue tentando ganhar a confiança do sequestrador, dizendo que está com dores nas costas. Na percepção dele, a menina também está entediada e ele se mostra surpreso, desprevenido. 

Kurt e sua empatia pelo feminino

Em 1993, durante uma entrevista, Kurt Cobain comentou que na época da escola não se identificava com as visões dos garotos.

Por isso, ele preferia se juntar com as meninas e sentia que elas não eram tratadas com respeito apenas por serem mulheres.

Além de Polly, Kurt também falou sobre o tema abuso através da visão feminina na música Rape Me, presente no álbum In Utero, de 93.

Reação da crítica

De acordo com o autor Charles Cross, do livro Heavier Than Heaven, biografia de Kurt Cobain, até Bob Dylan teria ficado impressionado com a música Polly. Ele teria dito que o garoto Kurt tem coração.

Como toda obra de peso, Polly recebeu elogios e críticas pelo fato do compositor ter optado por falar do ponto de vista do criminoso. Porém, vale ressaltar que o objetivo de Kurt não era fazer qualquer tipo de apologia, mas sim conscientizar e chamar a atenção das pessoas a respeito do crime de estupro. 

Kurt Cobain
Créditos: Divulgação

No ranking de 102 canções do Nirvana, a revista Rolling Stone colocou a música Polly em 29º lugar, colocando ainda o seguinte comentário:

Embora certamente não seja uma canção de protesto, ela habilmente se aprofunda na mente de um doente e é um exemplo das profundezas pensativas que Cobain estava disposto a sondar. 

Era para os fãs da banda terem conhecido a história real de Polly um pouco antes. É que a música seria lançada no disco Beagle, o primeiro do Nirvana, de 89.

Acontece que Kurt avaliou que a sonoridade de Polly não combinava muito bem com o som mais grunge do álbum, e o hit acabou entrando no Nevermind.

Conheça o significado de Smells Like Teen Spirit

E você, já conhecia a história real de Polly, do Nirvana? Agora, que tal saber mais sobre outro clássico do disco Nevermind?

Vem conferir o significado da enigmática Smells Like Teen Spirit, hit do Nirvana.

Significado Smells Like Teen Spirit

Outros posts que você vai gostar: