Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O significado da música Pra Você Guardei o Amor, de Nando Reis

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

18 de Maio de 2021, às 12:00

Se tem uma música que não pode faltar nas playlists dos casais ou no dia dos namorados é Pra Você Guardei o Amor, um dueto de Nando Reis com Ana Cañas. 

Nando Reis
Créditos: Divulgação

Presente no álbum Drês, lançado em 2009, a canção foi trilha de novela, embalou diversos relacionamentos e faz sucesso até hoje. 

A letra, que é uma das grandes composições da carreira de Nando, passeia por diversas sensações, desde a solidão, o desejo de ser amado, a dificuldade de expressar os sentimentos até um otimismo final. 

Análise da letra de Pra Você Guardei o Amor 

A música é até enigmática para o próprio autor, que falou não haver interpretação errada para ela, apenas diferentes pontos de vista.

E como não podíamos ficar de fora dessa conversa, trouxemos as curiosidades e significados da música nesse post. 

Usada em declarações românticas, Pra Você Guardei o Amor  tem uma letra bonita, poética e complexa, que varia de tom e sentimento em suas estrofes, como se relatasse os momentos de uma relação. 

Pra você guardei o amor
Que nunca soube dar
O amor que tive e vi sem me deixar
Sentir sem conseguir provar
Sem entregar
E repartir

Os versos iniciais da canção são, na visão de Nando, uma das coisas mais tristes que ele já escreveu. Mesmo carregados de lirismo, o trecho expressa uma solidão do narrador, que mostra guardar muitas emoções, sem saber simbolizá-las em palavras. 

Enquanto para muitos o ato de guardar remete à proteção e ao carinho, a intenção do compositor era a de mostrar a dificuldade de retribuir o amor, mesmo estando apaixonado pela outra pessoa. A forma como ele encontrou de esvaziar esse montante de sensações foi através da música. 

Como já é de costume, Nando dedica um espaço no seu canal do YouTube para contar dos bastidores de sua escrita. Analisando as linhas estruturadas em um caderno, podemos ver algumas mudanças que ele fez da sua ideia inicial para a versão que foi gravada. Confira: 

Pra você guardei o amor
Que sempre quis mostrar
O amor que vive em mim vem visitar
Sorrir, vem colorir solar
Vem esquentar
E permitir 

É nítido que o eu-lírico escreve essa canção imerso na paixão e está crente que a pessoa que recebe a mensagem está disposta a receber e compartilhar esse amor. Por isso, há uma certa esperança de ter as expectativas correspondidas

A sequência dessa declaração está mais vívida, calorosa e próxima do que no primeiro trecho. A melancolia vai sendo apagada e se apresenta falas mais otimistas, como um convite a se jogar nessa relação e acima de tudo, permitir se apaixonar

Quem acolher o que ele tem e traz
Quem entender o que ele diz
No giz do gesto o jeito pronto
Do piscar dos cílios
Que o convite do silêncio
Exibe em cada olhar 

Conforme as emoções narradas se tornam mais quentes e acolhedoras, há uma descrição que transmite com ternura as nuances dos gestos de amor, seja na sua forma mais delicada, como um olhar encantador ou o sentimento de cumplicidade. 

O que pode não ser dito é transmitido com ações. Toques e piscadelas muitas vezes escondem códigos implícitos, uma forma de demonstrar o desejo mesmo no silêncio, que só quem está apaixonado entende bem. 

Romeu e Julieta
Romeu e Julieta / Créditos: Divulgação

Guardei
Sem ter porquê
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer
Pra ter um jeito meu de me mostrar

Achei
Vendo em você
E explicação
Nenhuma isso requer
Se o coração bater forte e arder
No fogo o gelo vai queimar

O refrão é um mergulho em uma insegurança, em uma dificuldade de expressar o que move seus sentimentos, e não apenas por uma timidez, mas por um medo ou apenas não saber retribuir com reciprocidade a demonstração de afeto feita por outra pessoa. 

Dá para sentir um misto de arrependimento por esperar o momento perfeito para declarar que se está apaixonado ou mesmo não saber como agir da maneira correta, sendo que não existe o certo ou errado ao dizer um “eu te amo”, não é mesmo? 

Quando o assunto é o amor, o racional não encontra espaço. É a hora de o calor aquecer o peito e as ações falarem mais alto que as palavras. É por isso que a metáfora do batimento do coração derretendo o gelo é perfeita para representar o sentimento de entrega

Pra você guardei o amor
Que aprendi vendo os meus pais
O amor que tive e recebi
E hoje posso dar livre e feliz
Céu cheiro e ar na cor que o arco-íris
Risca ao levitar

Você percebeu que o tom vai ficando mais leve conforme as estrofes? Aqui é possível sentir uma liberdade, o uso de figuras de linguagem mais amigáveis e felizes, como o próprio arco-íris. 

Arco-íris
Créditos: Divulgação

Também é nítido que agora o eu-lírico está mais disposto a se entregar e receber o amor dos outros, assim como aprender a retribuir esse sentimento tão profundo e como isso o tornou um ser humano mais suave e poético. 

Vou nascer de novo
Lápis, edifício, tevere, ponte
Desenhar no seu quadril
Meus lábios beijam signos feito sinos
Trilho a infância, terço o berço
Do seu lar

Essa transformação da personalidade é como um renascimento, uma entrega de corpo e alma, o que se encaminha para um ato de consumação, algo corroborado pelo próprio Nando. 

Para muitos, os sinos são interpretados como o símbolo de um casamento, sendo que, na verdade, é uma alusão a cidade de Roma e suas igrejas com símbolos badalantes. 

Rio Tibre Itália
Créditos: Divulgação

As referências também estão presentes na palavra tevere, que é alusiva ao rio Tibre – em italiano, Tevere – que fica na capital italiana. Ou seja, mesmo quando parece ser explícito, Reis deu seu jeitinho de adicionar uma camada a mais de significados na música. 

Aquele que sabe falar de amor: as inspirações de Nando Reis

Nando Reis é reconhecido como um dos cantores que mais fala de amor em suas composições. No entanto, de modo franco, ele relatou que sempre teve dificuldade em partilhar esse sentimento, assim como receber ele dos outros.

Música amor
Créditos: Divulgação

A música Pra Você Guardei o Amor ajudou o artista a organizar a confusão interna que ficava e formular as emoções. Depois de escrever a canção, notou que ela falava de uma deficiência própria, e que hoje, 12 anos após o lançamento, sabe reconhecer e acolher o amor da esposa e dos filhos. 

Para mim, a maior tristeza que sinto nessa canção não está nela, mas na minha consciência em perceber que ao longo da vida tive muita dificuldade para amar. Felizmente, superei essa fase, disse o cantor durante o vídeo em que contou sobre a história da música.

Por essas memórias que tem da música, ele sempre se questionou o motivo que levavam as pessoas a incluírem a faixa em casamentos, contudo hoje ele entende que a interpretação dela é diversa e pode sim ser utilizada como uma celebração da paixão

Escrita em 2007 e lançada dois anos mais tarde, a música teve sua estrutura inspirada em Helplessly Hoping, de Crosby, Nash e Young. Sua intenção é que ela tivesse a mesma força emocional, mas no fim, a escolha acertada e bem envolvente ficou no duo com Ana Cañas.

Quis o destino que o desejo de Nando fosse alcançado quando em 2018, ele gravou outra versão, dessa vez com a dupla Anavitória, que também tem seu toque especial. 

Frases apaixonantes de Nando Reis 

Pra Você Guardei o Amor conta com versos lindos, assim como outros trechos escritos por Nando Reis, que certamente são incríveis o bastante para surpreender seu amor. 

Frases Nando Reis

Se você gostou desse post, confira também: