Quem é Sam Fender: conheça o novo nome do rock britânico

Biografias · Por Érika Freire

13 de Setembro de 2022, às 19:00


Dos pubs da Inglaterra para o mundo, muitos estão curiosos em saber quem é Sam Fender, novo nome do rock britânico, que chega para dar um fôlego aos amantes da música alternativa.

Sam Fender
Créditos: Divulgação

Em 2017, Sam Fender lançou seus primeiros singles, Play God e Greasy Spoon e logo saiu pela Europa, abrindo shows de dois gigantes do rock: Bob Dylan e Neil Young. Você deve ter reparado que o garoto começou bem, né? 

O cantor inglês tem sido elogiado por críticos por sua voz de tenor alto e seu estilo de compor. Com dois discos lançados, Sam Fender foi o vencedor do Critic’s Choice do Brits 2019, dando uma visibilidade ainda maior para a sua carreira.

Se você é daqueles que adora descobrir novos talentos, vem conhecer mais sobre quem é Sam Fender! 

Quem é Sam Fender

Samuel Thomas Fender, conhecido pelo nome artístico de Sam Fender, nasceu em North Shields, Inglaterra, em 1994. O cantor e compositor britânico tem 28 anos, mas foi aos 14 que descobriu seus talentos para compor e cantar.

Sam Fender
Créditos: Divulgação

Nascido em uma família de músicos, Sam recebeu o repertório necessário para desenvolver suas habilidades. Ganhou sua primeira guitarra quando tinha 8 anos, presente de seu pai, um professor de música.

Apenas dois anos depois, Sam Fender conquistou um grande domínio do instrumento, tendo como suas principais influências os grandes mestres Slash, Jimmy Page, Jimi Hendrix e Bruce Springsteen, seu maior ídolo.

Descoberto em um pub

Aos 17 anos, Sam conciliava os estudos com dois empregos, e foi no pub em que trabalhava que o cantor fez os olhos do empresário Ben Howard brilharem.

Ben não apenas aprovou a performance do jovem aspirante a músico, mas continuou ao seu lado na construção de sua carreira, e seguem trabalhando juntos até hoje. 

Em 2017, foram lançadas suas primeiras composições, Play God e Greasy Spoon, que mostraram logo o diferencial do cantor ao apostar em temas complexos, fugindo das tradicionais canções sobre relacionamento

No ano seguinte, lançou seu primeiro EP, Dead Boys, com destaque para a música homônima que fala sobre suicídio, inspirado na perda de amigos.

Dead Boys, primeiro EP de Sam Fender
Créditos: Divulgação

Com Dead Boys, após se apresentar no a BBC Later, com Jools Holland, Sam Fender chamou a atenção do mainstream e tudo começou a mudar em sua carreira. 

O tão aguardado primeiro álbum de estúdio de Sam Fender, Hypersonic Missiles, veio em setembro de 2019, conquistando a posição na parada de álbuns da Billboard Heatseekers

Em seu primeiro disco, o compositor trouxe temas profundos em suas letras, como violência doméstica, distopias, vontade de fugir de uma vida sem perpectivas, masculinidade, poder, suicídio, relacionamentos tóxicos, entre outros.

Hypersonic Missiles, álbum do Sam Fender
Créditos: Divulgação

Seventeen Going Under

Com seu segundo álbum, Seventeen Going Under, Sam Fender teve ainda mais notoriedade ao entregar um disco maduro no qual aborda como a educação impactou sua vida, e traz ainda uma fase da vida do músico em que precisava batalhar para ajudar a mãe. 

Capa do álbum Seventeen Going Under, do Sam Fender
Créditos: Divulgação

Segundo ele, o álbum aborda o amadurecimento e faz uma celebração, depois de sobreviver diante das dificuldades. 

Aclamado pela crítica, Seventeen Going Under foi nomeado pelo site de cultura britânico NME como o melhor disco de 2021. Além disso, recebeu indicação na categoria Álbum Britânico do Ano no 42º Brit Awards.

Estilo próprio

Fã de Kings of Leon, a música de Sam Fender tem uma mistura de sonoridades que vai do indie rock, pop e até rock oitentista. No palco, o cantor demonstra um estilo próprio e é exatamente isso que vem chamando a atenção dos fãs e críticos especializados. 

Sam Fender
Créditos: Divulgação

Acompanhado de uma banda afiada, Sam, mesmo tão jovem, domina o público como se já tivesse percorrido uma longa estrada. Não é à toa que venceu o maior prêmio conhecido por apontar talentos que devem se destacar na música britânica, o Critic’s Choice do Brits.

Merecidamente, Sam tem conquistado ótimos espaços na cena musical, como tocar pela primeira vez em um estádio, abrindo o show do The Killers, no Emirates Stadium, em Londres. 

Músicas mais tocadas de Sam Fender

Agora que você já sabe tudo sobre Sam Fender, é hora de conhecer as canções mais ouvidas do britânico: 

Seventeen Going Under

Primeira música apresentada do álbum homônimo, Seventeen Going Under é um dos singles mais bem sucedidos de Sam Fender. A letra retrata uma fase difícil da vida do cantor, ao ver sua mãe deprimida e sofrendo de fibromialgia

Play God

Do primeiro disco de Sam Fender, Hypersonic Missiles, Play God é outro sucesso do cantor para ouvir no volume alto e sentir o vocal diferenciado de Sam.

Get You Down

I never fought back, just stood there humiliated 

Eu nunca lutei de volta, só fiquei lá humilhado 

Canção em que Sam exorciza a sua raiva, como ele próprio reflete sobre a composição. Get You Down faz parte do disco Seventeen Going Under, e vale conferir o videoclipe para ver toda a “marra” do garoto. 

Getting Started

Sam Fender já comentou em entrevistas que conseguiu não se entregar às drogas, embora elas estivessem sempre presentes ao seu redor. Getting Started aborda esse período e os conflitos de um jovem que se sente fracassado. 

Spit Of You

Spit Of You é para você conhecer o lado mais tranquilo da sonoridade de Sam Fender. É mais um sucesso do cantor, presente no disco Seventeen Going Under.

Playlists de rock: confira as 11 melhores para curtir o estilo

Gostou de saber quem é Sam Fender e conhecer suas músicas mais tocadas? Mas calma que ainda tem mais, confira algumas playlists de rock cheias de coisa boa. 

as melhores playlists de rock

Aproveite para conferir: 


Leia também