Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Rappers latinos: conheça os artistas que estão dominando a música

Conheça alguns dos maiores nomes do rap latino, com rappers como Ana Tijoux, Daddy Yankee e Residente.

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

23 de Fevereiro de 2023, às 12:00

Os rappers latinos estão ganhando cada vez mais protagonismo no cenário musical internacional, levando a todos os cantos do globo toda a riqueza da música e cultura latino-americana.

O rap não nasceu ontem, mas por muito tempo foi dominado por artistas dos Estados Unidos, onde o ritmo originado na Jamaica chegou em 1960. 

Foi só em meados da década de 2010 que os artistas latinos foram ganhando seu espaço nesse mercado competitivo e de elevada qualidade, especialmente a partir da popularização dos trabalhos de nomes como Daddy Yankee e J Balvin.

Não demorou muito até que o gênero tenha sido abraçado pelos rappers da América Latina como uma forma de resistência e valorização da cultura local, dando um tempero todo especial ao mundo do rap.

No fim das contas, os fãs ganham músicas cheias de ritmo e também de críticas sociais, políticas, econômicas e culturais que ajudam a navegar pela história do continente.

Vem conhecer um pouco mais sobre os melhores rappers latinoamericanos!

8 rappers latinos para você conhecer

O rap é uma mistura de ritmos intensos e letras que até parecem poesia, tamanho o capricho nas rimas e no conteúdo, e essa combinação caiu como uma luva para os países latinos e suas levas de problemas sociais, políticos e econômicos.

Em pouco tempo, esse estilo de música ajudou os cantores latinos a denunciar injustiças sociais e a apontar características do povo das Américas, tornando-se logo um dos gêneros mais ouvidos em boa parte do mundo!

Confira quais são os rappers latinos que você precisa conhecer!

Residente

O porto-riquenho Residente estourou no mundo da música como membro do grupo Calle 13 em meados dos anos 2000 e nunca mais deixou o universo das rimas e do rap, acumulando 5 Grammys e mais de 20 Grammys Latinos desde então.

O cantor de This is Not America (part. Ibeyi) é também compositor e produtor musical, especializado em rap e reggaeton: tem coisa mais latina que isso?

Bandas latinas: as melhores para conhecer e curtir

El Pinche Mara

Envolvido desde a infância com gangues mexicanas, o rapper El Pinche Mara, também conhecido como MC Mara, utiliza sua experiência na prisão e no mundo do crime como inspiração para suas letras cheias de críticas sociais.

O artista de Hijos de la Calle deixou a criminalidade para trás e se firmou de vez no mundo da música, já tendo colaborado com artistas como Cardi B, Doja Cat, Lil’ Peep e Adan Cruz.

Ana Tijoux

Ana Tijoux é uma artista chilena que mistura rap e hip hop para fazer denúncias sociais e culturais, principalmente em relação aos direitos das mulheres.

Multi-indicada ao Grammy ao longo dos anos, a cantora de 1977 já se apresentou na Europa e na América do Norte, além de ter se apresentado com gigantes da música latina, como Julieta Venegas e Molotov.

Portavoz

O nome do rapper Portavoz diz quase tudo que você precisa saber sobre o chileno que gravou Donde Empieza, com participação do Subverso: o artista realmente se tornou um porta-voz das comunidades indígenas e carentes da América Latina.

Portavoz é famoso por contar a história de povos indígenas em suas músicas, e nem sempre usa o idioma espanhol para isso: ele gravou um de seus maiores sucessos, Witrapaiñ, na língua mapuche.

Cantores ativistas: conheça 11 artistas que apoiam causas sociais

Bad Bunny

Provavelmente o mais famoso entre os rappers latinos na atualidade, o porto-riquenho Bad Bunny, de Ojitos Lindos, surgiu no mundo da música em 2016 e logo se tornou o queridinho do mercado musical.

O astro de voz grave e melódica já gravou com gigantes como Cardi B, Drake, Rosalía, Dua Lipa, J Balvin, Daddy Yankee e outros astros, além de ser especulado como uma das atrações internacionais que devem desembarcar no Brasil em 2023.

J Balvin

Amigo pessoal da brasileira Anitta, com quem gravou Downtown e outros hits, o colombiano J Balvin já é uma estrela consagrada no mundo da música há alguns anos, sobretudo por suas rimas rápidas e melódicas.

Além de rap, o cantor também coleciona hits de hip hop, reggaeton, pop e outros estilos musicais, mostrando toda a sua versatilidade artística.

Gírias de reggaeton: aprenda as principais e seus significados

Tego Calderon

As letras sociais com traços de rap, reggae e rumba fazem de Tego Calderon, do sucesso Yo Tengo Un Ángel, um dos grandes astros da rima latina.

O rapper porto-riquenho já faturou um Grammy Latino pelo álbum El Que Sabe, Sabe e aparece frequentemente em indicações a prêmios internacionais de Melhor Artista Latino desde os anos 2000.

Daddy Yankee

Considerado um dos precursores do rap latino e do reggaeton, o porto-riquenho Daddy Yankee, responsável por canetadas como Despacito, ajudou a popularizar a música latinoamericana em todo o globo.

O astro acumula seis Grammys, tem mais de três décadas de experiência e é famoso por combinar seu flow acelerado a melodias cheias de ritmo e suingue, embora tenha anunciado recentemente sua aposentadoria dos palcos.

Rock latino: conheça os maiores nomes do gênero

A música latinoamericana representa muito bem toda a riqueza e complexidade de um continente cheio de nuances. 

Nesse verdadeiro caldeirão de culturas tem espaço para todos os gostos, do rap ao pop, do reggaeton à cúmbia, incluindo o autêntico rock latino, que já lançou influências em toda a música internacional.

Preparamos uma lista com os maiores sucessos do gênero, incluindo hits de Fito Paez, Soda Stereo e Juanes. Confira nossa seleção!

maiores destaques do rock latino

Conteúdo Relacionado