Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Samba-enredo da Mangueira 2023: conheça a aposta da escola do Rio

Saiba tudo sobre o samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira para o Carnaval 2023, uma das escolas de samba mais importantes e antigas do Rio de Janeiro.

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

7 de Fevereiro de 2023, às 12:00

Quer conhecer o samba-enredo da Mangueira 2023, aprender a letra e começar o aquecimento para o maior Carnaval do mundo? Você chegou ao lugar certo!

Samba-enredo da Mangueira 2023
Créditos: Divulgação

Segunda maior campeã dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, com 20 troféus, a agremiação da Zona Norte da Cidade Maravilhosa chega com grandes expectativas para a disputa deste ano.

Comandada pelos carnavalescos Gui Estevão e Annik Salmon, a escola vai apresentar o samba-enredo As Áfricas Que a Bahia Canta para a Sapucaí, homenageando a musicalidade baiana e a tradição afro.

A intenção é emocionar os presentes na Sapucaí e tentar acabar com o jejum de títulos que se estende desde 2019. Vem descobrir os significados por trás da música e o que esperar do desfile da Mangueira!

Análise do samba-enredo da Mangueira 2023

A Estação Primeira de Mangueira não perdeu tempo para escolher o enredo de seu desfile no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro: a escola bateu o martelo sobre a canção em outubro, antes de todas as outras escolas (à exceção da Paraíso do Tuiuti).

Samba-enredo da Mangueira 2023: escolha da música e do tema
Escolha da canção da Mangueira 2023. Créditos: Divulgação

A faixa escolhida pela comunidade da Mangueira foi As Áfricas Que a Bahia Canta, composta por Lequinho, Junior Fionda, Gabriel Machado, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim, com participação de Margareth Menezes na gravação.

A canção destaca o protagonismo feminino na luta contra o racismo e a intolerância, no fortalecimento da identidade afro e na musicalidade negra, resgatando símbolos da identidade afro no contexto brasileiro.

O desfile será comandado pelos estreantes Annik Salmon e Guilherme Estêvão, que têm passagens importantes pela Unidos da Tijuca e Porto da Pedra. Confira os significados ocultos no samba-enredo da Mangueira 2023! 

Orixás africanos e a fé em destaque

O samba-enredo da Mangueira 2023 começa com uma menção direta à cultura e à espiritualidade afro, centrada na figura de Iansã Oyá, entidade dos ventos, tempestades, tufões e raios.

Na canção, a deusa (ou entidade) africana é interpretada como a mãe da terra e herdeira dos dias.

Oyá, oyá, oyá eô!

Ê matamba, dona da minha nação

Filha do amanhecer, carregada no dendê

O samba-enredo lembra instrumentos oriundos da África que se tornaram parte da cultura brasileira, sobretudo da musicalidade baiana, como tambores e ilús, um tipo de instrumento de percussão muito utilizado na música afro.

Levo a cor, meu ilú é o tambor

Que tremeu Salvador, Bahia

Áfricas que recriei

Ilú, elemento afro presente no samba-enredo da Mangueira 2023
Ilú. Créditos: Divulgação

A contribuição do povo negro para a identidade brasileira

E vai além, listando como o povo negro ajudou a construir a identidade brasileira, fazendo menção a outros instrumentos de origem afro, como xequerês, ganzás e atabaques, utilizados tanto na música como nas religiões de matriz afro.

Do quilombo às embaixadas

Com ganzás e xequerês fundei o meu país

Pelo som dos atabaques canta meu pais

Ganzá, instrumento que aparece no samba-enredo da Mangueira 2023
Chocalho Ganzá. Créditos: Divulgação

A fé e os orixás no alicerce do povo negro

Em todo o tempo, o samba-enredo da Mangueira menciona e celebra a proteção dos orixás e das entidades religiosas africanas sobre o povo preto, com citações a Exu, Oxum, Ogum e Oxalá.

Oxum, elemento que aparece no samba-enredo da Mangueira 2023
Oxum. Créditos: Divulgação

Não é a primeira vez que a escola de samba da Zona Norte do Rio investe nessa temática. A agremiação falou sobre macumba em 2016, apresentou a intimidade do povo brasileiro com os orixás em 2017 e mostrou o Jesus negro em 2020, entre outros desfiles ao longo de sua vitoriosa história.

Em 2023, a intenção é apresentar as Áfricas que existem na Bahia de maneira didática, por meio da música, da ancestralidade e da espiritualidade do povo negro.

Traz o padê de Exu

Pra mamãe Oxum toca o ijexá

Rua dos afoxés

Voz dos candomblés, xirê de orixá

No trecho acima, “padê de Exu” é uma cerimônia sagrada ao orixá, ijexá é um ritmo de origem africana e xirê é uma dança ritualística dedicada a entidades espirituais, uma verdadeira chuva de referências em torno da fé afro.

Da Bahia de Todos os Santos para o Carnaval do Rio de Janeiro

Um dos artifícios para contar a história no samba-enredo da Mangueira de 2023 foi a referência a ícones da música baiana, como Olodum, Filhos de Gandhy e Didá. A letra menciona até Levada Louca, da Banda Eva, e seu “batuque do canjerê”.

Sonho badauê, revolução didá

Candace de olodum, sou debalê de Ogum

Filhos de Gandhi, paz de Oxalá

Quando a alegria invade o Pelô

É carnaval, na pele o swing da cor

O meu timbau é força e poder

Por cada mulher de arerê

Liberta o batuque do canjerê

Filhos de Gandhi, citados no samba-enredo da Mangueira 2023
Filhos de Gandhi. Créditos: Divulgação

Em uma das estrofes, os compositores do samba-enredo da Mangueira 2023 utilizam a expressão “Eparrey oya”, uma saudação à entidade Iansã carregada de admiração e respeito na cultura afro, para valorizar a figura feminina.

De acordo com os carnavalescos responsáveis pelo desfile, trata-se de apontar a importância do sagrado feminino e da força da mulher para a cultura afrocentrada.

Eparrey oya! Eparrey mainha!

Quando o verde encontra o rosa, toda preta é rainha

Homenagem à Bahia

A Estação Primeira de Mangueira finaliza com uma homenagem à Bahia que cabe no Rio de Janeiro na forma de Carnaval e música: uma ode ao Brasil afro de norte a sul.

O samba foi morar onde o Rio é mais baiano

Reina a ginga de iaiá na ladeira

No ilê de tia Fé, axé Mangueira!

Samba-enredo Mangueira 2023
Créditos: Divulgação

Quando assistir ao desfile da Estação Primeira de Mangueira?

Você ficou curioso para conferir a superprodução da Estação Primeira de Mangueira para o Carnaval de 2023? Está quase na hora de curtir um dos desfiles mais esperados na Marquês de Sapucaí!

Trecho do vídeo de divulgação do samba-enredo da Mangueira 2023
Trecho do vídeo de divulgação do samba-enredo da Mangueira 2023. Créditos: Divulgação

A Mangueira é a última escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro a desfilar na noite do domingo de Carnaval, no dia 19 de fevereiro, com previsão de início entre 3h e 3h50 da madrugada.

Samba-enredo da Mangueira e outros sucessos do Carnaval

Agora você já sabe todos os significados por trás do belíssimo samba-enredo da Mangueira 2023. Que tal aproveitar para conhecer alguns dos maiores hits dos carnavais passados?

Hits dos carnavais passados

Comece o seu aquecimento para a folia com sucessos de Pabllo Vittar, MC G15, Gabriel Diniz, Anitta e outros grandes nomes da música brasileira!