Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Samba-enredo da Gaviões da Fiel 2022: análise completa de Basta!

Analisando letras · Por Rannyson Mykael

18 de Março de 2022, às 19:00

Muitas pessoas não sabem, mas futebol e samba andam lado a lado. Um exemplo perfeito é a Gaviões da Fiel: ao mesmo tempo que se refere à torcida do Corinthians, também é uma das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro.

Com desfiles encantadores e samba-enredo capaz de arrancar lágrimas dos espectadores, a revelação da música tema é sempre esperada por todos, e em 2022 não foi diferente. 

Samba-enredo da Gaviões da Fiel 2022
Créditos: Divulgação

Apesar de ser mais um ano marcado pela pandemia do coronavírus, toda a equipe técnica conseguiu elevar ainda mais o padrão da Gaviões da Fiel para um samba-enredo inesquecível.

Apenas uma palavra: Basta! Este foi o título escolhido para representar a escola de samba no carnaval de 2022. Como o nome já dá para perceber, tudo gira em torno da denúncia. 

Chega de aguentar tudo calado! Agora é hora de bater de frente com as opressões até que elas diminuam de vez, um contraponto interessante com o samba-enredo da Gaviões da Fiel em 2020 em que a equipe cantou sobre o amor. Dois temas fortes e necessários, apesar de serem tão diferentes.

Análise do samba-enredo da Gaviões da Fiel 2022

Para uma escola de samba, é essencial se reinventar a cada ano. Por isso, o objetivo para 2022 é que as pessoas pensem em Basta! quando a pergunta for “Qual o melhor samba-enredo Gaviões da Fiel?”. Com uma composição que une política e poesia, isso pode ser facilmente alcançado.

No entanto, na emoção do momento, muitas pessoas acabam deixando passar algum verso muito interessante da composição e que traz todo sentido ao desfile.

Por isso, resolvemos comentar o samba-enredo em detalhes para que você possa conhecer cada simbolismo escolhido. Vem conhecer a letra samba-enredo Gaviões 2022 com a gente!

Sou eu, o filho dessa pátria-mãe hostil

Herdeiro da senzala Brasil

Refém da maculada inquisição

Axé meu irmão!

O pai de mais um João e de mais um Miguel

Na mira da cega justiça que enxerga o negro como réu

Sou eu o clamor da favela

O canto da aldeia, a fome do gueto

Meu punho é luz de Mandela

No samba o levante do novo Soweto

Cacique Raoni da minha gente

Guerreiro gavião, presente!

Logo na introdução já somos introduzidos ao tema de forma bem direta. Como dissemos anteriormente, Basta! é um grito de resistência e faz referência aos descendentes de africanos escravizados no Brasil.

Isso pode ser visto de forma mais clara quando é mencionada a senzala, onde os africanos eram mantidos em condições precárias, e o termo “axé”, que é uma herança africana usada comumente no nosso país.

Em seguida, voltamos para o presente, mas continuamos enxergando a forma com que o negro é visto na sociedade: apenas um réu. E isso é ainda mais forte para aqueles que vivem na periferia, a favela, que enfrenta dificuldades de classe e raça ao mesmo tempo.

Mas a letra do samba-enredo Gaviões da Fiel 2022 não quer retratar as dores do povo negro, mas sim a sua resistência contra elas. É por isso que logo depois são citados nomes importantes para os movimentos sociais, como Mandela e Cacique Raoni, por exemplo. 

Cacique Raoni
Créditos: Divulgação

A primeira estrofe encerra com um potente Guerreiro gavião, presente!, mostrando que a torcida também faz parte desse grupo que luta contra as opressões. E logo depois vem mais uma estrofe impactante:

Essa terra é de quem tem mais

Conquistada através da dor

As migalhas que você me oferece

Só aumentam minha força pra mostrar o meu valor

Não é difícil perceber a crítica aos ricos e herdeiros que conseguem o que desejam apenas porque possuem dinheiro. O interessante (e doloroso) é a reflexão que vem logo no verso seguinte: muito do que esse grupo possui hoje em dia é fruto da exploração de minorias, como os escravizados que foram trazidos para o Brasil e construíram fortunas para eles.

As denúncias continuam ainda na estrofe seguinte:

Meu lugar de fala, a voz destemida

Cabeça erguida por nossos direitos

Quando o fascismo do asfalto

É opressor à militância por respeito

O ventre das mazelas sociais

Ante ao preconceito vai se libertar

Vidas negras nos importam

O grito da mulher não vão calar

Meu gavião chegou o dia da revolução

Onde a democracia desse meu Brasil

Faça o amor cantar mais alto que o fuzil

Logo no começo percebemos a garra que o samba-enredo de 2022 da Gaviões da Fiel carrega: ninguém está em busca de vingança. Está sendo exigido apenas o mínimo, que são os direitos fundamentais que todos merecem.

É interessante notar o verso Vidas negras nos importam que faz referência ao movimento #BLM ou Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) que ganhou grande repercussão no mundo todo em 2020 após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos.

Voltando para o território nacional, a canção deixa bem clara a luta por fazer com que os direitos garantidos pela Constituição Federal, o maior símbolo da nossa democracia, possam vencer a violência que cresce todos os dias, especialmente voltada para as minorias sociais. Faça o amor cantar mais alto que o fuzil.

Depois de tantos versos incríveis e dolorosos, chega o momento da estrofe de conclusão. E já adiantamos — sim, ainda continua incrível:

Escute o meu clamor

Oh, pátria amada

É hora da luta sair do papel

Basta é o grito que embala o povo

Eu sou Gaviões, sou a voz da fiel

Não tem muito o que analisar aqui, né? Basicamente é um pedido para que as coisas saiam da teoria e passem para a prática. Quem sofre constantemente com ataques preconceituosos não aguenta mais. É hora de dar um Basta! e os Gaviões da Fiel estão dispostos a fazer a diferença.

Continue na folia com mais sambas-enredo

Saudade de comemorar o carnaval no bloquinho cercado de pessoas na mesma vibe, né? A gente te entende! Mas sempre dá para curtir com boas músicas, seja lá qual for o lugar.

Por isso, preparamos uma lista com os significados dos sambas-enredo das escolas de São Paulo e do Rio para aproveitar a época do jeito certo!

sambas-enredo carnaval 2022
sambas-enredo carnaval 2022

Você também pode gostar: