Samba-enredo Gaviões da Fiel 2023: análise completa

Entenda o samba-enredo da Gaviões da Fiel para 2023, que fala sobre intolerância religiosa.

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

2 de Fevereiro de 2023, às 08:00


O Carnaval já está chegando! É uma época de muita alegria entre os brasileiros, cheia de arte e música. Para entrar no clima dessa festa linda, vamos analisar o samba-enredo da Gaviões da Fiel 2023, Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!

Samba enredo Gaviões da Fiel 2023
Créditos: Divulgação

A escola de samba já foi quatro vezes campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. E, neste ano, está buscando sua quinta premiação, com uma canção que fala sobre a luta contra o preconceito e a intolerância religiosa

O desfile da Gaviões da Fiel acontecerá na sexta-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi. Até lá, o que nos resta é torcer e acompanhar os preparativos para o grande dia.

Será que a Torcida que Samba vai levar a melhor em 2023? Enquanto o prêmio não vem, vamos analisar o samba-enredo da escola. Confira a seguir. 

Análise do samba-enredo da Gaviões da Fiel 2023

A música Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém! foi idealizada pelos carnavalescos André Marins e Júlio Poloni. Os dois artistas compartilham o desafio de conquistar um título para a Gaviões da Fiel, depois de 20 anos sem ganhar nenhum prêmio. 

samba enredo gaviões da fiel 2023
Créditos: Divulgação

Além dos idealizadores, assinam a composição os seguintes poetas: Araken, Fabinho de Cavaco, Armênio Poesia, Nando do Cavaco, Bruno Jaú, Maestro Jota Ilhabela, Sebastian e A. Filosofia.

De acordo com o Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida, o samba-enredo de 2023 tem como objetivo propagar o amor e o respeito transmitidos pelas mais diversas religiões presentes em nosso país, além de fazer um alerta contra a intolerância religiosa. 

Para entrar no clima do Carnaval deste ano, chegou a hora de analisarmos o samba-enredo da Gaviões da Fiel 2023 na íntegra. Vamos lá?

Com as bênçãos do Grande Orixá

Logo na primeira estrofe do samba-enredo, uma referência às religiões de matriz africana aparece. Obatalá, na mitologia iorubá, é o “Grande Orixá” ou o “Deus do Pano Branco”. Ele é interpretado como o criador dos seres humanos. 

Obatalá mandou avisar

Quando tudo passar vai ter procissão!

Um olhar altaneiro no céu

Abençoa a Fiel a seguir a missão

Do pai maior aprender a lição!

Tirar as angústias do nosso caminho!

Pra ajudar seu irmão a carregar sua cruz

Na força da fé, nunca estou sozinho!

Obatalá
Créditos: Divulgação

Exatamente por isso, é Obatalá que abençoa a Gaviões da Fiel a seguir a missão de cantar e celebrar o Carnaval. Com a força da música e da celebração, todas as angústias serão derrotadas. 

Aruanda e São Jorge

Outra palavra muito usada em religiões africanas, especialmente a umbanda, é aruanda. Ela indica o paraíso espiritual para as pessoas que seguem essa crença. 

Em seguida, kizomba indica uma das danças mais populares de Angola. O seu ritmo é parecido com o zouk, mais difundido aqui no Brasil. 

Aruanda ê! Kizomba!

Nossa bandeira é religião

Nessa corrente eu sou mais um!

Guerreiro de São Jorge

Mensageiro de Ogum!

São Jorge
Créditos: Divulgação

Por fim, nesta segunda estrofe, a letra menciona São Jorge, santo que é equiparado a Ogum nas religiões afro-brasileiras. 

Do Catolicismo ao Espiritismo

Depois de exaltar elementos das religiões de matriz africana, que são as que mais sofrem com o preconceito e a intolerância no Brasil, o samba-enredo da Gaviões da Fiel 2023 fala sobre o Catolicismo e o Espiritismo.

Chico Xavier
Chico Xavier / Créditos: Divulgação

Para citar essas duas crenças, são citadas figuras importantes para cada uma delas, respectivamente: Irmã Dulce e Chico Xavier, duas personalidades que buscaram fazer o bem e propagar a bondade por todo o mundo.

Enfim a nossa terra prometida

Na paz eu vi o povo se amar

Nessa terra que é de amém e de axé!

Na verdade de Irmã Dulce e de Chico Xavier!

O mar se abriu, testemunhou

Um novo dia enfim clareou!

E lá no céu essa luz que ilumina

Uma lágrima divina

Por seu filho a derramar

Nos braços do criador

Era Cristo ou Oxalá?

Um dos objetivos de se abordar essa temática, de acordo com  o carnavalesco Júlio Poloni, é demonstrar que não existe um Deus melhor ou maior do que outro.

Todos eles têm a sua importância e devem ser respeitados. Por isso, ao final desta estrofe, temos o questionamento: era Cristo ou Oxalá? 

Uma exaltação à Torcida que Samba

Caso você ainda não saiba, a escola de samba Gaviões da Fiel é a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista. Então, é claro que não poderia faltar uma homenagem ao time de futebol no samba-enredo de 2023.

Gaviões da Fiel
Créditos: Divulgação

Sou mais um Fiel abençoado

É alvinegro meu manto sagrado

Em nome do pai, eu canto

Amém meu coração corinthiano

Ela aparece na última estrofe de Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém! A letra faz um trocadilho com a palavra “fiel”, que pode indicar tanto aquela pessoa que acredita em uma determinada religião, quanto o torcedor e admirador da Gaviões da Fiel.

O vídeo do samba-enredo da Gaviões da Fiel 2023

Além da letra e da melodia de Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!, outro aspecto que chama bastante a atenção dos foliões é o clipe da canção. 

Nos primeiros minutos do vídeo, uma mãe conversa com o seu filho sobre a intolerância religiosa. Como você pode perceber, esse diálogo inicial tem tudo a ver com a mensagem transmitida pela escola de samba no tema de 2023. 

Logo depois dessa cena, imagens da banda interpretando o samba-enredo aparecem em tela, misturadas com momentos da mãe e do filho frequentando vários espaços religiosos, como uma igreja católica e um terreiro. 

Saiba tudo sobre o Dia Nacional do Samba

Você acaba de conferir a nossa análise completa do samba-enredo da Gaviões da Fiel 2023. Pensando nisso, aproveite o clima de Carnaval para saber mais sobre a história do Dia Nacional do Samba.

A origem do Dia Nacional do Samba

Você também pode gostar de:


Leia também