Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Sex Pistols: as melhores músicas dos pioneiros do punk rock

Listas musicais · Por Renata Arruda

5 de Junho de 2021, às 12:00

Responsáveis por trazer o punk rock para o Reino Unido, o Sex Pistols desfrutou de uma carreira curta e explosiva. Com apenas um álbum de estúdio e quatro singles, os ingleses causaram inúmeras polêmicas ao longo dos seus dois anos e meio de existência.

Sex Pistols
Créditos: Divulgação

Formado em 1975 pelo vocalista e compositor Johnny Rotten, o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock, substituído mais tarde por Sid Vicious, o grupo entrou para a história como uma das bandas mais influentes do mundo.

Por isso, hoje trouxemos as melhores músicas do Sex Pistols para relembrar a trajetória de sucesso da banda. Você vai saber mais sobre as músicas:

Sex Pistols: as melhores músicas

Com repertório relativamente curto, o Sex Pistols conseguiu emplacar inúmeros hits que hoje são considerados clássicos do rock. Vem ver!

God Save The Queen

Com letra escrita por Johnny Rotten, God Save The Queen expressa o ponto de vista da banda a respeito da monarquia. Foi lançada em 1977, durante o Jubileu de Prata da Rainha Elizabeth II e, mesmo banida pela BBC, se tornou um hit imediato. 

Anarchy In The U.K.

Primeiro single do Sex Pistols, Anarchy In The U.K. foi lançado em 1976 e é considerada uma das melhores músicas de rock da história. A faixa é uma crítica à anarquia que, segundo Johnny Rotten, não passa de jogos mentais para a classe média, um luxo.

No Feelings

Com uma sonoridade influenciada pelo New York Dolls, à primeira vista No Feelings parece uma canção narcisista. No entanto, Rotten afirma se tratar de ironia. A letra foi inspirada em uma menina órfã que viveu um tempo na casa do músico e se apaixonou por ele.

Holidays In The Sun

Uma viagem à Berlim inspirou a letra de Holidays In The Sun, música que virou motivo de briga. Isso porque a faixa copia o riff de In The City, do The Jam, e Sid Vicious achou que seria uma boa ideia provocar Paul Weller, o compositor. Acabou ganhando um soco.

Bodies

Bodies é uma canção pesada que traz o ponto de vista da banda a respeito de um assunto polêmico: o aborto. Segundo Rotten, a Pauline da música era uma pessoa muito perturbada. Provavelmente seria chamada de stalker hoje em dia.

I Wanna Be Me

Lançada como lado B do single Anarchy In The U.K., a faixa I Wanna Be Me não chegou a entrar no álbum de estreia da banda. Ainda assim, a música se tornou um hit com sua crítica mordaz aos tablóides britânicos.

Pretty Vacant

Há uma ironia nessa música, porque não éramos muito bonitos e estávamos longe de sermos desocupados, disse Johnny Rotten sobre Pretty Vacant. Com um riff de baixo inspirado em ABBA, a música fala sobre a chamada Blank Generation.

Submission

Quando o empresário da banda sugeriu que fizessem uma música sobre submissão, ao melhor estilo BDSM, Johnny Rotten e Glen Matlock tiveram uma ideia melhor: escrever sobre uma missão submarina! E foi assim que surgiu Submission.

Did You No Wrong

Lançada como lado B no single de God Save The Queen, a canção Did You No Wrong é uma das poucas da banda que falam sobre um amor, ainda que falido. Foi regravada por Steve Jones em 1989, em uma versão heavy metal, com participação de Axl Rose.

Problems

Problems fala literalmente sobre os problemas enfrentados pela banda ao longo de todo seu curto período de existência. Segundo Johnny Rotten, nós não apenas aparentávamos não gostar uns dos outros em público, acho que realmente não gostávamos.

Liar

Para uma banda de adolescentes despreparados para lidar com o mundo adulto, muitas pessoas poderiam acabar sendo chamadas de mentirosas. Porém, Liar também tem um alvo principal: o empresário da banda, Malcolm McLaren.

New York

Apesar do New York Dolls ser uma grande influência para o Sex Pistols, em New York eles fazem graça e destilam veneno contra os nova iorquinos e toda a cena underground da cidade, considerada ultrapassada e elitista pelos ingleses.

E.M.I.

Em E.M.I., os Sex Pistols atacam a própria gravadora, declarando que não seriam apenas produtos para que a E.M.I. pudesse ganhar dinheiro. Obviamente, a banda perdeu o contrato, mas não a piada. 

My Way

My Way é a versão punk do clássico de Frank Sinatra, que traz um homem maduro fazendo um balanço sobre a sua vida. Na voz de Sid Vicious, ganha contornos mais sombrios e acaba servindo como um alerta sobre os excessos do rock and roll.

Silly Thing

Lançada em 1979, Silly Thing foi gravada para a trilha sonora do filme A Grande Trapaça do Rock & Roll. Dirigido por Julien Temple, trata-se de um documentário fictício (mockumentary) sobre a ascensão e queda do Sex Pistols.

Seventeen

Com título inspirado na canção Eighteen, de Alice Cooper, Seventeen fala sobre a boa e velha angústia adolescente. Você ainda não é adulto, não quer ser visto como um jovem pretensioso e nem está totalmente preparado para a maioridade também, disse Rotten.

https://youtu.be/yxyJE5FoWa4

Lonely Boy

Escrita por Steve Jones, Lonely Boy foi a primeira versão de Seventeen, que acabou sendo toda retrabalhada por Johnny Rotten e se tornou outra música. A canção original aparece na trilha do filme A Grande Trapaça do Rock & Roll, e é cantada por Jones.

As maiores bandas do punk

Depois de curtir as melhores músicas do Sex Pistols, que tal agora conferir quais são as 10 maiores bandas de punk rock da história? É uma pedrada atrás da outra!

Bandas de punk rock

Mais posts sobre rock: