Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Dona de Mim, da Iza

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

10 de Junho de 2022, às 19:00

O significado da música Dona de Mim, da Iza, carrega tantas nuances, sutilezas e críticas que levou a faixa a ser interpretada como pop político.

A cantora carioca misturou influências de diferentes estilos, como R&B, soul e jazz, para falar sobre a consciência da negritude e a identidade feminina afro, levando temas sensíveis e importantes como racismo e feminismo para o universo musical.

Iza
Créditos: Divulgação

Para coroar o trabalho, a artista ainda entregou um clipe primoroso, que consagrou de vez a música entre as melhores da carreira de Iza, também por trás de sucessos como Ginga e Pesadão.

Um dos maiores hits da discografia de Iza, Dona de Mim ficou entre as 20 músicas mais ouvidas no iTunes, tem mais de 1 bilhão de reproduções no Spotify e acumula mais de 238 milhões de views no YouTube.

Não é à toa que a artista comparou a composição ao ato de dar à luz uma criança, ciente da importância pessoal e social da música para sua vida. Carregada com algumas das mais fortes frases da cantora Iza, a música tem um significado denso e cheio de representatividade. Vem ver!

Significado de Dona de Mim, da Iza

Na indústria da música, não são muitos os artistas mainstream que aceitam o desafio de citar problemas sociais em sua arte, como Beyoncé tem feito nos últimos anos com maestria.

Cantora Iza em show.
Créditos: Divulgação

Aqueles que exploram esses assuntos delicados, no entanto, podem conquistar bons resultados, como prova a cantora Iza. Dona de Mim, uma de suas faixas mais conhecidas, parece ter elevado a carioca a esse estimado panteão de músicos que fazem pop político.

Quase um hino do empoderamento feminino e negro, a letra e o significado da música Dona de Mim tocam em assuntos espinhentos desde a primeira estrofe, mencionando o quanto exaustivo pode ser o processo de autoconhecimento, especialmente se você for uma mulher.

É isso que mostra o videoclipe da faixa, dirigido por Felipe Sassi, que já assinou produções de Gloria Groove, Duda Beat, Ludmilla e outras grandes artistas brasileiras.

O vídeo gira em torno de três mulheres negras em contextos e cenários distintos, simultaneamente lidando com as batalhas do cotidiano e problemas estruturais, como racismo e machismo.

As personagens foram interpretadas por Bia Sabia, uma mãe que se desdobra com as tarefas domésticas e a criação do filho; Josi Lima, professora da rede pública de São Paulo, e a advogada Marcella Maia.

A intenção por trás da escolha dessas mulheres para estrelar o vídeo, contou Iza em entrevista na época do lançamento, era retratar mulheres reais, com histórias reais, para que “as pessoas pudessem se enxergar ali”.

Já me perdi tentando me encontrar

Já fui embora querendo nem voltar

Penso duas vezes antes de falar

Porque a vida é louca, mano

A vida é louca

Em tom intimista e revelador, a cantora brasileira convida o ouvinte a uma reflexão. Quantas vezes, afinal, uma pessoa pensa sobre suas próprias ações e se questiona a respeito de seus sentimentos?

Frequentemente, como mostra a música, durante essa busca é possível que uma pessoa simplesmente se perca em si mesma, descobrindo que nem sempre entendemos bem quem somos.

Na sequência, a faixa começa a levantar o véu sobre o lugar da mulher negra na sociedade e sua participação ativa na vida comum, muitas vezes relegada ao segundo plano e silenciada por outros grupos.

Sempre fiquei quieta, agora vou falar

Se você tem boca, aprenda a usar

Sei do meu valor e a cotação é dólar

Porque a vida é louca, mano

A vida é louca

O trecho também mostra que a cantora é segura de seus talentos e habilidades, pois sabe qual o seu valor e o peso de seu posicionamento.

Cantora IZA
Créditos: Divulgação

Até que começa o pré-refrão, com sua batida dramática, que salienta a resiliência e força da mulher negra, sempre a erguer a cabeça mesmo diante das dificuldades da vida.

Me perdi pelo caminho

Mas não paro não

Já chorei mares e rios

Mas não afogo não

Apesar de toda a força das estrofes anteriores, é no refrão que o verdadeiro significado da música Dona de Mim vem à tona, como uma materialização da expressão “você precisa endurecer, mas sem perder a ternura”.

Seja como mãe solteira, como professora de comunidades carentes ou enfrentando um Judiciário cheio de preconceitos, nesse trecho as personagens do videoclipe percebem que têm consciência de seus papéis no mundo e com isso ganham força.

Sempre dou o meu jeitinho

É bruto, mas é com carinho

Porque Deus me fez assim

Dona de mim

É bruto, mas é com carinho, canta Iza ao lembrar que foi Deus que a fez assim e continua a guiá-la, forte e sem remorsos, absolutamente dona de si mesma.

Na tela, um tiroteio nas proximidades leva desespero a uma sala de aula lotada, motivando a professora a defender seus alunos da maneira que pode. A personagem foi inspirada na mãe da própria Iza.

Esse autoconhecimento de que é sua própria dona ganha eco na segunda metade da música, que pula da busca da cantora por si mesma à concepção de que já se encontrou, percebendo que a opressão já não vai calá-la.

Já não me importa a sua opinião

O seu conceito não altera a minha visão

Foi tanto sim, que agora digo não

Porque a vida é louca, mano

A vida é louca

E a letra da música Dona de Mim continua, mostrando a reflexão de Iza sobre sua antiga postura recatada e as implicações desse comportamento em sua vida.

A artista sugere ter perdido o medo de expressar o que pensa e convida as mulheres de todos os cantos a tomarem consciência de sua própria força e vontade.

Quero saber só do que me faz bem

Papo furado não me entretém

Não me limite que quero ir além

Porque a vida é louca, mano

A vida é louca

Na volta ao refrão, Iza confere ainda mais impacto à música ao utilizar instrumentos de sopro em maior volume, dando tons quase orquestrais à faixa, que ganhou “cara” de hino a ponto de gerar comparações a outras mulheres na música, como Beyoncé ou Nina Simone.

No videoclipe, as três personagens da produção se encontram em uma igreja, mostrando que, de certa forma, todas sempre estiveram e estarão conectadas.

A locação faz referência direta ao espaço em que Iza começou a cantar e descobriu seu grande talento. Justamente por isso, a cantora faz questão de salientar na letra a importância da fé em sua vida.

Deixo a minha fé guiar

Sei que um dia chego lá

Porque Deus me fez assim

Dona de mim

A faixa se encerra com uma versão à capella capaz de arrepiar a qualquer pessoa, em que Iza solta o gogó acompanhada por um coral, mostrando mais uma vez que a união é o segredo por trás da força das mulheres negras no mundo.

Cena do clipe da música Dona De Mim
Créditos: Divulgação

No fim das contas, a sensação que fica é de que Iza conseguiu trazer com fluidez e delicadeza a militância por trás de assuntos delicados, como opressões de gênero, misoginia, racismo e classe na sociedade brasileira.

Conheça a cantora por trás de Dona de Mim: Iza

Gostou do significado da música Dona de Mim? A canção é uma das mais importantes da já consolidada carreira de Iza, de 31 anos, nascida e criada em Olaria, no Rio de Janeiro.

E não pense que a carreira de Iza se limita à música! A cantora já trabalhou como atriz e apresentadora, além de ter emprestado sua voz para a personagem Nala, dublada por ninguém menos que Beyoncé na versão em inglês do remake de O Rei Leão, de 2019.

Por essas e outras, aproveite para conferir nosso conteúdo exclusivo sobre a cantora Iza, com todas as curiosidades sobre a intérprete de sucessos como Sem Filtro e Meu Talismã.

Conheça a cantora IZA