Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cantoras brasileiras que todo mundo precisa conhecer

Indicações · Por Camila Fernandes

1 de Agosto de 2019, às 07:00

As mulheres têm um papel importantíssimo na história da música brasileira: ao contrário do que muitas vezes é divulgado, elas sempre estiveram presentes nas lutas sociais e nos movimentos de resistência impulsionados e retratados pela música. 

Muitas cantoras brasileiras foram e são responsáveis por promover o empoderamento e a luta pela igualdade, seja através das letras, do estilo ou ajudando a quebrar padrões e estereótipos. Vale também dizer que não é só por aqui que isso acontece: é só dar uma lida nesse texto pra perceber que existem mulheres incríveis por todos os cantos. 

Nesse post queremos mostrar como as mulheres marcaram nossa história musical e como continuam deixando cada vez mais legados inspiradores. Para isso, fizemos uma lista de mulheres sensacionais que todo mundo precisa conhecer! Bora conferir?

Cantoras brasileiras clássicas

Elas já fazem sucesso há muito tempo, algumas nem estão mais entre nós, mas as marcas deixadas na música e na história permanecem vivas. Confira as cantoras que se tornaram clássicos da música brasileira!

Elis Regina

Ela deu novos ares à bossa nova e ajudou a construir o que hoje conhecemos como MPB. Elis Regina ficou famosa no fim da década de 60 por causa de sua capacidade vocal e da dramaticidade que dava a suas interpretações. Apesar da morte precoce, ela se consagrou como uma artista completa e deixou o talento musical de presente para a filha Maria Rita, outro grande nome da música brasileira.

Elis também foi uma grande ativista política, lutou contra a ditadura militar e se tornou voz ativa no movimento de luta pela anistia dos exilados durante o regime. Uma de suas interpretações mais famosas, O Bêbado e a Equilibrista se tornou o hino oficial da anistia.

Rita Lee

A carreira de Rita Lee é longa, cheia de discos, prêmios e muitos sucessos. Desde a época de Os Mutantes, passando pela Tutti Frutti até a carreira solo e a fama internacional, Rita sempre deixou uma coisa muito clara: ela faz o que quer e ninguém tem nada a ver com isso.

A rainha do rock ficou famosa pelo estilo psicodélico e pelas letras diretas, que tratam de assuntos tabus sem nenhuma ressalva. Ovelha Negra, lançada em 1975, foi a música que deu início à carreira solo de Rita Lee e ainda hoje é uma de suas canções mais ouvidas. 

Elza Soares

Em 1999, Elza Soares foi eleita pela Rádio BBC como a cantora brasileira do milênio. Com mais de 80 anos de idade, ela se mantém ativa na indústria musical e diz querer “cantar até o fim”. Para nós, é um privilégio ouvir a música irreverente de Elza enquanto for possível.

A cantora carioca tem uma história de muita luta, que infelizmente representa grande parte das mulheres de sua época: ela foi obrigada a se casar aos 12 anos de idade e se tornou mãe aos 13, sofreu todas as formas de violências possíveis e aos 21 anos já havia velado o marido e dois filhos. Muito mais que um sonho, a cantora via a música como uma chance de sobrevivência.  

A canção Maria da Vila Matilde, lançada por Elza em 2015, se tornou um hino do movimento feminista, e não é pra menos!

Cantoras brasileiras recentes, mas que já deixaram seu legado

A música brasileira permanece viva, ganhando novos rostos e nomes que chegam para construir uma nova parte da história. Nos últimos anos, as mulheres conquistaram espaço em estilos como o rap e o sertanejo e continuam honrando o que foi construído pelas gerações anteriores! Olha só esses nomes incríveis do cenário atual:

IZA

Sua carreira na música pop começou há menos de três anos e ela já teve um álbum indicado ao Grammy Latino. A cantora ficou conhecida pela voz forte e marcante e pelas músicas girl power — hoje é impossível falar de música de empoderamento sem citar IZA.

A música Dona de Mim, um dos singles do primeiro álbum da cantora, é uma exaltação à força feminina.

Anitta

Ela começou no funk, se aproximou do pop e depois decidiu se aventurar pela música latina, até conseguir a mistura perfeita dos três estilos. Desde Show Das Poderosas, lançada em 2013, Anitta mostrou que veio pra causar (e inspirar). 

Além de cantora, dançarina e compositora, Anitta também é empresária e empreendedora: é ela quem cuida de seu próprio marketing e vive atrás de novas apostas para sua carreira. 

Recentemente, a cantora lançou o álbum Kisses, cantando em inglês, espanhol e português e trazendo parcerias com vários cantores de diferentes países. Confira o vídeo da música Onda Diferente, um dos maiores sucessos do álbum: 

Anavitória

Duas meninas que vieram do Tocantins para conquistar o Brasil e o mundo: Ana Caetano e Vitória Falcão começaram no YouTube, lançaram seu primeiro álbum em 2016 e no ano seguinte já estavam em Las Vegas recebendo um Grammy pela música Trevo (Tu), uma parceria com Tiago Iorc

Cantando ao lado de grandes nomes da MPB, como Sandy e Nando Reis, o duo é conhecido pela serenidade e pelas letras românticas, que defendem todas as formas de amor.💗

A música mais recente da dupla Anavitória, Pupila, em parceria com Vitor Kley, conseguiu mais de 4 milhões de visualizações no YouTube em menos de uma semana! 

Cantoras brasileiras: uma longa lista de sucessos

É claro que faltaram muitos nomes por aqui, já que a lista de mulheres inspiradoras na música brasileira é gigantesca, mas já deu pra ter uma ideia de como nossa história está cheia de cantoras fantásticas!

Afinal, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, lugar de mulher é na música ou onde mais ela quiser! Quer mais uma prova disso? É só dar o play nessa super seleção de mulheres empoderadas!

Playlist Mulheres Empoderadas

Mais posts sobre mulheres incríveis da música