Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Entenda o significado da música Pelas Tabelas, de Chico Buarque

Analisando letras · Por Camila Fernandes

12 de Abril de 2022, às 12:00

Chico Buarque é conhecido como um dos maiores letristas de todos os tempos. As composições do artista aguçam a curiosidade pela infinidade de interpretações possíveis — e ele, com licença poética, se nega a definir um significado correto, afinal, a arte é uma experiência individual. 

Chico Buarque
Créditos: Divulgação

Como é comum nas canções de Chico, um dos maiores nomes da MPB, o significado da música Pelas Tabelas é pouco óbvio. A letra traz temas políticos, ao mesmo tempo em que faz associações a imagens de um jogo de futebol e aos desfiles de carnaval, e ainda é uma canção de amor. Muitas referências, né? 

Preparado(a) para entender o significado da música Pelas Tabelas, de Chico Buarque? Vem com a gente!

Significado da música Pelas Tabelas, de Chico Buarque

Antes de analisar a letra, é importante entender o contexto em que a música foi gravada. O ano era 1984. Durante os anos mais severos da ditadura militar brasileira, assim como outros artistas da época, Chico Buarque teve várias músicas censuradas, que não puderam ser lançadas. 

Em determinado momento, quando ficou conhecido pelos censores e começou a ter músicas proibidas simplesmente porque levavam sua assinatura, ele chegou a usar um pseudônimo, Julinho da Adelaide. Dessa forma, Chico conseguiu enganar os fiscais e gravar algumas músicas famosas, como Jorge Maravilha

Chico Buarque
Créditos: Divulgação

No entanto, mesmo assim, algumas canções só puderam chegar aos ouvidos do público depois do fim do regime, e Chico entendeu que era importante gravá-las para deixá-las registradas na história. 

Autor de críticas sociais e políticas, Chico traz em suas letras temas que transmitem o sentimento da época. Isso pode ser visto — ou sentido — em Pelas Tabelas, lançada no álbum Chico Buarque, que foi gravado em setembro de 1984. 

Referências e composição

Existem boatos de que a música teria sido composta por Chico no dia do Comício da Sé, em que ele esteve presente no palco ao lado de outros artistas e de políticos que faziam oposição ao regime militar.

Realizado no dia 25 de janeiro de 1984, o comício marcou a largada das manifestações que pediam eleições diretas imediatamente, e depois ficaram conhecidas como o movimento Diretas Já.

Movimento Diretas Já
Movimento Diretas Já / Créditos: Divulgação

Outros dizem que a música nasceu três meses depois, no dia 25 de abril, quando milhares de brasileiros acompanharam a votação da emenda constitucional Dante de Oliveira e viram a esperança da democracia indo embora pela falta de 22 votos. 

Por causa de alguns trechos, existem ainda teorias de que o personagem da música é o último presidente da ditadura, João Baptista Figueiredo. Mas a explicação mais convincente é a de que o personagem é, na verdade, o próprio Brasil, que quer encontrar sua amada, a democracia. 

João Baptista Figueiredo
João Baptista Figueiredo / Créditos: Divulgação

Em qualquer uma das explicações, não há dúvidas de que a música fala sobre o fervor dos brasileiros que foram às ruas durante o movimento Diretas Já. Para entender melhor, vamos analisar a letra!

Analisando a letra de Pelas Tabelas

Para compreender melhor essa história, vamos conferir o significado da letra da música Pelas Tabelas, de Chico Buarque:

Ando com minha cabeça já pelas tabelas

Claro que ninguém se toca com minha aflição

A expressão cair pelas tabelas é um regionalismo que significa estar exausto, fraco. Sobre estar com a “cabeça pelas tabelas”, como diz a letra, podemos interpretar de duas formas: ou o personagem se sente cansado, com a cabeça confusa; ou ele está sem forças, prestes a ser derrotado e “ter a cabeça entregue”. No entanto, ninguém se importa com a aflição dele. 

Quando vi todo mundo na rua de blusa amarela

Eu achei que era ela puxando um cordão

Oito horas e danço de blusa amarela

Minha cabeça talvez faça as pazes assim

O primeiro verso da estrofe se refere às manifestações do Diretas Já, quando milhares de brasileiros foram às ruas vestindo amarelo.

Diretas Já
Movimento Diretas Já / Créditos: Divulgação

O pronome “ela”, que poderia ser a mulher amada, se refere à democracia, e “cordão” é referência aos desfiles de carnaval. O personagem, que dança de blusa amarela e tenta recuperar a cabeça perdida, pode ser o próprio Brasil.

Quando ouvi a cidade de noite batendo as panelas

Eu pensei que era ela voltando pra

Minha cabeça de noite batendo panelas

Provavelmente não deixa a cidade dormir

Durante as manifestações na década de 80, também era comum ouvir as pessoas batendo panelas nas janelas em protesto contra a ditadura — uma forma de manifestação que muitos consideravam mais segura, sem sair às ruas.

O personagem relata que ao ouvir o som das manifestações, acreditou que era ela, a democracia, que finalmente voltava.

Quando vi um bocado de gente descendo as favelas

Eu achei que era o povo que vinha pedir

A cabeça de um homem que olhava as favelas

Minha cabeça rolando no Maracanã

Nessa estrofe temos duas referências novas: a primeira é o “homem que olhava as favelas”, provavelmente João Batista Figueiredo, que naquele ano havia visitado o Rio de Janeiro e sobrevoado as comunidades de helicóptero. O personagem fala que, ao ver o povo descendo do morro para se manifestar, acreditou que vinham “pedir a cabeça” do presidente. 

A expressão vem do trecho bíblico em que Salomé pede que lhe tragam a cabeça do apóstolo João Batista em uma bandeja de prata, e é muito usada para dizer que se quer tirar alguém do poder.

A outra referência, no último verso, é sobre o amistoso em que o Brasil perdeu para a Inglaterra no Maracanã, em junho de 1984.

O trauma no futebol foi mais um dos tantos que marcavam o país na década de 80. Por isso a “cabeça rolando” no Maracanã, como se fosse o fim da última esperança de uma vitória a favor do povo brasileiro.

Quando vi a galera aplaudindo de pé as tabelas

Eu jurei que era ela que vinha chegando

Com minha cabeça já pelas tabelas

Claro que ninguém se toca com minha aflição

Aqui, as tabelas ganham outro significado, com várias possíveis interpretações. Uma diz respeito às jogadas conhecidas como tabelas no futebol, aplaudidas pela torcida.

Fala-se ainda nas tabelas que marcavam os resultados dos jogos no estádio, e das que eram usadas para exibir os nomes dos políticos favoráveis à ditadura nos comícios.

Mas também pode ser uma referência às pessoas que assistiam a votação da emenda constitucional Dante de Oliveira e comemoravam a cada voto positivo para a democracia.

Naquele momento, a volta das eleições diretas parecia muito próxima, a ponto de o personagem jurar que era ela, a democracia, que vinha chegando.

Em alguns momentos em que a estrofe se repete, a frase com minha cabeça já pelas tabelas é substituída por com minha cabeça já numa baixela. A baixela é uma travessa de prata — mais uma brincadeira com a história de João Batista (apóstolo) e a de João Baptista Figueiredo.

Salomé com a cabeça de São João Batista - Pintura de Caravaggio
Salomé com a cabeça de São João Batista – Pintura de Caravaggio / Créditos: Divulgação

Pelas Tabelas está fora do repertório do cantor

É bem nítido que Pelas Tabelas foi escrita dentro de um contexto específico, o movimento Diretas Já, assim como várias outras canções que foram compostas sobre a ditadura não só por Chico Buarque, mas por muitos artistas da música brasileira. 

Chico Buarque
Créditos: Divulgação

Acontece que, como dissemos no começo do texto, a arte permite interpretações individuais, e nesse caso específico a letra no contexto atual pode ganhar outro significado completamente diferente da intenção original

Foi por esse motivo que Chico excluiu Pelas Tabelas de seu repertório. Assim como já havia feito com a música Com Açúcar e Com Afeto, o cantor comunicou aos fãs que já não interpreta mais Pelas Tabelas por considerá-la uma música datada.

Apesar das reclamações dos fãs, o artista ainda ressaltou que essas mudanças no repertório são naturais, afinal, em tantas décadas de carreira ele jamais conseguiria cantar todas as suas músicas em um show. É necessário fazer escolhas, adaptações, e abrir mão do que não cabe mais.

Isso não significa, porém, que a música tenha perdido sua relevância. O cantor diz que não deixou de gostar dela, e agradece o carinho e o respeito dos fãs com a letra. Pelas Tabelas continua existindo como parte da história da MPB, e sua mensagem de luta pelo direito ao voto não ficará esquecida. 

A música segue viva nas gravações, e nas versões que já ganhou de outros artistas da música brasileira, como a conhecida versão de Roberta Sá: 

E até mesmo uma apresentação da Anitta: 

Conheça o significado de outras músicas do Chico Buarque

As músicas de Chico Buarque são complexas, cheias de metáforas e jogos de palavras que permitem múltiplas interpretações. A sensibilidade poética do compositor chama atenção e desperta curiosidade. Afinal, fica sempre aquela dúvida: o que será que ele quis dizer?

Agora que você já entendeu o significado da música Pelas Tabelas, de Chico Buarque, que tal entender melhor outras composições do cantor? Conheça o significado de outras 9 músicas de Chico Buarque!

Significado das músicas de Chico Buarque
Créditos: Divulgação

Mais de Chico Buarque: