Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado da música They Don’t Care About Us, de Michael Jackson

Analisando letras · Por Renata Arruda

2 de Novembro de 2021, às 12:00

Presente no álbum HIStory: Past, Present And Future, Book I, de 1995, a música They Don’t Care About Us é uma das melhores de Michael Jackson e um dos seus maiores sucessos e tem um significado importante.

Michael Jackson no clipe de They Don't Care About Us
Créditos: Divulgação

Com uma letra a favor dos direitos humanos, a música ganhou três videoclipes: a famosa versão gravada no Brasil, outra gravada em uma prisão nos EUA e ainda um terceiro vídeo que mistura cenas de ambos com imagens dos protestos antirracismo realizados em 2020.

Apesar de denunciar o descaso com pessoas excluídas, a música virou alvo de polêmica devido a acusações de antissemitismo. 

Quer entender mais sobre essa história? Então vem ler sobre o significado da música They Don’t Care About Us e saber tudo sobre a canção, o clipe e as gravações no Brasil!

Significado da música They Don’t Care About Us

Como você viu, They Don’t Care About Us é uma música que causou controvérsia nos EUA antes de chegar às rádios.

Embora seja uma canção de protesto contra a violência policial e o abuso de poder, Michael Jackson foi acusado de ódio aos judeus devido aos versos:

Jew me, sue me (Chame-me de judeu, me processe)
Everybody, do me (Todo mundo, acabem comigo)
Kick me, kike me (Chutem-me, me chamem de kike)
Don’t you black or white me (Não diga que sou preto ou branco)

Para quem não sabe, a palavra kike é usada por supremacistas brancos estadunidenses para se referir de forma pejorativa aos judeus.

Isso fez com que o colunista do The New York Times, Bernard Weinraub, escrevesse em sua resenha que o cantor era antissemita.

A controvérsia fez com que algumas rádios evitassem tocar a faixa, que ficou em trigésimo lugar nas paradas do país.

Além disso, Jackson teve seu álbum recolhido e precisou regravar a canção. A nova edição de HIStory veio com um pedido de desculpas.

Capa do álbum HIStory, do Michael Jackson
Capa do álbum HIStory / Créditos: Divulgação

Sobre a polêmica, o cantor declarou: A ideia de que estas palavras possam soar de forma preconceituosa é extremamente dolorosa para mim. A canção, na verdade, é sobre a dor do preconceito e do ódio e é uma maneira de chamar a atenção para problemas sociais e políticos. Estou irritado, magoado e, por que não dizer, revoltado, com o fato de a canção ter sido interpretada de forma errônea.

No entanto, Michael Jackson já estava bastante revoltado quando escreveu a música, mas por um outro motivo.

A inspiração para They Don’t Care About Us

Segundo registros, duas situações muito específicas motivaram Michael Jackson a escrever a música. Ambas envolvendo a brutalidade policial.

A primeira delas, teria sido o espancamento de Rodney King pela polícia, em 1991. Embora a violência tenha sido registrada em vídeo, os policiais envolvidos foram absolvidos por um júri formado por pessoas brancas. Isso gerou protestos em Los Angeles.

Vídeo de Rodney King
Cena do vídeo de Rodney King / Créditos: Divulgação

A segunda motivação foi pessoal. Em 1993, Michael Jackson foi acusado pela primeira vez de ter abusado sexualmente de uma criança.

Com isso, o cantor foi submetido a uma batida policial em sua casa, incluindo uma revista de 25 minutos na qual foi obrigado a ficar sem roupas e ter seu corpo filmado.

Sendo ele mesmo um homem negro, o artista alegou que as acusações eram falsas e que constantemente era vítima de racismo, como no caso da batida policial. Assim, ele escreveu a canção como uma forma de demonstrar empatia às pessoas vítimas de opressão.

Cena de They Don't Care About Us
Créditos: Divulgação

Embora tenha causado polêmica em seu país, a música rapidamente se tornou um sucesso na Europa e no Brasil.

O clipe de They Don’t Care About Us

Como não poderia deixar de ser, o clipe da canção precisava transmitir a mensagem contida na letra. Assim, Michael Jackson escolheu Spike Lee para dirigir o vídeo. Sobre a escolha, o músico comentou:

They Don’t Care About Us tem uma vantagem e Spike Lee se aproximou de mim. É uma canção de conscientização pública e esse é o terreno dele. É um tipo de música de protesto e eu acho que ele era perfeito para isso.

Michael Jackson e Spike Lee
Créditos: Divulgação

Segundo o diretor, inicialmente ele pensou se tratar de um trote. Quando finalmente foi convencido de que estava falando com Jackson, ele deu a ideia de que viessem ao Brasil gravar o videoclipe.

Eu disse, ‘Mike, vamos ao Brasil fazer isso’. E ele disse, ‘Vamos, Spike!’. E é incrível quando você trabalha com pessoas que falam esse tipo de coisa, contou à Rolling Stone.

A filmagem no Brasil

Michael Jackson, Spike Lee e a equipe de gravação chegaram em fevereiro de 1996 para as filmagens. Era a terceira vez que o astro visitava o Brasil: antes disso ele havia se apresentado no país em 1993 e também em 1974, com o The Jackson 5.

A chegada do Rei do Pop causou uma grande comoção na imprensa e no público brasileiro. A primeira parada foi a cidade de Salvador, onde foi gravada a primeira parte do clipe.

Michael Jackson no Pelourinho
Créditos: Divulgação

O cenário escolhido foi o Pelourinho, onde Jackson cantou e dançou acompanhado de 200 músicos do Olodum. Além disso, o público não conteve a curiosidade e se amontoou nas ruas, aparecendo como figurantes no vídeo. 

Tensão no Rio de Janeiro

Depois de Salvador, a equipe partiu para o Rio de Janeiro, onde gravaram cenas no Morro Dona Marta. Por lá, as coisas não foram muito tranquilas.

Isso porque a cidade esperava sediar as Olimpíadas em 2004 e as autoridades temiam que o vídeo prejudicasse a imagem do país no exterior.

Outra questão polêmica é que Spike Lee precisou pedir autorização aos traficantes para realizar as filmagens no Dona Marta.

Michael Jackson no morro Dona Marta
Créditos: Divulgação

O diretor argumentou que a polícia não tinha poder suficiente para garantir a segurança do astro, enquanto o governo criticou essa decisão.

Isso fez com que as filmagens chegassem a ser proibidas por um juiz, mas a decisão acabou sendo derrubada por uma liminar. Já os moradores apoiaram a vinda de Michael Jackson desde o princípio.

Gravações no Morro Dona Marta

Com a questão resolvida, o cantor chegou ao Dona Marta em segurança. Depois de caminhar durante 15 minutos pelo local, ele se dirigiu à casa de um morador, que serviu como camarim improvisado.

Vestindo uma camiseta do Olodum, o músico repetiu a dinâmica de cantar e dançar pelas ruas, sendo observado pelos moradores da comunidade.

Duas mulheres conseguiram furar bloqueio policial e acabaram derrubando o astro no chão. A cena aparece no clipe.

Segundo a secretaria de turismo carioca, a chegada de Michael Jackson fez com que o governo desse mais atenção ao Morro Dona Marta. Hoje, a comunidade está livre do tráfico e conta com um grande projeto social.

Outros clipes de They Don’t Care About Us

Embora a versão no Brasil seja a mais famosa, uma outra versão também foi gravada na época. Com direção de Spike Lee, a versão alternativa do clipe traz Michael Jackson em uma cela da prisão.

As imagens são misturadas a cenas reais de brutalidade policial e outras violações de direitos humanos. Pouco conhecida, essa versão foi proibida de ser transmitida na TV fora do horário noturno, devido ao seu conteúdo violento.

Em 2020, Spike Lee decidiu atualizar o videoclipe. A nova versão reúne os dois vídeos anteriores, além de trazer imagens dos protestos antirracistas que aconteceram pelo mundo.

Clipes do Michael Jackson

Gostou de saber mais sobre o significado da música They Don’t Care About Us e o seu videoclipe gravado no Brasil? Então aproveita e vem relembrar os 11 melhores clipes do Michael Jackson!

Leia também: