Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira o profundo significado de Day ‘N’ Nite, do Kid Cudi

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

16 de Agosto de 2022, às 12:00

De tempos em tempos, a internet consegue reviver alguns hits do passado, que acabam voltando às paradas de sucesso. É o caso de Day ‘N’ Nite, do Kid Cudi, que hitou no TikTok nas últimas semanas.

Kid Cudi
Créditos: Divulgação

O que muitos dos usuários que estão usando o remix do rap não sabem é que ele tem um significado bem profundo, com versos super poéticos sobre solidão e relacionamentos

Então, vale a pena conhecer o significado de Day ‘N’ Nite, do Kid Cudi, e evitar compartilhar músicas sem conhecer a tradução. Saiba tudo com a nossa análise a seguir!

Significado de Day ‘N’ Nite, do Kid Cudi

Mesmo que você não saiba quem é Kid Cudi, com certeza vai se lembrar de alguns hits do rapper, que estouraram nas rádios nos anos 2000. Por esse motivo, ele até hoje é considerado um dos principais nomes do rap internacional

A sua música de estreia foi exatamente Day ‘N’ Nite, que saiu em 2008, na sua primeira mixtape, A Kid Named Cudi. Também foi o single de trabalho do seu álbum de estúdio de 2009, Man On The Moon: The End of Day

Capa do álbum Man On The Moon: The End of Day, do Kid Cudi
Capa do álbum Man On The Moon: The End of Day / Créditos: Divulgação

Apesar disso, a faixa já tinha sido postada no MySpace do cantor, em novembro de 2007, e em vários outros blogs de rap. Então, quando foi lançada oficialmente, muitos fãs do artista já a conheciam, o que contribuiu para a sua repercussão. 

As inspirações de Kid Cudi

A letra de Day ‘N’ Nite foi escrita por Kid Cudi, inspirada na sua relação com o seu tio, o baterista Kalil Madi. Eles moraram juntos, depois de o cantor se mudar de Cleveland para Nova York, para tentar a carreira no rap. 

Um dia, por causa de uma discussão pesada, o artista foi expulso de casa do parente e nunca mais voltou. Depois de tudo o que foi dito, Kid Cudi resolveu compor a letra de Day ‘N’ Nite

Apesar disso, eles não chegaram a fazer as pazes. O seu tio faleceu em 2006 e o rapper guarda essa mágoa até hoje, como já contou em diversas entrevistas. 

Em 2011, Kid Cudi revelou que a música Mind Playing Tricks On Me, do Geto Boys, também foi uma inspiração para a composição da letra, principalmente porque ela fala sobre as peças que a mente prega na gente.

Análise das estrofes de Day ‘N’ Nite

No disco em que foi lançada, Day ‘N’ Nite tinha um subtítulo: Nightmare, que significa pesadelo em inglês. Ao longo de toda a letra, essa é uma máxima que aparece nos versos mais marcantes da canção. Veja só: 

Day ‘n’ nite, I toss and turn, I keep stressin’ my mind, mind

Dia e noite, eu me viro e reviro, e continuo estressando a minha mente, mente

I look for peace, but see I don’t attain

Procuro por paz, mas veja eu não a atinjo

What I need for keeps this silly game we play, play

O que eu preciso pra manter esse jogo bobo que a gente joga, joga

Quem nunca perdeu o sono e passou a noite imerso nos seus próprios pensamentos? Essa é uma situação muito bem retratada nos primeiros versos de Day ‘N’ Nite.

Esse trecho, inclusive, é o que mais se conecta com a canção que inspirou a sua composição, Mind Playing Tricks on Me

Now look at this

Agora olhe para isso

Madness, the magnet keeps attracting me, me

Loucura, o imã continua a me atrair, atrair

I try to run, but see I’m not that fast

Eu tento correr mas eu não sou tão rápido

I think I’m first but surely finish last, last

Eu acho que sou o primeiro, mas com certeza termino por último, último

Uma das formas que o personagem da canção encontra para se livrar dos truques da sua cabeça é o uso das drogas. Embora ele não fale claramente sobre elas, há uma metáfora – o ímã – que indica esse vício que é tão comum no mundo da música

Além disso, nessa parte, ele também canta sobre sentir raiva e não conseguir controlar muito bem essa emoção. E, no final das contas, só lhe resta fugir. 

‘Cause day ‘n’ nite

Porque dia e noite

The lonely stoner seems to free his mind at nite

O chapadão solitário parece libertar sua mente à noite

He’s all alone through the day ‘n’ nite

Ele está sozinho por todo o dia e a noite

The lonely loner seems to free his mind at nite, at at at nite

O solitário sozinho parece libertar sua mente à noite, à à à noite

O “chapadão solitário”, que aparece nesta estrofe, é o próprio Kid Cudi, que já admitiu ter usado muitas drogas durante o lançamento de seu primeiro disco, para lidar com a pressão da indústria musical e da sociedade.

Hold the phoneSegura o telefone

The lonely stoner, Mr. Solo Dolo

O chapadão solitário, Sr. Solo Dolo

He’s on the move, can’t seem to shake the shade

Ele está em movimento, não parece se mexer

Within his dreams he sees the life he made, made

Dentro dos seus sonhos ele vê a vida que fez, fez

Engana-se quem pensa que “dolo” é uma gíria de rap. A palavra na verdade é um acrônimo de done on lonely by oneself, que significa solitário por si mesmo. Mas ela também traz um som que nos remete a “dolor”, que indica “dor” em espanhol. 

Essas duas referências se encaixam perfeitamente no significado de Day ‘N’ Nite, do Kid Cudi, e na profundidade dessa sensação de angústia e tristeza que a letra transmite. Elas também tem a ver com outras produções do cantor, que já se autodenominou Mr. Solo Dolo nos seus raps. 

The pain is deep

A dor é profunda

A silent sleeper, you won’t hear a beep, beep

Um sono silencioso, você não ouvirá um beep, beep

The girl he wants don’t seem to want him too

A garota que ele quer, parece não o querer também

It seems the feelings that she had are through, through

Parece que os sentimentos que ela tinha são complicados, complicados

Mais uma vez, a dificuldade de lidar com sentimentos aparece na música. Agora, um relacionamento amoroso também é abordado, como algo que contribui para essa depressão do personagem. 

Slow mo

Devagar

When the tempo slows up and creates that new, new

Quando o batimento cai e cria aquele novo, novo

He seems alive, though he is feelin’ blue

Ele parece vivo, apesar de estar se sentindo triste

The Sun is shinin’ man he’s super cool, cool

O Sol está brilhando e ele tá de boa, de boa

The lonely nites

As noites solitárias

Em entrevistas, Kid Cudi já contou que, na época em que estava compondo Day ‘N’ Nite, ele dormia em um quarto que tinha uma lâmpada bem ruim, que quase não iluminava o ambiente.

Por isso, ele só conseguia ver com clareza quando o Sol brilhava durante o dia. Dá para perceber o quanto esse ambiente o inspirou nesta estrofe, não é mesmo? 

O sucesso no TikTok e outras versões

É por causa do profundo significado de Day ‘N’ Nite, que Kid Cudi não aprova a nova repercussão trazida pelo TikTok. Afinal, o remix da rede social retira toda a letra e usa apenas a frase now look at this, o que enfraquece a sua mensagem. 

@skipsda Just wait for it 😂😂🤣🤣 #skipsda #trynottolaughchallenge ♬ original sound – Apanui skipper

Segundo o rapper, o pior é que os vídeos produzidos com a nova versão são totalmente aleatórios, mostrando algo estranho, como equilibrar uma batata na cabeça de um pato. 

Quem também resolveu reviver Day ‘N’ Nite em 2022 foi o Coldplay. A banda lançou a sua interpretação da música como parte do projeto Spotify Singles e ela está disponível na plataforma e no YouTube. 

Outros artistas que também lançaram os seus próprios covers de Day ‘N’ Nite são Sugar Ray, ChainGang e Travis Scott. 

Confira as melhores frases de rappers americanos

Você acaba de descobrir o significado de Day ‘N’ Nite, do Kid Cudi, um rap com muito significado. Então, aproveite também para conferir agora as melhores frases de rappers americanos

Frases de rappers americanos

Conteúdo Relacionado